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PESQUISA INTERNA PREVENÇÃO AO TRAUMA RAQUIMEDULAR.

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Apresentação em tema: "PESQUISA INTERNA PREVENÇÃO AO TRAUMA RAQUIMEDULAR."— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA INTERNA PREVENÇÃO AO TRAUMA RAQUIMEDULAR

2 PESQUISA PACIENTES

3 INTRODUÇÃO O trauma da coluna vertebral constitui importante causa de morbidade e de mortalidade na população mundial, constituindo um problema de Saúde Pública. Aumento significativo de incidência das lesões medulares nos últimos 40 anos.  Estados Unidos: 55 novos casos/ano/milhão de habitantes.  Brasil: Incidência desconhecida, pois há poucos dados e trabalhos publicados a respeito da epidemiologia da lesão medular. Campos et al. Epidemiologia do traumatismo da coluna vertebral. Rev Col Bras Cir.; 35 (2): 88-93, 2008.

4 O estudo casuístico das fraturas envolvendo a coluna vertebral é essencial para o conhecimento dos seus aspectos específicos e o delineamento do perfil das pessoas acometidas. Com os resultados obtidos é possível viabilizar a elaboração de ações preventivas e campanhas educativas visando a redução da sua incidência. JUSTIFICATIVA

5 . Realizar o levantamento epidemiológico dos indivíduos que tiveram fratura na coluna vertebral, atendidos no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, nos anos de 2007 e OBJETIVO

6 . MATERIAIS E MÉTODOS Foram coletados e analisados os dados retrospectivos de 202 prontuários, sendo:  2007: 93 prontuários  2008: 109 prontuários  Os dados foram coletados utilizando uma ficha contendo as informações de interesse para a pesquisa.

7 . MATERIAIS E MÉTODOS Para a seleção dos prontuários foram utilizados os seguintes CID’s:  S120 Fratura de 1ª Vértebra Cervical;  S122 Fraturas de Outras Vértebras Cervicais Especificadas;  S127 Fraturas Múltiplas da Coluna Cervical;  S128 Fraturas de Outras Partes do Pescoço;  S129 Fratura de Vértebra de Pescoço, Parte Ne;  S131 Luxação de Vértebra Cervical;  S141 Outros Traumatismos e os Ne da Medula Cervical;  S220 Fratura de Vértebra Torácica;

8 . MATERIAIS E MÉTODOS Para a seleção dos prontuários foram utilizados os seguintes CID’s:  S241 Outros Traumatismos da Medula Espinhal Torácica e Ne;  S320 Fratura de Vértebra Lombar;  S341 Fraturas Múltiplas de Coluna Lombar e da Pelve;  T093 Traumatismo de Medula Espinhal, Nível Ne;  T913 Sequelas de Traumatismo de Medula Espinhal

9 . MATERIAIS E MÉTODOS Foram excluídos da pesquisa, os pacientes que não tiveram fratura da coluna, totalizando 12 casos. Os óbitos confirmados totalizaram 22 casos, sendo coletados apenas os dados do prontuário. Dos 168 prontuários que restaram, num primeiro momento, foi realizada a tentativa de entrevista por telefone, obtendo sucesso em 70 casos. Os 98 pacientes que não foi possível manter contato, foi encaminhada correspondência solicitando a sua participação na pesquisa e que entrasse em contato com o CER para realização da entrevista

10 . MATERIAIS E MÉTODOS  Após o envio das cartas, 26 pacientes entraram em contato para a realização da entrevista. Desta forma, foram incluídos na pesquisa:  96 pacientes: análise de prontuário e entrevista;  72 pacientes: somente análise de prontuário;  22 óbitos: somente análise de prontuário.

11 RESULTADOS. 47%6% 47% Pesquisa

12 . MATERIAIS E MÉTODOS As variáveis analisadas foram:  Sexo  Idade  Mês da ocorrência  Nível vertebral da fratura  Mecanismo de trauma  Sequela  Detalhes sobre o acidente: acidente de trabalho, atividade de lazer, local do acidente, uso de EPI  Questionamento pessoal sobre as circunstâncias que provocaram o trauma e aspectos preventivos

13 RESULTADOS. Distribuição dos Pacientes Segundo o Sexo

14 RESULTADOS. Distribuição dos Pacientes Segundo a Idade

15 RESULTADOS. Número de pacientes Distribuição dos Pacientes Segundo o Mês da Ocorrência do Trauma

16 RESULTADOS. Nível Vertebral de Fratura

17 RESULTADOS. Especialidade

18 . Número de Pacientes 52% 36% 5% 4% 1% 2% Mecanismo de Trauma

19 RESULTADOS. Sequela

20 . Acidente de Trabalho – Atividade Habitual ou de Lazer

21 RESULTADOS. Acidente de Trabalho – Mecanismo de Trauma

22 RESULTADOS. Atividade de Lazer

23 RESULTADOS. Acidente de Trânsito – Veículo da Vítima

24 RESULTADOS. Número de Pacientes Acidente de Trânsito – Cinto de Segurança

25 RESULTADOS. Número de Pacientes Dos 29 que usavam capacete  8 (27%) uso incorreto Acidente de Trânsito – Capacete

26 RESULTADOS. Número de Pacientes Acidente de Trânsito – Condições e Infrações

27 RESULTADOS. Número de Pacientes Acidente de Trânsito - Local

28 RESULTADOS. Queda – Local dos Acidentes

29 RESULTADOS Número de Pacientes Mergulho – Local dos acidentes

30 RESULTADOS Circunstância Nº de pacientes Imprudência30 Falta de atenção 25 Fatalidade11 Alcoolismo5 Excesso de velocidade 2 Falta de sinalização 2 Falta de conhecimento 2 EPI’s em condições precárias 1 Falta de EPI’s 1 Excesso de esforço físico 1 Briga de casal 1 Negligência1 Não informado 108 Questionamento pessoal sobre as circunstâncias que provocaram o trauma

31 RESULTADOS Questionamento pessoal sobre aspectos preventivos PrevençãoNº de pacientes Uso adequado de EPI’s18 Respeito às leis de trânsito15 Atenção9 Sinalização / Fiscalização7 Prudência7 Cautela4 Segurança / Policiamento3

32 RESULTADOS Questionamento pessoal sobre aspectos preventivos PrevençãoNº de pacientes Campanhas educativas2 Conhecimento2 Contratar profissional habilitado2 Fiscalização da empresa2 Manutenção do veículo1 Acaso / Não tem como prevenir1 Duas opções ou mais13 Não informado104

33 CONCLUSÃO  As fraturas da coluna tem maior prevalência em homens, na faixa etária de 21 a 40 anos ;  A coluna cervical é a mais atingida, sendo que os acidentes de trânsito constituem o mecanismo de trauma mais comum, especialmente envolvendo moto, seguido por quedas e mergulho ;  O desrespeito no trânsito é referido como umas das principais causas do acidente;  A imprudência e a falta de atenção são as circunstâncias mais relatadas como causadoras do acidente;  As formas de prevenção mais relatadas referem-se ao uso adequado de EPI’s e ao respeito às leis de trânsito.

34 CONCLUSÃO

35

36 PESQUISA – CARACTERÍSTICAS DO RISCO

37  56% dos acidentes são causados por negligência e falta de atenção, segundo afirmação espontânea dos pesquisados.  59% dos entrevistados não pensou que havia a possibilidade de acontecer o acidente.  44% não identificou o local do acidente como sendo um local perigoso.  40% não teve a percepção de que estava em risco.  43% não tinha idéia de gravidade de se machucar a coluna. PESQUISA

38 LOGOMARCA


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