A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Protozoários.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Protozoários."— Transcrição da apresentação:

1 Protozoários

2 Protozoários - SERES MICROSCÓPICOS DO REINO PROTISTA, UNICELULARES, EUCARIONTES, HETEROTRÓFICOS OU AUTOTRÓFICOS, REPRODUÇÃO ASSEXUADA POR BIPARTIÇÃO OU SEXUADA. VIVEM NA ÁGUA OU NO SOLO, AERÓBICOS OU ANAERÓBICOS; - PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: OS TIPOS DE MOVIMENTAÇÃO. SÃO ELES OS FLAGELADOS, ESPOROZOÁRIOS, CILIADOS E PSEUDÓPODES (RIZÓPODES);

3 Amebíase A Entamoeba histolytica é a responsável pela amebíase, embora possa estar presente no organismo sem desenvolver a doença. Após a ingestão, no sistema digestório, estas formas dão origem a trofozoítos. Estes invadem o intestino grosso, se alimentando de detritos e bactérias ali presentes,  causando sintomas brandos ou mais intensos, como diarreia sanguinolenta ou com muco e calafrios.

4 Doença de Chagas causador: protozoário flagelado Trypanossoma Cruzi.
transmissor: Barbeiro (Triatoma infestans). prevenção: cuidado com a conservação das casas para eliminar focos do inseto. sintomas: febre, mal-estar, falta de apetite, inchaço de alguns orgãos e nos olhos. tratamento: medicamentos (o principal é o Benzonidazol, produzido no Brazil).

5 Balantidiose O responsável é chamado Balantidium coli, um protozoário ciliado com alto grau de complexidade.  É comum encontrar este parasita em ambientes onde há criação de animais, principalmente suínos.  A pessoa que possui balantidiose pode ser assintomática (ausência de sintomas) ou sintomática, com surtos de diarreia. Em aproximadamente 50% dos casos, as pessoas são assintomáticas. Já nas sintomáticas, a infecção se manifesta através de febre, diarreia, náuseas, vômito, anorexia, fraqueza, disenteria evoluindo até para desidratação e hemorragias intestinais.

6 Doença do sono A doença do sono é também chamada de tripanossomíase africana humana. É causada por um protozoário Trypanosoma brucei que possui duas subespécies, Trypanosoma brucei rhodesiense e Trypanosoma brucei gambiense. A primeira causa uma forma mais aguda da doença. E os vetores são as moscas Glossina morsitans e Glossina palpalis respectivamente, que por meio de picadas transmite o parasita. Essas moscas são conhecidas como tsé-tsé.  Sintomas como febre, lesões cutâneas, nas vísceras, dor nas articulações, meningoencefalite, confusão mental, perturbações neurológicas, como perda da coordenação e sonolência, são comuns a depender do estágio em que a pessoa se encontra. Também são verificados fadiga, dor de cabeça e inchaço dos nódulos linfáticos. Inicialmente  a doença não causa sintomas. Se não tratada, leva o enfermo a óbito.

7 Giardíase A giardíase, também conhecida por lambliose, é uma infecção intestinal causada pelo protozoário flagelado Giardia lamblia. Ele pode se apresentar em forma de cisto  ou trofozoíto, sendo que a primeira é a responsável por causar diarreia crônica com cheiro forte, fraqueza e cólicas abdominais no hospedeiro (cão, gato, gado, roedores, ser humano, dentre outros), graças às toxinas que libera. Essas manifestações podem gerar um quadro de deficiência vitamínica e mineral e, em crianças, pode causar a morte, caso não sejam tratadas.

8 Leishmaniose (Tegumentar/Visceral)
A leishmaniose é uma doença não contagiosa causada por parasitas (protozoário Leishmania) que invadem e se reproduzem dentro das células que fazem parte do sistema  imunológico (macrófagos) da pessoa infectada. Os sintomas variam de acordo com o tipo da leishmaniose. No caso da tegumentar, surge uma pequena elevação avermelhada na pele que vai aumentando até se tornar uma ferida que pode estar recoberta por crosta ou secreção purulenta. Há também a possibilidade de sua manifestação se dar através de lesões inflamatórias no nariz ou na boca. Na visceral, ocorre febre irregular, anemia, indisposição, palidez da pele e mucosas, perda de peso, inchaço abdominal devido ao aumento do fígado e do baço.

9 Malária *causador: protozoário do gênero Plasmodium.
*transmissor: fêmea do mosquito Anopheles, popularmente conhecido como mosquito-prego. *prevenção: eliminar focos do mosquito e medicamentos preventivos. *sintomas: febres constantes, dores de cabeça e no corpo, náuseas, fadigas, convulsões, hemorragias e vômitos. *tratamento: existem alguns medicamentos porem o mais eficaz é o quinino, reservado para casos mais sérios da doença.

10 Toxoplasmose - Doença infecciosa, congênita ou adquirida; - Toxoplasma gondii (encontrado em fezes de felinos e pode se hospedar em outros animais); - Adquirida por ingestão de alimentos contaminados (carne crua ou mal passada principalmente de porco ou carneiro), vegetais que abriguem os cistos do protista ou contato com fezes contaminadas. Não se passa de pessoa por pessoa; - A toxoplasmose ocular pode aparecer meses ou até anos depois do parasita ingressar dentro do organismo; - Sintomas: dificuldade de visão, lesões na retina, dor no corpo, ínguas pelo corpo, febre, manchas pelo corpo, cansaço;

11 Tricomoníase Tricomoníase, tricomoniose ou tricomonose é uma doença causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis  que habita o trato geniturinário feminino e masculino causando infecções.Na mulher, os sintomas mais comuns da doença é a presença de edema na vagina, manchas avermelhadas na vulva, leucorréia (corrimento branco-amarelado), prurido intenso, cervicite e dor ao urinar. Já nos homens a infecção geralmente é  assintomática, aparecendo às vezes uretrite com corrimento purulento, ligeira dor durante a micção e inflamação na próstata.


Carregar ppt "Protozoários."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google