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5 de Maio de 2005 Reunião Apimec DF Alfredo Setubal Diretor de Relações com Investidores Ciclo Apimec 2005.

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1 5 de Maio de 2005 Reunião Apimec DF Alfredo Setubal Diretor de Relações com Investidores Ciclo Apimec 2005

2 1 Ativos (R$ Bilhões) Operações de Crédito (R$ Bilhões) Patrimônio Líquido (R$ Bilhões) Provisões Técnicas – Seguros, Prev. e Capitalização (R$ Bilhões) +15,3% +16,8% +27,4% +35,2% Destaques – 1º Trimestre de 2005

3 2 Agenda Destaques – 1º trimestre de 2005 Novas Iniciativas Crédito Segmentação Eficiência Gestão Orientada para a Sustentabilidade Dimensão Econômica Dimensão Engajamento com Stakeholders Dimensão Social e Ambiental Reconhecimentos Perspectivas Itaú 60 anos

4 Destaques Os resultados obtidos devem-se ao desempenho dos cerca de 45 mil colaboradores no atendimento diferenciado aos clientes. Esse fator, somado ao otimismo e à crença no futuro do País, é primordial para que o Banco mantenha seu ritmo de crescimento. 1º trimestre de 2005

5 4 Destaques – 1º Trimestre de Crescimento da carteira de crédito no trimestre em 7,0%: Crédito Pessoal 22,2% e Veículos 17,3%; 5. Amortização Integral do Ágio vinculado à associação com a LASA no valor de R$ 182 milhões após os efeitos fiscais; 3. Aumento das Provisões: Constituição de R$ 150 milhões de provisão excedente para Créditos de Liquidação Duvidosa no trimestre, totalizando R$ milhões; Manutenção da Provisão adicional para Títulos e Valores Mobiliários em R$ 400 milhões; 1. Resultados: Lucro Líquido de R$ milhões com acréscimo de 10,8% em relação ao 4º trimestre e de 30,3% em relação ao lucro de R$ 876 milhões do 1º Tri./04; ROE 35,1%; Lucro Líquido por lote de mil ações de R$ 10,04; 4. Inadimplência: Manutenção do Índice Nonperforming Loans em 2,9%; 6. Criação do novo segmento – Crédito ao Consumidor- Itaucred: divulgação do resultado das operações realizadas em canais destinados a clientes não-correntistas.

6 5 Lucro Líquido (R$ Milhões) Despesas Não Decorrentes de Juros (R$ Milhões) Receita de Serviços (R$ Milhões) Intermediação Financeira antes da PDD (R$ Milhões) +30,3% +27,7% +9,1% +29,0% Destaques – 1º Trimestre de 2005

7 6 R$ Milhões 1º Tri./054º Tri./041º Tri./04 Administração de Recursos (1) Serviços de Conta Corrente Cartões de Crédito Operações de Crédito e Garantias Prestadas Serviços de Recebimento (2) Outros Total Destaques – 1º Trimestre de Var.1T/05 - 4T/04 Var. 1T/05 - 1T/ (26) Receita de Serviços (1)Fundos de Investimento e Consórcios. (2)Receita de serviços de arrecadação prestados ao INSS.

8 7 ROE (%) ROA (%) Índice da Basiléia (%) Índice de Eficiência (%) Destaques – 1º Trimestre de 2005 Obs: Índices trimestrais anualizados.

9 8 Agências + Postos de Atendimento Bancário (PABs) Clientes de Internet Banking (Milhares) Caixas Eletrônicos Colaboradores (*) Não inclui Credicard e FIC, que em março possuíam 419 e 811 funcionários respectivamente, onde o Itaú detém 50% de participação Destaques – 1º Trimestre de 2005

10 9 (1) Não considera os efeitos fiscais correspondentes. (2) Inclui Lucro Não Realizado de Minoritários, no Patrimônio, no valor de R$ 336 milhões em Março/05, R$ 299 milhões em Dezembro/04 e R$ 336 milhões em Março/04. R$ Milhões 31/03/0531/12/0431/03/04 Aplicação em Dep. Interfinanceiros TVM e Derivativos Operações de Crédito Participação no BPI Dep. Interfinanceiros à Prazo e Recursos de Aceites e Emissão de Títulos Securitização de Ordens de Pagamento Dív. Subordinada e Ações em Tesouraria Total Não Realizado Lucros/(Perdas) Não Realizados (1) (2) Destaques – 1º Trimestre de 2005 Instrumentos Financeiros – Valor de Mercado (41) No Patrimônio Líquido

11 Novas Iniciativas Além da expansão orgânica da atual carteira, a atuação do Itaú na área de crédito ao consumo será reforçada significativamente pelos acordos e associações que realizamos recentemente. Estamos confiantes que estas parcerias intensificarão o relacionamento comercial com os clientes atuais e atrairão novos correntistas para o Banco.

