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Apresentação em tema: "Click to edit Master title style"— Transcrição da apresentação:

1 Click to edit Master title style
Click to edit Master text styles Second level Third level Fourth level Fifth level Unibanco – União de Bancos Brasileiros, S.A. e Unibanco Holdings, S.A. Apresentação Institucional Setembro 2005

2 Highlights

3 Destaques Controlado pelo Grupo Moreira Salles
Ações negociadas na Bovespa (Brasil) e NYSE (NY) Nível I Governança Corporativa na Bovespa Nível III ADR na NYSE e membro do IBOVESPA Liquidez: R$ 18,3 mm / US$ 7,8 mm ADTV * na Bovespa US$ 20,5 mm ADTV * na NYSE Demonstrações Financeiras em US GAAP desde 1997 * Volume médio diário negociado para o período de Jan 1 - Setembro 15; US$ 1 = R$ 2,35

4 (direta e indiretamente)
Estrutura Acionária 76,1% do capital do Unibanco é representado por ações em circulação negociadas na forma de Units e GDS ON: 89,5% PN: 0,4% PN: 99,4% ON: 10,5% PN:0,2% Grupo Moreira Salles Circulação Units + GDS Outros Total: 17,7% Total: 38,1% Total: 2,2% ON: 97,1% PN: 12,3% Circulação Units + GDS Outros ON: 2,9% PN: 4,7% PN: 83,0% Total: 58,2% Total: 38,1% Total: 3,7% Units + GDS: (direta e indiretamente) 76,1% Float Em Setembro de 2005

5 Units e GDSs A liquidez cresceu consistentemente ao longo dos últimos dois anos. Em maio de 2005, a Unit foi incluída no Ibovespa. NYSE (GDS)¹ BOVESPA (Units)¹ 5 US$ milhões R$ milhões 3 5 40,0 2 4 40,0 3 4 30,0 30,0 1 2 20,0 20,0 1 10,0 10,0 0,0 0,0 Jan Abr Jul Out Jan Abr Jul Out Jan Abr Jul Jan Abr Jul Out Jan Abr Jul Out Jan Abr Jul 03 03 03 03 04 04 04 04 05 05 05 03 03 03 03 04 04 04 04 05 05 05 Volume médio diário negociado Daily Trading Volume Volume médio diário negociado Daily Trading Volume 1 Oferta Global: setembro de 2003 2 Formador de Mercado na BOVESPA 3 Inclusão no Índice IBrX-50 4 Oferta Secundária: janeiro de 2005 5 Inclusão no Ibovespa Adicionalmente, na nova carteira do Ibovespa, divulgada em 1º de setembro de 2005, o peso da Unit aumentou significativamente, passando de 0,984% para 1,264% (28% de aumento) Fonte: Factset (1) Com base na média móvel do volume negociado de 30 dias

6 Unibanco — Modelo de Negócios
Varejo Seguros & Previdência – Unibanco AIG Foco no atendimento a pessoas físicas de todos os níveis de renda (exceto private banking) e a empresas com faturamento anual inferior a R$ 150 milhões Aproximadamente PMEs Liderança em Operações de Financiamento ao Consumo 20,6 milhões de cartões de crédito emitidos Hipercard: mais de 3,0 milhões de cartões emitidos e lojas afiliadas Joint venture com AIG Indivíduos e empresas: vida, auto, ativos, invalidez, fundos de pensão e anuidades Relevante crescimento de participação de mercado, com aumento de rentabilidade: Participação de mercado de 4,9% em 2000 para 7,8% no 1S05 Mix de negócios equilibrado Crescimento agressivo no segmento de Varejo Referência em Financiamento ao Consumo e Negócios de Atacado Atacado Gestão de Patrimônios Atende mais de empresas com faturamento anual superior a R$ 150 milhões e investidores institucionais no Brasil e no exterior. Banco de investimentos: M&A, Mercado de Capitais & Project Finance Oferece produtos de investimentos via UAM - Unibanco Asset Management para investidores pessoas física e jurídica e atende clientes com patrimônio elevado no segmento private banking Total de ativos administrados: R$ 35 billhões 2º lugar no ranking de Private Banking (Anbid) * * Vendas cruzadas Base: junho de 2005

