A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Processo de desenvolvimento de software. Atividades típicas de um processo de desenvolvimento 1 - Levantamento de requisitos A atividade de levantamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Processo de desenvolvimento de software. Atividades típicas de um processo de desenvolvimento 1 - Levantamento de requisitos A atividade de levantamento."— Transcrição da apresentação:

1 O Processo de desenvolvimento de software

2 Atividades típicas de um processo de desenvolvimento 1 - Levantamento de requisitos A atividade de levantamento de requisitos corresponde à etapa de compreensão do problema aplicada ao desenvolvimento de software. O principal objetivo do levantamento de requisitos é que usuários e desenvolvedores tenham a mesma visão sobre o problema a ser resolvido. A equipe de desenvolvimento tenta entender o domínio do negócio que deve ser automatizado pelo sistema de software. –Consulta a obras de referência sobre o assunto –Observação do ambiente de trabalho –Entrevistas com usuários ou especialistas –Comparação com o estado da arte

3 Atividades típicas de um processo de desenvolvimento Documento de Requisitos O produto do levantamento de requisitos é o documento de requisitos, que declara os diversos tipos de requisitos dos sistema. Pode ser definido em 3 partes: –Requisitos funcionais: definem as funcionalidades do sistema. Ex. "as vendas devem ser registradas e gerar um número de controle". –Requisitos não-funcionais: declaram as características de qualidade que o sistema deve possuir e que estão relacionadaas às suas funcionalidades. Ex. confiabilidade, desempenho, portabilidade, segurança, usabilidade. –Restrições: limitações impostas ao sistema. Ex. custo, prazo, plataforma tecnológica, aspectos legais, limiitações de interface, hardware e software. O documento de requisito não deve apresentar o software que resolva o problema, e sim o problema que deve ser resolvido por um software. É um documento que estabelece um consenso entre a equipe técnica e o cliente. É recomendável que os requisitos estejam organizados de acordo com a prioridade do usuário. Assim o gerente de projeto pode avaliar quando desenvolver cada um dos requisitos.

4 Atividades típicas de um processo de desenvolvimento 2 - Análise de requisitos/ Especificação de requisitos "Quebrar" um sistema em seus componentes e estudar como eles funcionam para entender seu funcionamento enquanto sistema. Construir modelos para representar o sistema a ser construído. Não leva em conta o ambiente tecnológico a ser utlizado (hardware e software) e sim criar estratégias de solução de problemas. O objetivo é validar (assegurar que está sendo feito o software correto) e verificar (ratificar que o software está sendo feito de forma correta) a produção.

5 Atividades típicas de um processo de desenvolvimento 3 - Projeto "Como" o sistema funcionará para atender os requisitos, de acordo com os recursos tecnológicos existentes. Adiciona-se à analise as restrições tecnológicas. Apresenta a solução computacional deve fazer, coerente com a descrição da análise. 4 - Implementação Finalmente o sistema é codificado, ocorre as tradução do projeto em código executável. 5 - Testes Verificação dos sistemas construídos, levando em conta a especificação da fase de projeto. O principal produto dessa fase é o relatório de testes, contento informações sobre os erros detectados no software.

6 Atividades típicas de um processo de desenvolvimento 6 - Implantação O sistema é preparado para ser usado em ambiente de usuário. São feitos manuais e cursos de utilização. Também podem haver migração de dados e ajustes.

7 “Peopleware” 1 - Gerente de projeto Profissional responsável pela coordenação das atividades necessárias à construção do sistema. Elabora o orçamento do projeto, define o tempo necessário, processo de desenvolvimento, cronograma, equipe especializada, recurso de hardware e software. Também acompanha as atividades desenvolvidas e administra recursos para serem gastos de forma adequada.

8 “Peopleware” 2 - Analistas Este profissional deve entender os problemas do domínio de negócios para que possa definir os requisitos do sistema a ser desenvolvido. Serve de elo entre os clientes e o desenvolvimento: um tradutor. Uma característica importante que os analistas devem ter é a capacidade de comunicação, tanto escrita como falada. Além de uma habilidade interpessoal. 3 - Projetistas Avaliam as alternativas de solução do problema resultante da análise e gera uma especificação de uma solução cumputacional detalhada. –Redes –Interfaces –Banco de dados...

9 “Peopleware” 4 - Arquitetos de software Elabora a arquitetura do sistema como um todo. Define quais subsistemas compõe o sistema e quais são as interfaces entre os sistemas. Deve ser capaz de tomar decisões técnicas detalhadas que influam na performance do sistema. 5 - Programadores Responsáveis pela implementação do sistema. Deve ter conhecimentos de banco de dados e ser capaz de lr os modelos do projetista. Também participam da parte de testes.

10 “Peopleware” 6 - Clientes Indivíduo ou grupo para o qual o sistema é desenvolvido. Pode ser cliente usuário (que efetivamente irá utilizar o sistema) ou cliente contratante (que irá solicitar o desenvolvimento). Também é possivel desenvolver softwares sem ter um cliente contratante, sendo substituído por um setor de marketing. 7 - Avaliadores de qualidade Asseguram a adequação do processo de desenvolvimento e do produto de software sendo desenvolvido aos padrões de qualidade estabelecidos pela organização.


Carregar ppt "O Processo de desenvolvimento de software. Atividades típicas de um processo de desenvolvimento 1 - Levantamento de requisitos A atividade de levantamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google