A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CÓDIGO DE ENDEREÇAMENTO POSTAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CÓDIGO DE ENDEREÇAMENTO POSTAL"— Transcrição da apresentação:

1 CÓDIGO DE ENDEREÇAMENTO POSTAL
CEP CÓDIGO DE ENDEREÇAMENTO POSTAL

2 CEP ORIGEM Regulamento Provisional da Administração Geral dos Correios da Coroa e Província do Rio de Janeiro; O Brasil é o segundo País a adotar um selo como taxa de serviço postal; Implantação do telégrafo elétrico em 1852; criação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

3 CEP OBJETIVO O CEP é um conjunto numérico constituído de oito algarismos, cujo objetivo principal é orientar e acelerar o encaminhamento, o tratamento e a distribuição de objetos de correspondência, por meio da sua atribuição localidades, logradouros, unidades dos Correios, serviços, órgãos públicos, empresas e edifícios. A finalidade do CEP é racionalizar os métodos de separação da correspondência por meio da simplificação das fases dos processos de triagem, encaminhamento e distribuição, permitindo o tratamento mecanizado com a utilização de equipamentos eletrônicos de triagem.

4 CEP ESTRUTURA INICIAL ( 1971 ) CAPA CONTRA CAPA

5 CEP ESTRUTURA ATUAL (1992 ) Oito algarismos;

6 CEP ESTRUTURA ATUAL (1992 ) O Brasil foi dividido em dez regiões postais para fins de codificação postal, utilizando como parâmetro o desenvolvimento sócio-econômico e fatores de crescimento demográfico de cada Unidade da Federação ou conjunto delas. A distribuição do CEP foi feita no sentido anti-horário a partir do estado de São Paulo, pelo primeiro algarismo.

7 CEP

8 CEP ESTRUTURA O primeiro algarismo representa a Região Postal 1
(Interior do Estado de São Paulo).

9 CEP Cada Região Postal foi dividida em 10 sub-regiões que são
Indicadas pelo segundo algarismo do CEP. No nosso exemplo, os dois primeiros algarismos estão representando a Sub-Região 13, cuja sede neste caso é a cidade de Campinas.

10 CEP Cada Sub-Região foi dividida em 10 Setores que são
representados pelo terceiro algarismo. No nosso exemplo, os três primeiros algarismos estão representando o Setor 133, cuja sede também é a cidade de Campinas.

11 CEP Cada Setor foi dividido em 10 sub-setores que são
representados pelo quarto algarismo. No nosso exemplo, os quatro primeiros algarismos estão representando o Sub-Setor 1316, cuja sede é a cidade de Artur Nogueira.

12 CEP Cada Sub-Setor foi dividido em 10 divisores que são
representados pelo quinto algarismo. No nosso exemplo, os cinco primeiros algarismos estão representando o Divisor 13165, cuja sede é a cidade de Engenheiro Coelho.

13 CEP Os três algarismos após o hífen são denominados de SUFIXO e
destinam-se à identificação individual de Localidades, Logradouros, Códigos Especiais e Unidades do Correio, conforme o seguinte: Localidades não codificadas por logradouros (possuem um único CEP): Faixa de Sufixos utilizada: 000 a 999 Caixas Postais Comunitárias: 990 a 998

14 CEP Localidades codificadas por logradouros:
Logradouros: Faixa de Sufixos utilizada: 000 a 899 Códigos Especiais: Faixa de Sufixos utilizada: 900 a 959 CEPs Promocionais: Faixa de Sufixos utilizada: 960 a 9 Unidades dos Correios: Faixa de Sufixos utilizada: 970 a 989 e 999. Caixas Postais Comunitárias: Faixa de Sufixos utilizada: 990 a 998.

15 CEP VANTAGENS O uso adequado do CEP é imprescindível para que os Correios possam tratar com rapidez os objetos que lhe são confiados.

16 CEP SE NÃO EXISTISSE Se o sistema atual utilizado para codificar o endereçamento postal não existisse da maneira que é hoje, provavelmente teríamos algo muito parecido. Pois é de maneira precisa e eficiente que o sistema atual trata as Informações à qual se destina.

17 FIM


Carregar ppt "CÓDIGO DE ENDEREÇAMENTO POSTAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google