7 Conselho de Administração
Estrutura Organizacional Conselho de Administração Pedro Malan Presidente Pedro Moreira Salles Vice-Presidente Comitê de Auditoria Gabriel Jorge Ferreira Presidente Membros Armínio Fraga Joaquim F. Castro Neto João Dionisio Gabriel J. Ferreira Israel Vainboim Pedro Bodin Conselheiros Presidente Executivo Pedro Moreira Salles Eduardo A. Guimarães Guy Almeida Andrade Varejo Márcio Schettini Atacado e Gestão de Patrimônios Demosthenes Madureira Seguros e Previdência José Rudge Tesouraria Daniel Gleizer Jurídico, Auditoria e Controle de Riscos Lucas Melo Planejamento, Controle, Operações e RI Geraldo Travaglia Pessoas e Comunicação Corporativa Marcos Caetano

8 História Mais de 80 anos de história no mercado financeiro brasileiro

9 Crescimento expressivo de ativos ao longo dos últimos 15 anos
Fechando o GAP Crescimento expressivo de ativos ao longo dos últimos 15 anos Ranking de Ativos em 1990 Ranking de Ativos em Junho de 2005 1- Banco do Brasil ² 13,8x 2- CEF ² 8,2x 3- Bradesco 2,9x 4- Itaú 2,3x 5- Banespa ² 2,3x 6- Bamerindus 1,6x 7- 1,0x 8- Econômico 0,9x 9- Nossa Caixa ² 0,9x 1- Banco do Brasil ² 2,8x 2- Bradesco 2,3x 3- CEF ²/³ 1,9x 4- Itaú 1,7x ,0x 6- Santander Banespa 0,9x 7- ABN Real + Sudameris ³ 0,8x 8- HSBC + Lloyds 0,6x Fonte: Pesquisa Unibanco (1) Com relação ao total de ativos Bancos Estatais Em março de 2005

10 Segmentação e Distribuição
Uma estratégia de segmentação superior e um amplo sistema de distribuição... Segmentação de Clientes Distribuição Nacional Pontos de Venda (em junho de 2005) …possibilitam atender uma base de clientes em expansão com uma gama diversificada de produtos

11 Modelo Universal Presente em todos os tipos de clientes e segmentos
Rede de Agências Financiamento ao Consumo Cartões de Cédito Atacado PMEs Autos Seguros & Previdência Gestão de Patrimônios Private Banking

12 Modelo Universal Foco em negócios de maior margem e alto crescimento …
Rede de Agências Financiamento ao Consumo Cartões de Cédito Atacado PMEs Autos Seguros & Previdência Gestão de Patrimônios Private Banking … mantendo a liderança no segmento de financiamento ao consumo.

13 Alianças com um grande número de varejistas por todo o país
Financiamento ao Consumo Liderança em Financiamento ao Consumo Portfolio de Crédito ao Consumo (R$ milhões) 43,3% Alianças Alianças com um grande número de varejistas por todo o país 2.571 1.794 Joint-Ventures 100% Unibanco Jun-04 Jun-05 Fininvest: plano de crescimento agressivo Alavancagem de Alianças e Joint Ventures Foco em vendas cruzadas: Cartões de Crédito, Contas Bancárias, Capitalização, Seguros e Garantia Estendida

14 Cartões de Crédito Total de Cartões (milhões) Destaques
Novas alianças no segmento de co-branded 1,5 milhões de cartões emitidos no 1S05 20,6 20,0 Total de Cartões Adquirente, emissor e processador Aceito por mais de 80 mil varejistas 17,0 15,0 Carteira de Crédito (R$ milhões) 10,0 9,4 32,0% Private Label 2.881 Jun-04 Mastercard 2.182 5,0 5,0 Jun-05 3,3 Visa 2,9 Hipercard Faturamento (R$ milhões) 1S04 1S05 Δ% Jun-03 Dez-03 Jun-04 Dez-04 Jun-05 MC + Visa + HiperCard 4.651 6.690 44% Private Label 1.221 1.536 26% Total 5.872 8.226 40%