12 11 Nova Marca (relacionada ao Itaú). Foco em consumidores de baixa renda. Plataforma própria. Operação iniciada em junho de 2004 com 3 lojas em São Paulo (em março de 2005 eram 52 lojas). Utilização da rede de Caixas Eletrônicos do Itaú. Diversificação de receitas no segmento específico de financiamento. Agilidade nas operações. Previsão: 150 lojas até o final de Novas Iniciativas Taií

13 12 Conglomerado Credicard Emissão de Cartões Relacionamento com Estabelecimentos Comerciais Processamento de Transações Maior emissora de cartões de crédito do Brasil, com market share de 17,2% por faturamento; Base de cartões: 7,3 milhões em março de Realiza captura e transmissão exclusiva de transações de cartões de crédito e débito de bandeiras como Mastercard, Redeshop e Diners; Relacionamento com pontos de venda. Líder em processamento no mercado de cartões de crédito do Brasil, com base de 16,9 milhões de cartões atendidos; Diversificação de produtos para quaisquer clientes que utilizem cartões como meio de pagamento. Aumento na Participação – Credicard e Orbitall Novas Iniciativas

14 13 Antes Depois Itaú 33,33% Unibanco 33,33% Citigroup 33,33% Itaú 50% Citigroup 50% Credicard – Nova Estrutura Societária Novas Iniciativas Aumento na Participação – Credicard e Orbitall Em fev/05 foi firmado novo acordo de gestão que estabeleceu que até o final de 2005 os cartões da Credicard serão segregados igualitariamente de acordo com seu valor econômico entre Itaú e Citigroup; A marca Credicard continuará sob gestão compartilhada dos sócios até dez/2008; O aumento da participação societária na Credicard amplia significativamente as possibilidades de negócios do Itaú, uma vez que o acordo de acionistas garante a exploração de oportunidades de vendas cruzadas com os clientes não-correntistas.

15 Em milhares Liderança em Market Share no Brasil: 20,7% Base de Cartões de Crédito Aumento na Participação – Credicard e Orbitall Novas Iniciativas

16 15 Reforço da estratégia de atuação do Itaú no mercado de cartões de crédito (crescimento esperado maior que no mercado de correntistas); Aumento das sinergias decorrentes da maior escala de emissão de cartões e processamento de transações; Diversificação de produtos de processamento ligados à utilização de cartões como meios de pagamento; Aumento significativo da participação de mercado: em quantidade de cartões, saindo de 12,9% para 20,7% em um mercado de 52,5 milhões de cartões. Novas Iniciativas Aumento na Participação – Credicard e Orbitall

17 16 Foco no crescimento de operações de crédito para pessoas físicas BMG – instituição tradicional com especialização na concessão de crédito em consignação para funcionários do setor público, de empresas privadas e para pensionistas e aposentados do INSS; Acordo com validade de 3 anos envolvendo linha de crédito de no mínimo R$ 1,5 bilhão (aporte inicial: R$ 500 milhões + R$ 100 milhões/mês); Crescimento de operações de crédito para pessoas físicas, com reforço especial na Financeira Taií; Possibilidade de oferta de produtos e serviços financeiros diferenciados aos clientes do BMG (seguros, previdência, capitalização, cartões de crédito e outros) através da rede de mais de 15 mil pontos de atendimento do BMG. 09/12/2004 Novas Iniciativas Acordo Operacional com o Banco BMG

18 17 13/12/2004 Aquisição de carteira de financiamento de veículos de aproximadamente R$ 184 milhões detida pelo Banco Intercap; Representa base de 178 mil clientes, dos quais 55 mil possuem financiamento de veículos em ser; Aquisição de promotora responsável pela geração de financiamentos, englobando sistemas, contratos com lojistas, pessoal especializado na análise de crédito para este segmento e estrutura comercial dedicada, pelo valor de R$ 65,5 milhões. Novas Iniciativas Acordo com o Banco Intercap Foco no crescimento de operações de crédito para pessoas físicas

19 18 Ampliação do foco no crédito direto ao consumidor. Parceria de longo prazo: 20 anos, com opção de prorrogação. Gestão operacional da responsabilidade do Itaú. Exclusividade na exploração de produtos e serviços financeiros para os clientes das empresas. 180 lojas265 lojas Previsão para 2005: 28/02/ /10/2004 Novas Iniciativas Parceria com Varejistas

20 PABs752 FIC (CBD)+265 FAI (LASA) *+180 Distribuição física 2005 Agências Agências Personnalité CEIs Lojas Taií Expansão! Rede + Pontos de vendas Total +694 * Total de lojas Novas Iniciativas Pontos de atendimento

