A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ilha da Europa que foi sempre governada em regime feudal, que só terminou na 1ª década do séc. XXI ILHA de SARK.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ilha da Europa que foi sempre governada em regime feudal, que só terminou na 1ª década do séc. XXI ILHA de SARK."— Transcrição da apresentação:

1

2 A ilha da Europa que foi sempre governada em regime feudal, que só terminou na 1ª década do séc. XXI ILHA de SARK

3 França Sark Esta ilha está situada no Canal da Mancha, junto da costa francesa e faz parte do chamado ‘Grupo das Ilhas do Canal’, sendo um território que está sob soberania da coroa britânica. Grã-Bretanha CANAL DA MANCHA

4 Em pleno séc. XXI, para se conseguir encontrar um regime medieval feudal na Europa, até nem é muito complicado. Basta tirar uns dias de férias e viajar até uma pequena ilha no Canal da Mancha - a Ilha de Sark - FRANÇA

5 Até ao final de 2008, esta ilha foi o último território europeu a manter um regime feudal, tornando-se um caso único, para além da sua história social e política. Com apenas 610 habitantes nos seus 6,4 km ², é um dos territórios mais calmos e não poluídos da Europa.

6 Ilha de Sark

7 A ilha de Sark (do grupo de ilhas do Canal) pertence administrativamente ao condado de Guernsey. Possui uma área de apenas 6,4 km² e uma população de 610 habitantes (2002). A população fala o inglês ou um dialeto normando (sercquiais ou sark-francês). Não são permitidos carros; os únicos meios de transportes são veículos conduzidos por cavalos, bicicletas e tractores. A ilha está dividida em duas partes: Little Sark e Greater Sark. Elas estão unidas por um istmo chamado La Coupée. Existe também uma minúscula ilhota próxima (rochedo), chamada Brecqhou, que é privada e fechada a visitantes, mas que faz parte integrante da Ilha de Sark. A ilha esteve sempre desabitada e era usada apenas por piratas, como base para os seus ataques. Em 1565, a Rainha Isabel I a concedeu-a como feudo ao nobre Helleir de Carteret, para ele a povoar com 40 famílias e a proteger dos piratas. Este foi o último território europeu a ser governado por um regime feudal, tendo-se mantido nesse regime até à 1ª década do séc. XXI. Apenas em Dezembro de 2008, os seus 507 eleitores elegeram pela primeira vez os 28 membros do novo Parlamento, que funciona como um território sob soberania britânica, embora de um modo autónomo.

8 De um lado estavam os irmãos gémeos Barclay, que vivem num castelo privado no rochedo de Brecqhou, a poucos metros da ilha. Estes gémeos multimilionários (David e Frederik), donos da cadeia de hotéis de luxo Ritz e do jornal The Telegraph, chegaram a Sark no início dos anos 1990, compraram hotéis e fizeram investimentos. Os seus partidários queriam trazer a modernidade à ilha onde os carros são proibidos e não existe iluminação nas ruas. Em oposição aos planos dos irmãos Barclay e dos seus partidários, estavam os apoiantes do Senhor de Sark, que queriam manter a tradição e o seu modo de vida. Na eleição, venceram os defensores da tradição. Os derrotados irmãos Barclay - que apenas elegeram cinco deputados reformistas - anunciaram que abandonavam os seus negócios e planos para Sark e ficaram refugiados no seu castelo vizinho. Sark é muitas vezes considerado como o último estado feudal da Europa, onde o Senhor de Sark está à cabeça do governo. Muitas das leis, particularmente relacionadas com o papel do Senhor de Sark, ainda não foram alteradas desde o reinado da Rainha Isabel I de Inglaterra (1565). Contudo a Constituição da ilha de Sark tem sido democratizada, sobretudo desde a morte de Sybil Hathaway, Dame of Sark (a Senhora de Sark) e mais poderes têm sido dados aos membros eleitos da legislatura, o Chief Pleas. O actual Seigneur (Senhor) de Sark é John Michael Beaumont.

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23 A ilha de Sark foi eleita a "primeira ilha de céu escuro" em todo o mundo. Esta designação foi atribuída pela IDA - International Dark-Sky Association (Associação Internacional do Céu-Escuro), com base em Tucson (Arizona), que trabalha para dar consciência ao mundo sobre os efeitos maléficos da poluição luminosa que impede a observação natural do espaço.

24

25 Sark não tem iluminação pública, nem estradas pavimentadas, nem carros, resultando que, quando a noite cai, o céu é muito escuro, onde a Via Láctea, constelações, estrelas cadentes e as incontáveis estrelas são ​​ um maravilhoso espectáculo noturno.

26

27

28

29 O uso de carros e táxis está proibido em toda a ilha, sendo estes sustituídos por bicicletas, coches de cavalos e veículos colectivos puxados por tractores (únicos veículos motorizados autorizados a circularem e que são propriedade da ilha).

30

31

32

33

34

35

36

37 Ilha de Sark - Ambulância puxada por tractor para emergências

38

39 Esta ilha é considerada como um bastião do passado, onde a mentalidade da Idade Média perdurou demasiado tempo. Hoje, os rendimentos provenientes do turismo, começam timidamente a substituir os rendimentos que anteriormente provinham exclusivamente da agricultura feudal.

40

41

42

43

44

45

46

47

48 Até 2008, todos trabalhavam para o senhor feudal, proprietário de todas as terras e que detinha o título de Seigneur de Sark (ou Dame de Sark no feminino), sendo este um título hereditário. Senhor absoluto de tudo o que dava à costa da ilha em naufrágios, ele era o único que poderia ter pombos e pombas, bem como a exploração de todos os direitos produtivos da ilha. A mudança para a democratização iniciada a partir de 2008, tem sofrido muitas dificuldades, criadas pelo Seigneur, como se poderá facilmente imaginar.

49 ‘La Seigneurie’ - o castelo feudal de Sark

50 Jardins de ‘La Seigneurie’

51

52 Esta torre, que mais parece ser uma torre de vigia, é apenas um pombal

53

54

55

56

57 A Capela

58 Este é o cárcere de Sark, construído em 1856 e que possui duas celas e uma casa de banho, sendo considerada a prisão mais pequena do mundo. Continua ainda hoje como prisão, para casos de embriaguez ou desordem pública.

59

60

61

62

63

64 FIM


Carregar ppt "A ilha da Europa que foi sempre governada em regime feudal, que só terminou na 1ª década do séc. XXI ILHA de SARK."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google