15 PMEs & Financiamento de Veículos
PMEs (R$ milhões) Financiamento de Veículos (R$ milhões) 37,4% 33,3% 4.143 6.414 3.108 4.667 Jun-04 Jun-05 Jun-04 Jun-05 Aproximadamente 500 mil empresas Desenvolvimento de produtos relacionados a recebíveis Sinergias com o grupo (Fininvest, Unicard, Hipercard) Amplo portfolio de serviços bancários Receita de Serviços: cash management, desconto em folha etc. Abordagem via cadeia de valor Significativa contribuição para o crescimento de core deposits Mercado fragmentado e com elevado potencial de crescimento 9,3% de market share (segmento pessoas físicas), com crescimento de 36,2% em relação ao último ano Aquisição da totalidade das ações do Banco Dibens em junho de 2005 Plano de ação: - Fortalecer o relacionamento com dealers através das afiliadas do Unibanco: - Melhor qualificação, treinamento e remuneração da força de venda - Maior base de dealers ativos com crescimento de 20% em 2005

16 Mix de Crédito 15,0 29,1 31,8 35,2 46% 44% 67% 50% Atacado Varejo 54%
Migração para segmentos de maior margem, com expansão de crédito focada no segmento de crédito ao consumo e PMEs 15,0 Dez-99¹ 29,1 Jun-04¹ 31,8 Dez-04 35,2 Jun-05 R$ bilhões 46% 44% 67% 50% Atacado Varejo 54% 56% 33% 50% (1) Pro-forma: exclui Credicard e inclui parcelados.

17 Mix de Captação Principais ações:
Desenvolvimento de fontes alternativas de captação como o SuperPoupe Remuneração variável nas agências relacionada à captação de Core Deposits Foco em serviços de Cash Management, como Folha de Pagamento e Cobrança SuperPoupe (R$ milhões) Captação (R$ milhões) 2002 2003 2004 Jun-05 2.350 1.962 Core deposits (1) 8.973 8.647 10.811 11.532 1.625 Depósitos a prazo 16.937 16.434 22.600 23.212 1.030 Total de Depósitos 25.910 25.081 33.411 34.744 403 Análise da Concorrência: Core Deposits¹ % Jun-04 a Jun-05 Jun-04 Set-04 Dez-04 Mar-05 Jun-05 Unibanco 23,6% Sistema Financeiro Nacional 9,3% (1) Core deposits: Depósitos a vista + Poupança +SuperPoupe

18 Redução de Custos Principais Ações
Consolidação das unidades de back-office e suporte; Estabelecimento de uma área única de comunicação corporativa; Terceirização de atividades não essenciais; Contratação de determinados serviços em parceria com outros bancos; Redução de passivos trabalhistas; Jun-05: Melhor índice de motivação já obtido. Receitas de Serviço / Despesas de Pessoal Índice de Eficiência (%) 170,8% 153,7% 60,0% 60,9% 58,0% 59,1% 57,7% 53,7% 52,8% 1S04¹ 1S05 2000 2001 2002 2003 2004 1T05 2T05 (1) Pro-forma: exclui Credicard

19 Base de Clientes CAGR = 37%
Aumento da base de clientes por meio de aquisições e crescimento orgânico Jun-05 6,4 5,4 5,2 2,3 19,3 Clientes (milhões) CAGR = 37% 18,2 1,8 14,1 5,2 3,9 4,0 Dez-01 13,1 5,0 Financiamento ao Consumo 4,1 Dez-00 3,0 4,0 0,7 7,7 5,0 4,0 3,7 Banco Universal 6,0 6,4 2,1 0,8 Dez-94 Dez-95 Dez-99 Dez-03 Dez-04

20 Lucro Líquido R$ 854 milhões Resultado Operacional R$ 1.395 milhões
Evolução de Performance: 1S05 1S05 / 1S04 +47,0% Lucro Líquido R$ 854 milhões Resultado Operacional R$ milhões +60,0% 23,0% 21,0% 20,1% 17,8% 17,5% 17,1% 17,3% 16,5% R$ bilhões 16,1% 8,7 8,4 13,8% 8,1 7,9 7,7 7,4 7,0 7,2 6,8 6,7 1T03 2T03 3T03 4T03 1T04 2T04 3T04 4T04 1T05 2T05 Patrimônio Líquido RPLM Anualizado (%)