21 20 3,3 milhões Cartões de Crédito (Private Label) Valor Corrente(*) FIC (CBD) FAI (LASA)186 mil 480 mil Cartões de Crédito FIC (CBD) FAI (LASA)- - Crediário e Empréstimo Pessoal FIC (CBD) FAI (LASA)137 mil 580 mil Contratos de Crédito ao Consumidor FIC (CBD) FAI (LASA)32 mil 4,7 milhõesTotal Em quantidades Novas Iniciativas Produtos Financeiros (*) As quantidades referem-se aos dados mais recentes disponíveis na época em que as associações foram feitas. Para a FAI (LASA) os dados referem-se a setembro de 2004, e para a FIC (CBD), referem-se a março de 2004.

22 Crédito A expansão do crédito foi um dos principais mecanismos da retomada do crescimento econômico. O Itaú tem importante papel no apoio ao desenvolvimento do País e na geração de empregos. Em 2005 continuaremos ampliando nossa carteira de crédito, consolidando as operações destinadas a financiar o consumo.

23 22 R$ Milhões CAGR: 21,5% CAGR: 22,9% Crédito Operações de Crédito (*) Em 31 de março de 2005.

24 23 (*) Saldo de PDD / Total Nonperforming Loans Não se espera uma contínua melhora desses indicadores, em virtude do foco comercial dado aos produtos de crédito com maiores margens, mas, ao mesmo tempo, com maior risco de crédito. Crédito Qualidade da Carteira Índice de Nonperforming Loans (%) Índice de Cobertura (*)

25 24 R$ Milhões (*) Crédito Rural e Financiamentos Imobiliários – Empréstimos ligados à disponibilidade de Depósitos à Vista e Poupança. 31-mar-0531-dez-0431-mar-04 Var Mar/05 -Dez/04 Var Mar/05 -Mar/04 Pessoa Física ,7%62,7% Empréstimos Empresas ,7%12,9% Micro, Peq. e Médias Empresas ,4%60,0% Grandes Empresas ,4%1,1% Empréstimos Direcionados (*) ,1%16,6% Total - Empréstimos ,0%27,4% Títulos Públicos - Brasil ,6%-44,2% Títulos Privados ,0%22,4% Total - Títulos ,8%-16,0% Total ,1%12,9% Aplicações Dirigidas aos Agentes Econômicos Crédito

26 Emprést. direcionados Pessoas físicas Micro, peq. e médias empresas Grandes empresas Crédito Mudança no mix da carteira de crédito Em % % Mar/ %

27 Segmentação Em 2005 pretendemos manter a expansão das áreas de pessoa física e das médias, pequenas e micro empresas. Essas empresas vêm ampliando a produção e investem em capacidade produtiva.

28 27 Itaú CorporaçãoItaucredItaú BBAItaubanco Segmentação Pro Forma

29 28 R$ Milhões Pro Forma Obs.: O Consolidado não representa a soma das partes porque existem operações entre as empresas que foram eliminadas apenas no Consolidado. (1) Lucro Líquido do Trimestre. (2) Inclui Avais e Fianças. ItaubancoItaú BBAItaucredCorporaçãoItaú Lucro Líquido (1) (648) Capital Alocado Nível I ROE (%)103,2%33,9%50,7%-63,2%32,9% Carteira de Crédito (2) Total de Ativos Dez/04 Destaques dos Segmentos (7) ,0%35,8%52,4%-1,0% 35,1% ItaubancoItaú BBAItaucredCorporaçãoItaú Lucro Líquido (1) Capital Alocado Nível I ROE (%) Carteira de Crédito (2) Total de Ativos Mar/05 Segmentação

30 29 Itaú CorporaçãoItaucredItaú BBAItaubanco Segmentação Pro Forma Banking Cartões - Correntistas Seguros, Prev. e Capitalização Fundos e Carteiras Adm.

31 30 4º Tri/04 Ajustado(*) R$ Milhões (*) Ajustado dos itens eventuais em R$ 612 milhões na Margem Financeira, R$ 124 milhões em Receita de Prestação de Serviços e em R$ 250 milhões em Imposto de Renda e Contribuição Social. 1º Tri/05 4º Tri/04 (*) Variação Margem Financeira Resultado com Créditos de Liq. Duvidosa (481)(257) (224) Receita de Prestação de Serviços Despesas não Decorrentes de Juros (1.955)(2.045) 90 Imposto de Renda e Contribuição Social (344)(331) (13) Outros (40) 11 (52) Lucro Líquido (79) Capital Alocado Nível I ROE (%) 47,0%59,1% Itaubanco Segmentação Demonstração do Resultado

32 31 Diversificação das fontes de lucros Não derivam exclusivamente das taxas de juros Lucro Líquido Consolidado Segmentação Itaubanco R$ Milhões Cartões de Crédito - Correntistas Seguros, Prev. e Cap. Fundos e Carteiras Adm. Total (168) (79) Itaubanco - Banking 1º Tri/05 4º Tri/04 (*) Var. (*) Ajustado dos itens eventuais em R$ 612 milhões na Margem Financeira, R$ 124 milhões em Receita de Prestação de Serviços e em R$ 250 milhões em Imposto de Renda e Contribuição Social.

