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Ensino Médio 3ª Série.. ILUMINISMO A cidadania que se constrói hoje, baseada nas prerrogativas de cada indivíduo em direitos civis, políticos e sociais,

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Apresentação em tema: "Ensino Médio 3ª Série.. ILUMINISMO A cidadania que se constrói hoje, baseada nas prerrogativas de cada indivíduo em direitos civis, políticos e sociais,"— Transcrição da apresentação:

1 Ensino Médio 3ª Série.

2 ILUMINISMO

3 A cidadania que se constrói hoje, baseada nas prerrogativas de cada indivíduo em direitos civis, políticos e sociais, acrescentada do conceito de nacionalidade.

4 surge no horizonte ocidental na virada da Idade Média para a Idade Moderna, quando se deixa de entender o homem no contexto da sociedade e se passa a enxergar a sociedade como derivação do homem. Neste processo, inicia-se uma reformulação conceitual, tanto política como filosófica, que foi ao mesmo tempo resultado das mudanças políticas e sociais como suportes destas mesmas mudanças.

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7 O Iluminismo se torna o precursor de ideários, principalmente na política, como: 1.Revolução Francesa (1789), 2.Independência dos EUA (1775–1783), 3. Inconfidência Mineira (1789).

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11 Pré – condições para o “Século das Luzes” (séc. XVIII) ► Ascensão econômica da Burguesia ► Revolução Científica (Galileu, Descartes, Newton...) ► Crise do Antigo Regime (monarquias falidas)

12 ► “Iluminar, combater a ignorância, as superstições, ser guiado sempre pela razão” ► Atrelado à classe burguesa, que lutava contra a intervenção do Estado na economia  Burguesia = pagava altos impostos sustentava  Nobreza = cargos no governo  Clero = privilégios ► isentas de impostos

13 Thomas Hobbes (1588 – 1679) a discórdia é o estado natural do homem, em face da competição, desconfiança e desejo de glória, levando-o a lutar com seus semelhantes pela obtenção de lucro, segurança ou construção de reputação, sendo essa sua natureza, quando entregue a si mesmo.

14 Neste tempo de guerra, como em qualquer guerra, não há indústria, nem desenvolvimento econômico, nem empreitadas mercantis, nem novas tecnologias, sendo a “...vida do homem é solitária, pobre, sórdida, embrutecida e curta”, não havendo lei que limite o homem.

15 Contrato um acordo de vontade em que se abrisse mão da competição, para a sobrevivência de todo o gênero. Sendo tal medida contrária à natureza do próprio homem, impunha-se o exercício da força, pelo  Assim, a liberdade dos súditos seria dada em face daquilo que não estivesse proibido pelo Estado, com a finalidade de sair do estado de insegurança. Estado-Leviatã ESTADO!

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17 John LOCKE (1632 – 1704) ► Combate ao absolutismo ► Estado - função zelar e defender os direitos naturais do cidadão, senão o povo poderia destituí-lo

18 MONTESQUIEU (1689 – 1755) “só o poder limita o poder” ► Divisão dos 3 poderes e autonomia, o que garantiria o cumprimento das leis vigentes, e a liberdade dos cidadãos

19 VOLTAIRE (1694 – 1778) “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre” ► Crítico da religião (clero) e da monarquia (nobreza) ► Liberdade de expressão “Posso não concordar com nenhuma das vossas palavras, mas defenderei até a morte o vosso direito de enunciá-las”

20 ► Crítica à Igreja “Esmagai a infame!”

21 Jean-Jacques ROUSSEAU ( ) “O homem nasce bom, a sociedade o corrompe”

22 ► O contrato social  Povo = soberania das decisões  Política = voto  Homens = livres e iguais ► Progresso deteriorava o homem (chocou os outros iluministas...) ► Propriedade privada = raiz das infelicidades humanas (Discurso Sobre a Origem e Fundamento da Desigualdade Entre os Homens)

23 ENCICLOPEDISMO Enciclopédia = divulgação p/ grande número de pessoas, novas idéias do século XVIII  Diversas áreas do conhecimento ► Organizadores: - Denis Diderot (1789) - Jean D’Alembert ► Outros: Voltaire, Montesquieu, Rousseau... ► Condenada pelo governo e pela Igreja como subversiva, circulou clandestinamente e influenciou as mentes da época

24 Liberalismo Econômico (“Escola Clássica”) ► Adam Smith (1723 – 1790)  “A riqueza das nações”  1° a fazer um estudo sobre o sistema capitalista  Capital aliado ao trabalho = verdadeira riqueza da nação

25 ► Idéias Gerais:  Defendiam a liberdade de mercado, a propriedade privada e o individualismo econômico  Existiriam leis naturais que guiariam o funcionamento da economia Outros: - Thomas Malthus - David Ricardo - Stuart Mill

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27 Déspotas Esclarecidos ► Soberanos (ou ministros) que tentaram pôr em prática idéias iluministas, visando modernizar os estados que governavam, e assim diminuir a contestação  Fim barreiras comerciais  Fim censura aos livros  Oposição Nobreza / Clero  Apoio Burguesia

28 ► Frederico II (Prússia) ► Catarina II (Rússia) ► Carlos III (Espanha) ► José II & Maria Teresa (Áustria) ► Marquês de Pombal (Portugal)


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