A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MBA Gestão de Negócios Gestão do Conhecimento Professor: Martius Rodriguez BRAINSTORMING Equipe: Silvana Hidalgo Yona Ruth Gonçalves.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MBA Gestão de Negócios Gestão do Conhecimento Professor: Martius Rodriguez BRAINSTORMING Equipe: Silvana Hidalgo Yona Ruth Gonçalves."— Transcrição da apresentação:

1 MBA Gestão de Negócios Gestão do Conhecimento Professor: Martius Rodriguez BRAINSTORMING Equipe: Silvana Hidalgo Yona Ruth Gonçalves

2 Gestão do Conhecimento Dimensões do Modelo Inovação Sustentabilidade Excelência Operacional Excelência em Parcerias BRAINSTORMING Atuação externaAtuação interna Foco estratégico Foco operacional

3 Brainstorming Gestão do Conhecimento Etapas Criação Retenção Disseminação Aplicação

4 Brainstorming Descrição: O brainstorming (ou "tempestade cerebral"), é uma ferramenta para geração de novas idéias, conceitos e soluções para qualquer assunto ou tópico num ambiente livre de críticas e de restrições à imaginação. De autoria de Alex Osborn, um especialista em publicidade e criatividade, nos anos 30, e publicada em 1963 no livro Applied Imagination. É uma técnica muito utilizada no mundo inteiro, principalmente em áreas de relações humanas, publicidade e propaganda. Atualmente está sendo difundida e inserida também em outras áreas como: educação, negócios, informática, internet etc.

5 Brainstorming Objetivo: O Brainstorming é útil quando de deseja gerar em curto prazo uma grande quantidade de idéias sobre um assunto a ser resolvido, possíveis causas de um problema, abordagens a serem usadas, ou ações a serem tomadas. A técnica de brainstorming propõe que um grupo de pessoas - de uma até dez pessoas - se reunam e se utilizem das diferenças em seus pensamentos e idéias para que possam chegar a um denominador comum eficaz e com qualidade, gerando assim idéias inovadoras que levem um projeto adiante. É preferível que as pessoas que se envolvam nesse método sejam de setores e competências diferentes, pois suas experiências diversas podem colaborar com a "tempestade de idéias" que se forma ao longo do processo de sugestões e discussões. Nenhuma idéia é descartada ou julgada como errada ou absurda.

6 Brainstorming Etapas do Processo: O processo de geração das idéias pode ser dividido em quatro etapas bem definidas. 1.Aquecimento: o grupo somente discute sobre o assunto focado, podendo o mesmo divagar sobre tal assunto, porém, não se esquecendo do tema principal. 2.Geração de Idéias: o grupo estabelece um determinado tempo de trabalho e estipula um número de idéias a gerar. Os colaboradores dizem tudo o que lhes ocorra sobre o assunto, sendo imprescindível a anotação de todas as idéias criadas. Essa etapa é a mais importante do processo, sendo que se deve respeitar algumas regras básicas para um melhor aproveitamento, tais como: é proibida a crítica, todas e quantas idéias possíveis são bem- vindas. 3.Trabalhar com as idéias criadas na segunda etapa: ou seja, elas devem ser melhoradas ou descartadas. Existe também a possibilidade de se agregar outras idéias. 4.Avaliação das idéias: depois da geração, o grupo elabora os critérios para avaliar as soluções propostas. Esses critérios podem ser: rentabilidade da idéia, tempo de execução, grau de factibilidade etc.

7 Brainstorming Regras do Brainstorming: Não julgar, avaliar ou criticar idéias Adiar o julgamento para a fase de escolha Não justificar ou explicar idéias Pegar carona nas idéias apresentadas Deixar fluir as idéias Usar a intuição e o sentimento Buscar a quantidade de idéias

8 Brainstorming CASO PRÁTICO: Empresa : Terra Nova – Regularizações Fundiárias

9 Brainstorming A Empresa: A Terra Nova é uma empresa especializada em regularização fundiária. Ela foi criada em 2001 em Curitiba, e atua com o objetivo de mediar conflitos entre proprietários e moradores em áreas de ocupação irregular consolidadas, fazendo a ligação entre governo, titulares e ocupantes. Por meio desse método, todos ganham: o ocupante conquista o título de propriedade e todas as melhorias decorrente disso; o possuidor legal do imóvel recebe o valor por um bem que já havia perdido na prática; e o governo deixa de gastar com o burocrático processo de negociação fundiária e pode passar investir na infra-estrutura (saneamento básico, energia elétrica, linhas de transporte etc.) do bairro legalizado, diminuindo índices de criminalidade e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