33 32 R$ Milhões (Exceto onde indicado) 1º Tri/054º Tri/04Variação Margem Financeira Resultado com Créditos de Liq. Duvidosa (38) (41) 3 Receita de Prestação de Serviços Despesas não Decorrentes de Juros (297) (287) (10) Imposto de Renda e Contribuição Social (80) (39) (41) Outros(74) (48) (26) Lucro Líquido Capital Alocado Nível I ROE (%)129,5%82,8% Nº de Cartões (mil) Faturamento (377) Cartões de Crédito - Correntistas Segmentação Demonstração do Resultado

34 33 Índice Combinado R$ Milhões Seguros, Previdência e Capitalização O Índice Combinado apresenta tendência de queda há 8 trimestres. Segmentação Demonstração do Resultado 1º Tri/054º Tri/04Variação Prêmios de Seguros, Contribuições de Planos e Receitas de Capitalização (333) Variação das Provisões Técnicas (382) (843)461 Despesas de Comercialização (108) (103)(5) Sinistros de Seguros, Benefícios de Previdência e Resgates de Capitalização (690) (578)(112) Outros Resultados Operacionais 1 15 (14) Margem Operacional183186(3) Resultado Financeiro Despesas não Decorrentes de Juros(143)(152)9 Imposto de Renda e Contribuição Social(46)(23) Outros15(24)39 Resultado de Seguros, Prev., e Cap Índice Combinado (%)90,9%92,9%2,0% Índice de Sinistralidade (%)51,2%49,7%1,5%

35 34 Crescimento de 20,8% no volume de Fundos e Carteiras Administradas e de 35,2% no volume de Provisões Técnicas em relação a Mar/2004 R$ Bilhões Provisões Técnicas de Seguros, Previdência e Capitalização Volume de Fundos e Carteiras Administradas Recursos Administrados e Provisões Técnicas Segmentação Itaubanco

36 35 Itaú CorporaçãoItaucredItaú BBAItaubanco Segmentação Pro Forma Operações Corporate

37 36 1º Tri/05 4º Tri/04 R$ Milhões 1º Tri/054º Tri/04Variação Margem Financeira (94) Resultado com Créditos de Liq. Duvidosa Receita de Prestação de Serviços80 84 (4) Despesas não Decorrentes de Juros(130) (159) 28 Imposto de Renda e Contribuição Social(103) (151) 49 Outros(27) 1 Lucro Líquido Capital Alocado Nível I ROE (%)35,8%33,9% Segmentação Itaú BBA Demonstração do Resultado

38 37 Itaú BBA: banco de atacado inserido em um conglomerado financeiro; Perspectiva do crédito ao segmento corporate no Brasil: queda nos spreads, aumento da competitividade, base de clientes limitada. Atualmente, 51% de todas as nossas receitas com clientes não são relacionadas a crédito; Desafio: manter os níveis de rentabilidade atuais nos próximos anos, considerando menores margens em crédito; Nossa estratégia: compensar menores ganhos em crédito com o aumento da distribuição de produtos não relacionados a crédito para nossos clientes através de: Vendas cruzadas – continuar a se beneficiar da sinergia com o Itaú, incrementando a venda de operações estruturadas de tesouraria como hedge e também produtos mais simples como folha de pagamentos e cobrança; Banco de Investimentos – representa atualmente 5% das receitas do Itaú BBA. O segmento tem grande chance de ampliação nos próximos 5 a 6 anos, e nossa meta é ampliar sua participação para 20% das receitas ao final deste período. O Itaú BBA está bem-posicionado no segmento de banco de investimentos – é líder em emissões de renda fixa e está reforçando sua equipe de renda variável para se consolidar também como banco de investimento. Segmentação Estratégia – Itaú BBA

39 38 Itaú CorporaçãoItaucredItaú BBAItaubanco Segmentação Pro Forma FIC 50% CBD 50% Itaú FAI 50% LASA 50% Itaú Lojas Próprias 100% Itaú Crédito Consignado Fináustria Itaucred Veículos Banco Fiat Intercap Veículos Cartões de Crédito não-correntistas 50% da Credicard

