A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aparelhos de laboratório www.portalmedquimica.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aparelhos de laboratório www.portalmedquimica.com.br."— Transcrição da apresentação:

1

2 Aparelhos de laboratório

3 APARELHAGEM DE LABORATÓRIO 1. BICO DE BÜNSEN Aparelho ligado ao gás, utilizado para aquecimento de materiais não inflamáveis. Possui em sua base um regulador de entrada de ar para controlar o tipo de chama: impedindo a entrada de ar, a chama se torna amarela e relativamente fria: a combustão é incompleta. Aumentando a entrada de ar, a chama se torna azul, mais quente.

4 3.SUPORTE UNIVERSAL E TRIPÉ DE FERRO Tripé de ferro : Serve de sustentação à tela de amianto ou ao triângulo de porcelana. É constituído de ferro fundido. Suporte universal com garras : Utilizado para sustentar peças (tubos de ensaio, condensadores, etc.) e na montagem de aparelhos de laboratório.

5 2. TELA DE AMIANTO E TRIÂNGULO DE PORCELANA São suportes de sustentação para recipientes que contém o material a ser aquecido. - A tela de amianto distribui uniformemente para o recipiente o calor recebido do bico de Bünsen. Já o triângulo de porcelana serve de suporte para cadinhos de porcelana, que são aquecidos diretamente pela chama.

6 5.ESPÁTULA DE AÇO E MANTA ELÉTRICA Espátula de aço: Utilizada para transferência de sólidos ou como elemento cortante. Manta elétrica : Utilizada para aquecimento de líquidos inflamáveis.

7 4.PINÇA E BAQUETA DE VIDRO Pinça: Pode ser de madeira ou de ferro. Utilizada para prender tubos de ensaio durante o aquecimento. Baqueta, vareta ou bastão de vidro: Utilizada para agitar soluções, ajudar na dissolução de substâncias ou escorrer líquidos de um recipiente para outro.

8 6.TUBOS DE ENSAIO E BÉQUER Tubos de ensaio: Utilizados para efetuar reações em pequena escala ou testes de reações. Béquer: Usado para dissolver substâncias, efetuar reações e aquecer líquidos sobre a tela de amianto.

9 7.FUNIL COMUM E DE BÜCHNER Funil comum: Usado em filtrações comuns, para retenção de partículas sólidas em sistemas heterogêneos. Funil de Büchner: Usado em filtrações a vácuo.

10 8.ERLENMEYER E KITASSATO Erlenmeyer: Devido ao seu gargalo estreito, é usado para agitar soluções e dissolver substâncias. Kitassato: Usado em filtrações à vácuo.

11 9.BALÃO DE FUNDO CHATO E BALÃO DE FUNDO REDONDO São utilizados para aquecer líquidos ou soluções e fazer reações com desprendimentos gasosos. O balão de fundo redondo é, em especial, muito utilizado em refluxos.

12 10.BALÃO VOLUMÉTRICO E FUNIL DE BROMO Balão volumétrico: Usado para medir com precisão um volume determinado (único, fixo), que vem escrito no balão. Funil de decantação, de separação ou de bromo: Utilizado para separar líquidos imiscíveis (que não se misturam).

13 11.BURETA E PROVETA Bureta: Equipamento calibrado para medida precisa de volumes líquidos. Permite o escoamento controlado de líquido através da torneira e é muito utilizado em titulações. Proveta: Geralmente graduada, serve para medir e transferir volumes aproximados de líquidos.

14 12. BALÃO DE DESTILAÇÃO E PIPETA VOLUMÉTRICA Balão de destilação : Utilizado na montagem do aparelho de destilação. Pipeta volumétrica : Usada para medir com precisão volume fixo de líquidos.

15 13. PIPETA GRADUADA E CONDENSADOR Pipeta graduada: Usada para medir volumes variáveis de líquidos, dentro de sua escala, sem grande precisão. Condensadores: Utilizados na condensação de vapores em destilação ou aquecimento sob refluxo.Pode ser de bolas, reto ou serpentina.

16 14. VIDRO DE RELÓGIO E CÁPSULA Vidro de relógio: Pode ser usado para pesagem, transporte e proteção de substâncias, cobrindo a cápsula de porcelana e evitando assim a perda da substância. Cápsula: Normalmente de porcelana ou metal, pode ser aquecida diretamente à chama. É usada para dissolver sólidos em líquidos e concentrar soluções por evaporação do solvente( inclusive para cristalização).

17 15. ALMOFARIZ, PISTILO E CADINHO Almofariz e pistilo : Normalmente feitos de porcelana ou ágata, são utilizados para triturar e pulverizar sólidos. Cadinho: Recipiente de porcelana, prata ou ferro.Pode ou não ter tampa. Resiste a altas temperaturas, sendo utilizado para calcinações (decomposições das substâncias sem oxidação).

18 16.TROMPA D’ÁGUA E DESSECADOR Trompa d’água: É ela que provoca a sucção do ar e com isso, produz o vácuo do processo de filtração. Dessecador: Contém em seu interior substâncias higroscópicas (absorvem a umidade de outras substâncias), como o cloreto de cálcio e sílica gel. É usado quando queremos preservar algum material ou reagente, sem absorção de umidade.


Carregar ppt "Aparelhos de laboratório www.portalmedquimica.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google