10 Brainstorming Necessidade para o uso da prática Diagnóstico: A empresa tem 8 anos e conseguiu se estabelecer com grande força no estado do Paraná devido a forte demanda em regularização fundiária no estado. Atualmente a Terra Nova atende a familias em um universo de 25 comunidades, sendo 60% destas concentradas no estado e as demais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Mato Grosso e Rondônia. Objetivo: O objetivo da Terra Nova é crescer no mercado, buscar novas oportunidades de negócio e com isso ser reconhecida por seu trabalho dentro e fora do país. Para isso foi realizado uma técnica de brainstorming com os colaboradores e parceiros da empresa com o objetivo de levantar idéias sobre a forma de crescimento e desenvolvimento da empresa no Brasil e no mundo.

11 Brainstorming Etapas para a implantação da prática A técnica de brainstorming consistiu nas seguintes etapas: Grupo de 15 pessoas sendo 1 facilitador e 1 pessoa para anotar as idéias. Foi utilizao um Flip Chart como ferramenta auxiliar. 1- Aquecimento: Os envolvidos discutiram livremente sobre o tema que foi: Quais as oportunidades de crescimento que a empresa possui? Para onde ela deve ir? De que maneira deve crescer? 2- Levantamento das idéias: Foi utilizado o processo de votação para escolher as melhores oportunidades de crescimento. 3- Trabalhar as idéias: Depois de listadas as melhores idéias foram levantados os seguintes pontos: Quais os obstáculos ameaças ou pontos fracos de cada idéia? Quais os elementos ou pontos fortes da empresa que podemos fortalecer para atingir o objetivo definido?

12 Brainstorming Etapas para a implantação da prática 4- Avaliação das idéias: Foi realizada uma análise de viabilidade de cada uma das idéias com avaliando a estrutura da empresa, a capacidade de crescimento, a demanda do mercado e a viabilidade de implantação no curto e médio prazo. O objetivo foi escolher as melhores idéias, eliminando obstáculos de modo a atingir o objetivo proposto.

13 Brainstorming Dificuldade na implantação da prática  O maior obstáculo é a falta de conhecimento do brainstorming. Antes de utilizar o brainstorming é importante todos conhecerem a principal regra que é “não julgar as idéias”. A avaliação e julgamento das idéias ocorrem apenas na segunda etapa do processo decisório. Se um participante começar a julgar as idéias no meio do brainstorming a quantidade de idéias e também a criatividade será desestimulada.  Outro obstáculo: atitude em relação às idéias absurdas. Após o brainstorming, devemos escolher as melhores idéias e não comentar as piores, pois isso pode desestimular a utilização correta do brainstorming nas próximas vezes.  Outro obstáculo: acreditar que a tomada de decisão em equipe é mais demorada.Para isso é importante o papel do facilitador que deve atuar de maneira prática e objetiva e assim conduzir o grupo com foco nos resultados.

14 Brainstorming Vantagens da implantação da prática Motivação das pessoas, elas se sentiram prestigiadas ao verem suas idéias sendo consideradas e aplicadas, o que aumentou o nível de comprometimento no trabalho. O prazer de ver suas idéias implementadas é elemento motivador intrínseco do grupo. Incentivou também a criatividade das pessoas. Várias cabeças pensam mais do que uma – Muitas idéias as vezes não são pensadas por um indivíduo. Quando criamos um grupo, de preferência multidisciplinar e com um objetivo definido, as idéias começam a fluir e, muitas vezes, se complementam, com isso a empresa economiza tempo e recursos, evitando, por exemplo, o uso de consultas, pesquisas, contratação de consultorias etc.

15 Brainstorming Resultados Obtidos Redução de tempo Redução de Custos Motivação dos colaboradores Agilidade no processo Maior comprometimento dos colaboradores na fase de implantação

16 Brainstorming Bibliografia  Artigo Brainstorming – Portilho;Maycon  Strategic Decision Mapping – Criativa Consultoria  Consultas Internet  Material – Case Terra Nova


Carregar ppt "MBA Gestão de Negócios Gestão do Conhecimento Professor: Martius Rodriguez BRAINSTORMING Equipe: Silvana Hidalgo Yona Ruth Gonçalves."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google