40 39 R$ Milhões 1º Tri/054º Tri/04Variação Margem Financeira Resultado com Créditos de Liq. Duvidosa(120) (41) (79) Receita de Prestação de Serviços Despesas não Decorrentes de Juros(288) (273) (15) Imposto de Renda e Contribuição Social(56) (39) (17) Outros(30) (27) (3) Lucro Líquido Capital Alocado Nível I ROE (%)52,4%50,7% Segmentação Itaucred Demonstração do Resultado

41 40 Operações realizadas em canais destinados a clientes não-correntistas. R$ Milhões 1º Tri/054º Tri/04Variação Veículos74 - Cartões de Crédito - Não Correntistas Taií(8) 2 (10) Total Segmentação Itaucred Lucro Líquido Consolidado Em 2005 estima-se a contratação de mais 5 mil funcionários para este novo segmento, porém, a um custo mais baixo.

42 Eficiência Nos últimos anos diversas medidas de racionalização, os ganhos decorrentes da bem- sucedida consolidação das instituições adquiridas e o compromisso de toda a organização contribuíram para uma eficaz gestão de custos.

43 42 54,5% 52,4% Índice de Eficiência do ano. Índice de Eficiência Segmentação Meta do Índice: 50%

44 43 Forte atuação no controle de custos ItaucredOrbitall Despesas não Decorrentes de Juros Segmentação R$ Milhões

45 44 Despesas não Decorrentes de Juros Segmentação R$ Milhões 1º Tri/054º Tri/041º Tri/04 Var. 1T/05 - 4T/04 Var. 1T/05 - 1T/04 Despesas de Pessoal Outras Despesas Administrativas (115) 107 Outras Despesas Operacionais (29) (108) Desp. Tributárias (CPMF / Outros) Total (99) 198 (-) Itaucred (288) (273) (185) (15) (103) (-) Orbitall (146) (91) (57) (55) (89) Total Ajustado (169) 6 Obs: Os acréscimos de participação no Credicard de 33,3% para 50,0% e na Orbitall de 33,3% para 100,0% foram considerados na consolidação a partir de 31/10/04 e a partir de 30/11/04, respectivamente.

46 Gestão orientada para sustentabilidade Dimensão Econômica Entendemos que a governança corporativa é a garantia de contínuo crescimento nos resultados – por meio de uma gestão ética, transparente, com respeito ao acionista minoritário e performance financeira agregada à responsabilidade social, cultural e ambiental.

47 46 R$ bilhões Ações PN – Cotação do último dia de cada período ItaúBradescoUnibanco Valor de Mercado Dimensão Econômica Gestão orientada para a Sustentabilidade 21,3 19,5 7, ,6 18,0 7, ,1 15,8 4, ,7 24,1 8, ,2 30,5 9, ,8 38,0 10,7 Mar/05

48 47 Índice de solvabilidade (%) Dez/00 14,4 Dez/01 16,9 Dez/02 18,4 Dez/03 19,8 Dez/04 20,6 Forte capitalização! Dimensão Econômica Gestão orientada para a Sustentabilidade 18,3 Mar/05

49 48 Governança Corporativa 2001 Eleição de Membros Independentes para o Conselho de Administração (atualmente 4 independentes) Adesão ao nível 1 de Governança Corporativa da Bovespa 2002 Tag Along para TODOS os acionistas ADR Nível II na NYSE Status de Financial Holding Company Comitê de Divulgação e Comitê de Negociação de Valores Mobiliários com executivos e conselheiros independentes 2004 Comitê de Auditoria (Padrões Internacionais): 3 conselheiros, sendo 2 totalmente independentes Programa de Reinvestimento de Dividendos Nova comunicação com acionistas Ações Itaú em Foco Regras Operacionais para a Tesouraria 2003 Melhor Governança Corporativa em Mercados Emergentes (Euromoney) Programa de Recompra de Ações com prazo de um ano Publicação do Regimento Interno do Conselho Fiscal 2005 Criação do Comitê de Remuneração Comitês de Divulgação e Negociação tornaram-se estatutários Lei Sarbanes-Oxley Aperfeiçoamento contínuo do sistema de controles internos. Controles internos relativos às demonstrações financeiras. Controles relativos à divulgação. Dimensão Econômica Gestão orientada para a Sustentabilidade

50 49 Regras Operacionais para a Tesouraria - Destaques Lançamento em 18 de novembro de 2004 durante a Apimec São Paulo; Programa de recompra ativo há mais de 20 anos; Regras operacionais informais; Estão em sintonia com a nossa Política de Negociação, divulgada em 31/07/2002; Adoção voluntária das Regras Operacionais para a Tesouraria; Itaú Holding: 1ª empresa no Brasil a adotar uma política própria de compras pela tesouraria; Resultado de ampla pesquisa nacional e internacional sobre as melhores práticas do mercado; Aquisição de ações para tesouraria com as finalidades de: Cancelamento sem redução do capital; Constituição de reserva para plano de outorga de opções de ações. Dimensão Econômica Gestão orientada para a Sustentabilidade

