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11/09/2014 Comunicação Não Violenta no ambiente corporativo.

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Apresentação em tema: "11/09/2014 Comunicação Não Violenta no ambiente corporativo."— Transcrição da apresentação:

1 11/09/2014 Comunicação Não Violenta no ambiente corporativo

2 A degradação das relações entre colaboradores constitui o primeiro fator de estresse nas empresas. Fonte : IFAS, referência das maiores corporações francesas no campo do estresse Fatos e dados

3 Comunicação alienante, violenta ou agressiva Julgamentos, críticas Exigências, ameaças, subentendidos Culpar ou intimidar o outro Responsabilidade dos nossos sentimentos nos outros

4 O que fazer ?

5 1º - Aprender a fazer uma observação sem julgar Julgamentos são geralmente recebidos como críticas, gerando resistência e atitudes defensivas ou agressivas. Ex: “Você é muito indisciplinado! Sempre chega atrasado” Cuidado com o uso das palavras : Sempre, Nunca, Jamais

6 2º - Perceber e saber expressar como nos sentimos Para desarmar, estabelecer empatia, gerar confiança, e evitar reações descontroladas. Tente identificar também como o outro se sente

7 3º - Identificar as necessidades por trás dos sentimentos Autonomia Reconhecimento Crescimento Aceitação Compreensão Motivado Comprometido Contente Interessado Sereno Quando as necessidades estão sendo atendidas: Entenda a relação entre o que necessita e o que sente

8 3º - Identificar as necessidades por trás dos sentimentos Responsabilidade Segurança Descanso Justiça Verdade Desanimado Preocupado Exausto Irritado Incomodado Quando as necessidades NÃO estão sendo atendidas: Evite o uso das palavras “você me...” ao iniciar sua frase.

9 4º - Fazer pedidos claros e específicos x queixas As palavras “bom, ruim, melhor, mais, menos” gerem confusão interna. Evite expressões como : Você deveria... eu mereço... tenho direito... Solicitar ações positivas e comportamentos que possam satisfazer nossas necessidades.

10 5º - Demonstrar empatia Retorne a mensagem com uma paráfrase em forma de pergunta. 1.Livrar-se de ideias preconcebidas e julgamentos; 2.Ouvir e concentrar nossa atenção no que o outro está sentindo e precisando; 3.Dar um retorno, parafraseando o que compreendemos.

11 Como reagir a mensagens agressivas ou negativas ? Sempre temos a possibilidade de escolhermos como receber o que os outros dizem e fazem. a.Culpar os outros ? b.Culpar a nós mesmos ? c.Responder de forma agressiva ? d.Escutar nossos próprios sentimentos e necessidades ? e.Escutar os sentimentos e necessidades dos outros ?

12 Confiança Motivação Colaboração

13 Os 4 componentes da CNV Sentimento NecessidadePedido Observação

14 Marie Bendelac e Wanda Quadra


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