A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aparelhos de laboratório

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aparelhos de laboratório"— Transcrição da apresentação:

1 Aparelhos de laboratório
Aparelhos de laboratório

2 APARELHAGEM DE LABORATÓRIO
1. BICO DE BÜNSEN Aparelho ligado ao gás, utilizado para aquecimento de materiais não inflamáveis. Possui em sua base um regulador de entrada de ar para controlar o tipo de chama: impedindo a entrada de ar, a chama se torna amarela e relativamente fria: a combustão é incompleta. Aumentando a entrada de ar, a chama se torna azul, mais quente.

3 3.SUPORTE UNIVERSAL E TRIPÉ DE FERRO
Suporte universal com garras: Utilizado para sustentar peças (tubos de ensaio, condensadores, etc.) e na montagem de aparelhos de laboratório. Tripé de ferro: Serve de sustentação à tela de amianto ou ao triângulo de porcelana. É constituído de ferro fundido.

4 2. TELA DE AMIANTO E TRIÂNGULO DE PORCELANA
São suportes de sustentação para recipientes que contém o material a ser aquecido. - A tela de amianto distribui uniformemente para o recipiente o calor recebido do bico de Bünsen. Já o triângulo de porcelana serve de suporte para cadinhos de porcelana, que são aquecidos diretamente pela chama.

5 5.ESPÁTULA DE AÇO E MANTA ELÉTRICA
Utilizada para transferência de sólidos ou como elemento cortante. Manta elétrica: Utilizada para aquecimento de líquidos inflamáveis.

6 4 .PINÇA E BAQUETA DE VIDRO
Pode ser de madeira ou de ferro. Utilizada para prender tubos de ensaio durante o aquecimento. Baqueta, vareta ou bastão de vidro: Utilizada para agitar soluções, ajudar na dissolução de substâncias ou escorrer líquidos de um recipiente para outro.

7 6 .TUBOS DE ENSAIO E BÉQUER
Utilizados para efetuar reações em pequena escala ou testes de reações. Béquer: Usado para dissolver substâncias, efetuar reações e aquecer líquidos sobre a tela de amianto.

8 7 .FUNIL COMUM E DE BÜCHNER
Usado em filtrações comuns, para retenção de partículas sólidas em sistemas heterogêneos. Funil de Büchner: Usado em filtrações a vácuo.

9 8.ERLENMEYER E KITASSATO
Devido ao seu gargalo estreito, é usado para agitar soluções e dissolver substâncias. Kitassato: Usado em filtrações à vácuo.

10 9 .BALÃO DE FUNDO CHATO E BALÃO DE FUNDO REDONDO
São utilizados para aquecer líquidos ou soluções e fazer reações com desprendimentos gasosos. O balão de fundo redondo é, em especial, muito utilizado em refluxos.

11 10 .BALÃO VOLUMÉTRICO E FUNIL DE BROMO
Usado para medir com precisão um volume determinado (único, fixo), que vem escrito no balão. Funil de decantação, de separação ou de bromo: Utilizado para separar líquidos imiscíveis (que não se misturam).

12 11 .BURETA E PROVETA Bureta: Equipamento calibrado para medida precisa de volumes líquidos. Permite o escoamento controlado de líquido através da torneira e é muito utilizado em titulações. Proveta: Geralmente graduada, serve para medir e transferir volumes aproximados de líquidos.

13 12 . BALÃO DE DESTILAÇÃO E PIPETA VOLUMÉTRICA
Utilizado na montagem do aparelho de destilação. Pipeta volumétrica: Usada para medir com precisão volume fixo de líquidos.

14 13 . PIPETA GRADUADA E CONDENSADOR
Usada para medir volumes variáveis de líquidos, dentro de sua escala, sem grande precisão. Condensadores: Utilizados na condensação de vapores em destilação ou aquecimento sob refluxo.Pode ser de bolas, reto ou serpentina.

15 14 . VIDRO DE RELÓGIO E CÁPSULA
Pode ser usado para pesagem, transporte e proteção de substâncias, cobrindo a cápsula de porcelana e evitando assim a perda da substância. Cápsula: Normalmente de porcelana ou metal, pode ser aquecida diretamente à chama. É usada para dissolver sólidos em líquidos e concentrar soluções por evaporação do solvente( inclusive para cristalização).

16 15 . ALMOFARIZ, PISTILO E CADINHO
Almofariz e pistilo: Normalmente feitos de porcelana ou ágata, são utilizados para triturar e pulverizar sólidos. Cadinho: Recipiente de porcelana, prata ou ferro.Pode ou não ter tampa. Resiste a altas temperaturas, sendo utilizado para calcinações (decomposições das substâncias sem oxidação).

17 16 .TROMPA D’ÁGUA E DESSECADOR
É ela que provoca a sucção do ar e com isso, produz o vácuo do processo de filtração. Dessecador: Contém em seu interior substâncias higroscópicas (absorvem a umidade de outras substâncias), como o cloreto de cálcio e sílica gel. É usado quando queremos preservar algum material ou reagente, sem absorção de umidade.


Carregar ppt "Aparelhos de laboratório"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google