51 50 135,5 Empréstimos PF 135,7121,593,0 Empréstimos PJ(Mic.,Peq. e Méd.) 167,1138,193,0 Empréstimos PJ (Grandes) 99,7100,8120,0 Fundos e Cart. Administradas 123,0122,4105,7 Títulos Públicos 48,5102,2102,1 PDD (Ativo) 96,5107,8115,5 Resultado Operacional 128,5102,8132,7 Lucro Líquido 119,8121,9118,1 ROE Anualizado 101,9107,694,5 Índice da Basiléia (Cons.Oper.) 100,087,6101,5 Índice de Eficiência 96,2100,9111,9 Patrimônio Líquido 116,9111,1 105,0 Ativos Totais 109,8114,0 Jan04 a Dez/04 Ita ú Holding x Bradesco x Unibanco Base Dez/03 = 100 Jan04 a Dez/04 Dimensão Econômica - Concorrência Gestão orientada para a Sustentabilidade

52 51 Marca mais valiosa em 2001 (US$ 970 milhões) em 2003 (US$ 1,093 bi)... e em 2004 (US$ 1,204 bi) Fonte: Interbrand Dimensão Econômica - Marca Gestão orientada para a Sustentabilidade

53 52 Empresas mais admiradas Carta Capital Interscience Dimensão Econômica Gestão orientada para a Sustentabilidade

54 53 Consistência da forte performance financeira e melhoria da eficiência operacional; Estratégia de expansão de crédito para pequenas e médias empresas; Manutenção das políticas conservadoras de provisionamento; Alteração do mix de ativos reduzindo a volatilidade. Março de 2005 Longo e consistente histórico de desempenho em cenários voláteis; Qualidade do patrimônio; Significativa presença internacional reduzindo a volatilidade interna; Forte capitalização e provisionamento. O Itaú tornou-se o melhor banco classificado do Brasil pela Moody´s (universo de 23 bancos avaliados) e pela Fitch Ratings (46 bancos avaliados). Abril de 2005 Principais diferenciais competitivos: Gestão orientada para a Sustentabilidade Dimensão Econômica - Ratings

55 Engajamento de Stakeholders A atuação do Itaú é direcionada à continua melhoria da qualidade e a satisfação do cliente, com o apoio de tecnologia, segmentação dos negócios, expansão da rede e profissionais comprometidos com o bom atendimento. Gestão orientada para sustentabilidade

56 55 Novo Código de Ética Dimensão Engajamento com Stakeholders Gestão orientada para a Sustentabilidade Colaboradores Concorrência Outros Stakeholders Sociedade Parceiros e Fornecedores Acionistas Clientes Autoridades Respeito à pessoa Observância estrita às leis e aos regulamentos Busca permanente do desenvolvimento Respeito à diversidade Ética Transparência Excelência no atendimento

57 56 Crédito Consciente (2004) Crédito. Use com moderação Responsabilidade de educação financeira que o Itaú desempenha junto a seus clientes Objetivo: Clientes, Funcionários, Empresas, Governo, Alunos da rede pública de ensino, Imprensa, Público em geral e etc... Público-Alvo: Mercado Nacional Atuação: Premissas: Ouvidoria Itaú (2004) Relacionamento Educação Financeira Uso racional aumenta o consumo e reduz a inadimplência Portfólio de produtos de crédito segmentado e adequado ao perfil de cada cliente Dimensão Engajamento com Stakeholders Gestão orientada para a Sustentabilidade

58 57 Transparência no Itaú Reuniões em todas as regionais da Apimec desde 1999 (12 reuniões previstas para 2005); 8 a 10 roadshows por ano no exterior (EUA e Europa); Site de Relações com Investidores desde 2000 em 3 idiomas (TOP 5 na América Latina há 7 anos); 1ª empresa brasileira a adotar o Microsoft CRM em RI; Envio de comunicados para mais de 9 mil cadastrados; Relatório Anual disponibilizado no site de RI no mesmo dia da divulgação dos resultados do exercício; Publicação trimestral da Análise Gerencial da Operação e anual do Balanço Social desde 1999; Disponível também em US GAAP. Dimensão Engajamento com Stakeholders Gestão orientada para a Sustentabilidade Inauguração Goiânia em 2002 Segunda Reunião em

59 Dimensão Social,Cultural e Ambiental Gestão orientada para sustentabilidade A atuação da Fundação Itaú Social e do Instituto Itaú Cultural, que beneficiam significativa parcela da população, contribuem para o desenvolvimento do Brasil por meio da inclusão social via melhoria da educação e democratização da cultura.

