A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso Técnico em Informática Disciplina: Programação Web 2 - PHP

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso Técnico em Informática Disciplina: Programação Web 2 - PHP"— Transcrição da apresentação:

1 Curso Técnico em Informática Disciplina: Programação Web 2 - PHP
Professor Rafael Silva Site:

2 PHP – O que é? PHP (abreviatura recursiva para "PHP: Hypertext Preprocessor", originalmente Personal Home Page) é uma linguagem interpretada livre, usada originalmente apenas para o desenvolvimento de aplicações presentes e atuantes no lado do servidor, capazes de gerar conteúdo dinâmico na World Wide Web.

3 Figura entre as primeiras linguagens passíveis de inserção em documentos HTML, dispensando em muitos casos o uso de arquivos externos para eventuais processamentos de dados. O código é interpretado no lado do servidor pelo módulo PHP, que também gera a página web a ser visualizada no lado do cliente.

4 Onde é Usado? Concorrente direto da tecnologia ASP pertencente à Microsoft, o PHP é utilizado em aplicações como o Wikipedia, Facebook, Youtube, WordPress e o Magento. É muito utilizado por aplicações que usam Banco de Dados.

5 Criação do PHP Criado por Rasmus Lerdorf em 1995, o PHP tem a produção de sua implementação principal — referência formal da linguagem, mantida por uma organização chamada The PHP Group. O PHP é software livre, licenciado sob a PHP License. Site Oficial:

6 Mais sobre o PHP Existem versões do PHP disponíveis para os seguintes sistemas operacionais: Windows, Linux, FreeBSD, Mac OS, OS/2, AS/400, Novell Netware, RISC OS, AIX, IRIX e Solaris. Construir uma página dinâmica baseada em bases de dados é simples com PHP, pois este provê suporte a um grande número de bases de dados: Oracle, Sybase, PostgreSQL, InterBase, MySQL, SQLite, MSSQL, Firebird, etc. A Wikipédia funciona sobre um software inteiramente escrito em PHP, usando bases de dados MySQL: o MediaWiki.

7 Versões do PHP O PHP começou na versão e passou pelas versões 2.0.0, 3.0.0, , 4.0.0, , 4.2.0, 4.3.0, 4.4.9, 5.0.0, 5.1.0, entre várias outras e atualmente está sendo utilizada a versão O PHP deve sempre ser instalado em um SERVIDOR WEB, e este servidor deve ter instalados o APACHE e um Banco de Dados como por exemplo o Mysql(que é o mais utilizado junto com o PHP).

8 Características do PHP
A linguagem PHP é uma linguagem de programação de domínio específico, ou seja, seu escopo se estende a um campo de atuação que é o desenvolvimento web. Seu propósito principal é de implementar soluções web velozes, simples e eficientes. Características Marcantes do PHP: Velocidade e robustez. Estruturado e orientação a objetos. Portabilidade - independência de plataforma - escreva uma vez, rode em qualquer lugar. Tipagem dinâmica. Sintaxe similar a C/C++ Open-source.

9 Servidor WEB

10 Instalação do Servidor Web Local
Para utilizarmos o Servidor Web em um computador pessoal devemos instalar o PHP, APACHE E MYSQL e configurá-los a fim de que o servidor consiga atender as requisições de páginas. Para facilitar esta instalação existem instaladores que fazem todo o processo de instalação e configuração, como por exemplo o AppServ, EasyPHP, WAMP, LAMP, XAMP, Vertrigo e vários outros.

11 Instalação do Servidor Web Local
Instruções de como instalar e utilizar o Servidor WEB(PHP, APACHE e MYSQL) podem ser encontradas no site: link Pronatec/Coltec No site também tem apostilas de HTML/CSS e PHP, além desta apresentação de slides. Bons Estudos!


Carregar ppt "Curso Técnico em Informática Disciplina: Programação Web 2 - PHP"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google