A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como Estudar- Técnicas de estudo Elaborada por: Franciene Aparecida da Silveira/ CAE Como Estudar- Técnicas de estudo Elaborada por: Franciene Aparecida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como Estudar- Técnicas de estudo Elaborada por: Franciene Aparecida da Silveira/ CAE Como Estudar- Técnicas de estudo Elaborada por: Franciene Aparecida."— Transcrição da apresentação:

1 Como Estudar- Técnicas de estudo Elaborada por: Franciene Aparecida da Silveira/ CAE Como Estudar- Técnicas de estudo Elaborada por: Franciene Aparecida da Silveira/ CAE Oficina

2 Oficina Como Estudar- Técnicas de estudo Trabalhar os conteúdos relacionados com a gestão e organização do tempo no contexto acadêmico; Apresentação de algumas técnicas que podem ser utilizadas pelos estudantes do ensino superior;

3 PARA MELHORAR A ADAPTAÇÃO À FACULDADE CRIAR UMA REDE SOCIAL; ENCONTRAR BONS GRUPOS DE TRABALHO OU ESTUDO; PRATICAR ESPORTE; EQUILIBRAR O ESTUDO COM ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES; ADQUIRIR BONS HÁBITOS DE ESTUDO E DE GESTÃO DO TEMPO; TER AUTO-CONFIANÇA E UMA ATITUDE POSITIVA PERANTE AS ADVERSIDADES.

4 ESTRATÉGIAS PARA PLANEJAR E GERIR O TEMPO Ter um plano de trabalho flexível; Construir um horário semanal completo, onde esteja incluída todas as atividades; Estabelecer prioridades; Calcular a quantidade de tempo necessária para execução do plano; Não fazer uma maratona de três horas seguidas numa tarefa só; Fazer intervalos frequentes.

5 Texto de difícil compreensão Faz uma análise dos teus conhecimentos básicos; Buscar conhecer a terminologia associada; Fazer a integração dos textos e das aulas (resumos esquemáticos); Buscar outras fontes.

6 A VELOCIDADE DE LEITURA E DE COMPREENSÃO a velocidade da leitura de um texto ou livro não é tão importante quanto a forma da leitura;

7 Para melhorar a concentração durante a leitura é importante: Procurar um local calmo; Confortável; Livre de fontes de distração; Planejar os períodos de estudo de acordo com a condição física.

8 Fatores que interferem na capacidade de concentração Sono; o exercício físico; os padrões de alimentação.

9 DICAS PARA APROVEITAR AO MÁXIMO DO TEMPO QUE PASSAMOS NA SALA DE AULA Ouvir atentamente; Montar um esquema próprio, gráfico; Sentar o mais à frente possível; Copiar o que o professor colocar no quadro. Ter estratégia de focalização (ter uma folha em branco ao lado, para apontar o problema no papel para só voltar a ele mais tarde.

10 Dicas para fazer uma boa prova Programe-se para chegar ao local de prova com antecedência; Programe-se para chegar ao local de prova com antecedência; A refeição antes do exame deve ser uma comida leve e durante a prova; A refeição antes do exame deve ser uma comida leve e durante a prova; É importante iniciar a prova por assuntos que domine; É importante iniciar a prova por assuntos que domine; Leia com cuidado os enunciados e as alternativas; Leia com cuidado os enunciados e as alternativas; Se por acaso você não souber a questão, anote as informações ao lado e passe a adiante; Se por acaso você não souber a questão, anote as informações ao lado e passe a adiante;

11 DICAS PARA OS EXAMES DE MÚLTIPLA ESCOLHA Manter-se atualizado na matéria (rever e grupo de estudo); Memorizar e compreender; Monitorar os resultados efetivos do seu tempo de estudo; Construir o seu próprio exame de múltipla escolha.

12 ESTRATÉGIAS PRÁTICAS NA HORA DA PROVA Fica atento ao tempo disponível; Responde às questões de um modo sistemático e atento (ler com calma, sublinhar); Passa à frente as perguntas difíceis; Prestar atenção nos termos como nunca, sempre, não é ou nenhuma; Não alterar as respostas (nunca).

13 DICAS PARA AS PROVAS DISSERTATIVAS Ensaiar em voz alta; Fazer a ligação entre os vários assuntos; Imaginar possíveis questões que possam cair no exame e respondê-las; Criar grupos de estudo.

14 Referência Bibliográfica FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados, vol.15 n.42 São Paulo May/Aug Capturado em 05/05/ LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, Rodrigues, M.J.; Melo, A.; Pereira, A.; Costa, A. & Pereira, A. (2005). Aprender a Estudar No Ensino Superior. Apresentação de um Programa de Métodos de Estudo. Disponível em:


Carregar ppt "Como Estudar- Técnicas de estudo Elaborada por: Franciene Aparecida da Silveira/ CAE Como Estudar- Técnicas de estudo Elaborada por: Franciene Aparecida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google