60 59 Patrimônio Líquido: R$ 328 milhões (Mar/05) Programas Próprios: Prêmio Itaú-Unicef Encontros Regionais de Formação Gestores de Aprendizagem Programa Jovens Urbanos Atuação Direta em Apoio à Escola Pública Atuação junto a Entidades não Governamentais Foco de Atuação: melhoria da qualidade da educação pública básica Principais Parcerias: Canal Futura, Programa Capacitação Solidária, Prêmio Escola Voluntária, Programa Alfabetização Solidária, UNICEF, CENPEC, CONSED, UNDIME, UNESCO Dimensão Social, Cultural e Ambiental Gestão orientada para a Sustentabilidade

61 R$ 25 milhões investidos e mais de 400 mil visitantes à sede em São Paulo Criação do Instituto Itaú Cultural Promoção e divulgação da cultura brasileira Democratização do acesso à cultura brasileira - em 2004 as doações somaram 6 mil produtos culturais Articulação entre produtores e ação cultural (Internet, rádio e televisão) Conteúdo cultural diferenciado, com acervo geral de mais de 31 mil títulos; Parcerias e convênios com diversos órgãos e entidades Toda a produção, distribuição e visitação cultural do Itaú Cultural é oferecida à sociedade de forma absolutamente gratuita. Site: com mais de 2,5 milhões de visitantes em 2004 e premiado pelo Ibest como o melhor site brasileiro de Arte e Cultura. Instituto Itaú Cultural Dimensão Social, Cultural e Ambiental Gestão orientada para a Sustentabilidade

62 61 Criado em 2002 em Londres, visando disseminar princípios de responsabilidade social e gerenciamento ambiental em projetos de indústrias de diversos setores; Financiamento de Projetos acima de US$ 50 milhões; Compromisso com a Responsabilidade Ambiental; Os princípios são segmentados em categorias considerando os riscos de cada projeto: Categoria A (alto risco) Categoria B (médio risco) Categoria C (baixo risco) Para as Categorias A e B se faz necessário emitir um Relatório de Impacto Ambiental onde se estudam prejuízos e providências a serem adotadas por conta da implantação do projeto e em alguns casos um Plano de Gerenciamento Ambiental. Projeção do IFC (International Finance Corporation) Em 10 anos mais de US$ 100 bilhões em investimentos serão sujeitos a essas regras Princípios do Equador Dimensão Social, Cultural e Ambiental Gestão orientada para a Sustentabilidade

63 62 Desde 1999 o Banco Itaú faz parte do Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World), juntamente com outras 318 empresas. O índice sofre revisão anual de sua composição. Sustentabilidade Corporativa Capacidade de Criação de Valor para o Acionista no Longo Prazo Consciência Social, Cultural e Ambiental Qualidade da Administração O DJSI World tornou-se, desde sua criação, em janeiro de 1999, uma referência importante para investidores e administradores de recursos estrangeiros, que baseiam-se em sua performance para tomar suas decisões de investimentos. O Itaú está na carteira do índice desde sua criação em 1999, e manteve-se em 2004 como o único banco latino americano a fazer parte do DJSI. A Itaúsa foi escolhida em 2004 para compor o índice pelo segundo ano consecutivo. Dow Jones Sustainability World Index Dimensão Social, Cultural e Ambiental Gestão orientada para a Sustentabilidade

64 63 Fundo Itaú Excelência Social (2004) Disponível para todos os segmentos de clientes Carteira composta de acordo com critérios de responsabilidade social corporativa Práticas Sociais Práticas de Proteção ao Meio Ambiente Boas Práticas de Governança Corporativa Conselho consultivo formado por especialistas Referendar as ações elegíveis para composição da carteira Representantes de instituições da sociedade civil Destinação de metade da taxa de administração a projetos e entidades que viabilizam iniciativas de caráter social. Dimensão Social, Cultural e Ambiental Gestão orientada para a Sustentabilidade

65 64 Adoção voluntária da metodologia de reporte de indicadores de sustentabilidade sugerida pelo GRI; GRI: instituição independente e associada à ONU que congrega stakeholders de diversos segmentos de atuação; Indicadores publicados no Balanço Social de 2004; Ampliação da transparência da estratégia de responsabilidade corporativa. Global Reporting Initiative (2005) Dimensão Social, Cultural e Ambiental Gestão orientada para a Sustentabilidade

66 65 Cidadania Corporativa Preocupação consciente com as dimensões social, ambiental e econômica da performance organizacional. Dimensão Social, Cultural e Ambiental Gestão orientada para a Sustentabilidade

67 Reconhecimentos O Itaú vem recebendo importantes reconhecimentos que refletem o esforço de suas equipes na construção de um banco cada vez mais sólido e confiável.

