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Comunicação Não Violenta no ambiente corporativo

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Apresentação em tema: "Comunicação Não Violenta no ambiente corporativo"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Não Violenta no ambiente corporativo
11/09/2014

2 Fatos e dados A degradação das relações entre colaboradores constitui o primeiro fator de estresse nas empresas. Fonte : IFAS, referência das maiores corporações francesas no campo do estresse

3 Comunicação alienante, violenta ou agressiva
Julgamentos, críticas Exigências, ameaças, subentendidos Culpar ou intimidar o outro Responsabilidade dos nossos sentimentos nos outros

4 O que fazer ?

5 1º - Aprender a fazer uma observação sem julgar
Julgamentos são geralmente recebidos como críticas, gerando resistência e atitudes defensivas ou agressivas. Ex: “Você é muito indisciplinado! Sempre chega atrasado” Cuidado com o uso das palavras : Sempre, Nunca, Jamais

6 2º - Perceber e saber expressar como nos sentimos
Para desarmar, estabelecer empatia, gerar confiança, e evitar reações descontroladas. Tente identificar também como o outro se sente

7 3º - Identificar as necessidades por trás dos sentimentos
Quando as necessidades estão sendo atendidas: Autonomia Reconhecimento Crescimento Aceitação Compreensão Motivado Comprometido Contente Interessado Sereno Entenda a relação entre o que necessita e o que sente

8 3º - Identificar as necessidades por trás dos sentimentos
Quando as necessidades NÃO estão sendo atendidas: Desanimado Preocupado Exausto Irritado Incomodado Responsabilidade Segurança Descanso Justiça Verdade Evite o uso das palavras “você me...” ao iniciar sua frase.

9 4º - Fazer pedidos claros e específicos x queixas
Solicitar ações positivas e comportamentos que possam satisfazer nossas necessidades. As palavras “bom, ruim, melhor, mais, menos” gerem confusão interna. Evite expressões como : Você deveria... eu mereço... tenho direito...

10 Retorne a mensagem com uma paráfrase em forma de pergunta.
5º - Demonstrar empatia Livrar-se de ideias preconcebidas e julgamentos; Ouvir e concentrar nossa atenção no que o outro está sentindo e precisando; Dar um retorno, parafraseando o que compreendemos. Retorne a mensagem com uma paráfrase em forma de pergunta.

11 Como reagir a mensagens agressivas ou negativas ?
Culpar os outros ? Culpar a nós mesmos ? Responder de forma agressiva ? Escutar nossos próprios sentimentos e necessidades ? Escutar os sentimentos e necessidades dos outros ? Sempre temos a possibilidade de escolhermos como receber o que os outros dizem e fazem.

12 Motivação Confiança Colaboração

13 Os 4 componentes da CNV Sentimento Necessidade Pedido Observação

14 Marie Bendelac e Wanda Quadra


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