A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alelos múltiplos. Introdução Genes alelos Genes alelos são aqueles que atuam no mesmo caráter e estão presentes nos cromossomos homólogos. Nós estudamos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alelos múltiplos. Introdução Genes alelos Genes alelos são aqueles que atuam no mesmo caráter e estão presentes nos cromossomos homólogos. Nós estudamos."— Transcrição da apresentação:

1 Alelos múltiplos

2 Introdução Genes alelos Genes alelos são aqueles que atuam no mesmo caráter e estão presentes nos cromossomos homólogos. Nós estudamos que existem dois genes para determinar um caráter com um ou três fenótipos. Agora veremos que para determinar a cor da pelagem de coelhos, por exemplo, existem quatro genes com mais fenótipos envolvidos.

3 Exemplo: Aguti ou selvagem (C): Aguti ou selvagem (C): pêlos com cor preta ou marrom escuro. Chinchila (C Ch ): Chinchila (C Ch ): pelagem cinzenta. Himalaia(C h ): Himalaia(C h ): corpo coberto de pêlos brancos, com exceção das extremidades (orelhas, focinho, patas e cauda). Albino(C a ): Albino(C a ): pelagem inteiramente branca. Relação de dominância: C> C Ch > C h > C a

4 Aguti

5 Chinchila

6 Himalaia

7 Albino

8

9 Genótipos Fenótipos cc; cc ch ; cc h ; cc a Aguti ou selvagem Aguti ou selvagem c ch c ch ; c ch c h ; c ch c a Chinchila c h c h ; c h c a Himalaio cacacacacacacacaAlbino

10 Observação: A 1ª Lei de Mendel continua sendo obedecida, para determinação da cor da pelagem o coelho terá dois dos quatro genes. O surgimento de alelos múltiplos (polialelia) deve-se a uma das propriedades do material genético, que é a de sofrer mutações. A existência de alelos múltiplos é interessante para a espécie, pois haverá maior variabilidade genética.

11 O grupo sanguíneo ABO Um caso bem conhecido de alelos múltiplos na espécie humana é o relacionado ao grupo sanguíneo. A realização de transfusões sanguíneas antigamente era um verdadeiro tormento, muitas pessoas morriam. Nem todas as transfusões eram possíveis, evidenciando a existência de incompatibilidade sanguínea entre as pessoas.

12 Karl Landsteiner A, B, AB e O, aglutinogênios O cientista Karl Landsteiner classificou os tipos sanguíneos (fenótipos) de A, B, AB e O, segundo a presença ou não de tipos de glicoproteínas na superfície das hemácias, que funcionam como antígenos quando introduzidas em pessoas de diferentes grupos sanguíneos, sendo chamados de aglutinogênios.

13

14

15 Herança dos grupos sanguíneos

16

17 O grupo sanguíneo Rh Landsteiner e outros cientistas trabalhando com o sangue de macacas Rhesus verificaram que ao receber o sangue delas, algumas cobaias ficavam sensibilizadas e produziam anticorpos que provocava a destruição das hemácias(hemólise). fator Rh anti-Rh Chegaram na conclusão de que nas hemácias das macacas existia um antígeno (fator Rh) que estimulava a produção de anticorpos (anti-Rh) nas cobaias. Na população humana 85% possuem o fator Rh sendo Rh+ e o restante não, sendo Rh-. Os anticorpos anti-Rh não são naturais, eles só são produzidos se houver uma sensibilização antes.

18 Como é a herança do Grupo Rh? O gene R, dominante, determina a presença do fator Rh, enquanto o gene r, recessivo, condiciona a ausência do referido fator. FenótiposGenótipos Rh+ RR, Rr Rh-rr

19 Doença hemolítica do recém-nascido (eritroblastose fetal) Ocorre quando uma mãe de Rh- que já tenha tido uma criança com Rh+ (ou que tenha tido contato com sangue Rh+, numa transfusão de sangue que não tenha respeitado as regras devidas) dá à luz uma criança com Rh+. Depois do primeiro parto, ou da transfusão acidental, o sangue da mãe entra em contato com o sangue do feto e cria anticorpos contra os antígenos presentes nas hemácias caracterizadas pelo Rh+. Durante a segunda gravidez, esses anticorpos podem atravessar a placenta e provocar a hemólise do sangue da segunda criança.

20 Como proceder para evitar a eritroblastose fetal Transfusão sanguínea, com substituição total do sangue da criança, por sangue Rh-. Imediatamente após o primeiro parto, a mãe recebe uma injeção de soro contendo anticorpos anti-Rh que destruirão as hemácias Rh+ do feto que eventualmente tenham passado para o sangue dela. Assim, a mãe deixará de ser sensibilizada e, em uma segunda gravidez, o feto não correrá o risco de ter a doença.

21 O grupo sanguíneo MN Dois outros antígenos foram encontrados na superfície das hemácias humanas pelos mesmos pesquisadores que descobriram o os sistemas ABO e Rh. Foram denominados de M e N. Existem três grupos nesse sistema: M, N e MN. Os genes são L M e L N. FenótiposGenótipos MLMLMLMLM NLNLNLNLN MNLMLNLMLN


Carregar ppt "Alelos múltiplos. Introdução Genes alelos Genes alelos são aqueles que atuam no mesmo caráter e estão presentes nos cromossomos homólogos. Nós estudamos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google