68 67 Reconhecimentos Melhor Banco no Brasil – Euromoney (7º ano consecutivo) Melhor Banco no Brasil – The Banker (4ª vez) Melhor Banco no Brasil – Latin Finance (5ª vez) Melhor Banco no Brasil – Global Finance (2ª vez) Melhor Banco da América Latina – Emerging Markets (3ª vez) Dez empresas globais mais respeitadas – Pricewaterhouse Coopers e Financial Times Melhor RI de Inst.Financeiras 2004 – Rev.Institutional Investor Melhor empresa em Governança Corporativa no Brasil – Euromoney (2º ano consecutivo) Selo Animec de Companhia Aberta (2ª vez) Top 5 da América Latina 2004 – Site de RI (7ªvez) Melhor Relatório Anual Online da América Latina (4ª vez)

69 2005 Perspectivas Acreditamos ser possível manter para 2005 o retorno sobre o patrimônio líquido nos atuais níveis e que os investimentos que têm sido feitos permitirão o contínuo desenvolvimento dos negócios, com aumento dos resultados e criação de valor para os acionistas.

70 69 Perspectivas 2005 Expansão da rede de pontos de venda Continuidade da expansão do crédito Foco no crédito ao consumidor (Taií, FIC CBD, FAI LASA, Veículos...) Cartão de crédito - Operação Credicard Expansão da base de clientes Retenção de clientes Foco na gestão de custos

71 60 anos Itaú A imagem sólida e confiável construída ao longo dos anos é reforçada por uma cultura fundamentada em valores como transparência, ética, respeito ao diálogo e a diversidade, desenvolvimento sustentável do negócio, capacidade de gestão de riscos sociais, econômicos e ambientais.

72 71 Novas agências Maior Presença da Marca Sinalização Mais Dinâmica Transparência dos Materiais Ambientação Itaú 60 anos

73 72 O Itaú quer ouvir você Compromisso público. Preocupação em evoluir sempre ouvindo o cliente. Queremos ouvir cada vez mais para construir os próximos 60 anos. Responsabilidade pela entrega: Equipes de Agências Centrais de atendimento aos clientes Todas as áreas da Administração Central Nosso compromisso com prazo de retorno: 5 dias Maio: Lançamento teste piloto em Curitiba Junho: Lançamento Nacional Nova Campanha Itaú 60 anos

74 A capitalização de mercado superior, o aumento da liquidez das ações e o lançamento de produtos/serviços diferenciados para o mercado de capitais refletem a valorização da Cultura de Performance, visando a criação de valor para nossos acionistas e focando uma rentabilidade sustentável. Cultura de Performance

75 74 R$ Milhões CAGR (90-04) = 14,0% Evolução do Patrimônio Líquido e Lucro Líquido 1 º Trimestre de 2005 Lucro Líquido: R$ milhões Patrimônio Líquido: R$ milhões CAGR (90-04) = 24,2% Cultura de Performance Crescimento Sustentado de Resultados

76 75 Evolução do Patrimônio Líquido e Lucro Líquido R$ Milhões CAGR (90-04) = 14,0% CAGR (90-04) = 24,2% Plano Real Crise do México Crise Asiática Crise Russa Desvalorização do Real Crise da Argentina Plano Collor Jan/90 a Mar/05 Dividendos: R$ 7,0 Bilhões Aumento de Capital: R$ 0,1 Bilhão Adaptabilidade a Vários Cenários Cultura de Performance Crescimento Sustentado de Resultados 1 º Trimestre de 2005 Lucro Líquido: R$ milhões Patrimônio Líquido: R$ milhões

77 76 (*) Anualizado Evolução do ROE (%) Crescimento Sustentado de Resultados Cultura de Performance

78 77 US$ Crise Russa Desvalorização do Real Crise Mexicana Crise Asiática Crise Argentina Ataque ao WTC Itaú (1) Itaú (2) Ibov. 10 anos 25,20%20,60% 8,92% 5 anos 22,87%18,51%2,69% 12 meses 128,02%120,77%47,46% Valorização Média Anual em Dólar Período Eleitoral (1) Com Reinvestimento de Dividendos (2) Sem Reinvestimento de Dividendos Evolução de US$ 100 investidos em Abr/95 até Abr/05 Valorização das Ações Preferenciais Crescimento Sustentado de Resultados Cultura de Performance O Itaú Holding é o líder em performance no setor bancário brasileiro e o banco com maior valor de mercado da América Latina.

79 5 de Maio de 2005 Reunião Apimec DF Alfredo Setubal Diretor de Relações com Investidores Ciclo Apimec 2005


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