21 Performance Financeira

22 Demonstração do Resultado
2.296 1.561 (2.385) (600) 872 6 (97) 13% (200) 581 1S04 3.018 1.560 (2.418) (765) 1.395 10 (294) 24% (257) 854 1S05 R$ milhões Resultado da Intermediação Financeira (+) Receitas de Prestação de Serviços (-) Desp. de Pessoal e Administrativas (+/-) Outras Receitas e Despesas Operacionais (=) Resultado Operacional (+/-) Resultado não-operacional (+/-) Imposto de Renda e Contrib. Social (Alíquota Efetiva de IR) (-) Participação no Lucro/Participação Minoritária Lucro Líquido CAGR = 15% 1.283 Lucro Líquido 1.010 1.052 972 739 854 351 431 475 491 581 2000 2001 2002 2003 2004 1S05 1º Semestre Ano

23 Destaques Financeiros
Ativos Totais (R$ milhões) Carteira de Crédito (R$ milhões) 21.615 25.358 26.557 27.678 31.796 2000 2001 2002 2003 2004 Jun-05 35.154 CAGR = 10% CAGR = 11% 82.992 79.350 75.375 69.632 55.616 51.496 2000 2001 2002 2003 2004 Jun-05 Core Deposits2 (R$ milhões) Índice da Basiléia (%) 11.532 16,5% 13,7% 15,7% 18,6% 16,3% 16,1% 2000 2001 2002 2003 2004 Jun-05 18,0%¹ CAGR = 15% 10.811 8.973 8.647 7.137 6.098 2000 2001 2002 2003 2004 Jun-05 Pro-forma: Consolida a emissão do bônus perpétuo em julho de 2005 Core deposits: Depósitos a vista + Poupança + SuperPoupe

24 Indicadores de Desempenho
RPLM (%) Retorno sobre Ativo Médio (%) 21,4 1S051 2,1 17,5 1,8 1,8 16,8 16,8 1,7 16,0 15,3 1,5 1,5 2000 2001 2002 2003 2004 2000 2001 2002 2003 2004 1S051 Margem Financeira (antes de PDD) Índice de Eficiência (%) 11,2 9,9 9,8 9,2 8,7 9,1 60,0% 58,0% 59,1% 60,9% 57,7% 53,2% 2000 2001 2002 2003 2004 1S051 2000 2001 2002 2003 2004 1S05 (1) Indicadores anualizados

25 Composição da Carteira de Crédito
Pessoa Jurídica 14,3% R$ Milhões 6,7% 37,4% 3,9% 2,6% 7,2% 21.795 20.977 19.076 6.414 14.991 15.381 5.986 14.409 4.667 Médias, Pequenas e Micro Empresas Grandes Empresas Total Pessoa Física 33,8% 31,5% 9,5% 37,1% 10,2% 13.359 12.199 8,5% 9.988 7.907 7.173 6.012 5.026 5.452 3.976 Empresas de Financiamento ao Consumo Banco Múltiplo e Demais Empresas Total Jun-04 Mar-05 Jun-05

26 (PontoCred e LuizaCred)
Composição da Carteira de Crédito – Pessoa Física R$ Milhões Empresas de Financiamento ao Consumo 37,1% 8,5% 32,0% 52,8% 21,5% 5.452 5.026 9,5% 9,8% 0,6% 3.976 2.881 2.630 2.182 1.910 1.739 1.250 661 657 544 Cartões de Crédito (Unicard e Hipercard) Fininvest Financeiras com Empresas de Varejo (PontoCred e LuizaCred) Total Jun-04 Mar-05 Jun-05

27 Banco Múltiplo e Demais Empresas
Composição da Carteira de Crédito – Pessoa Física R$ Milhões Banco Múltiplo e Demais Empresas 31,5% 10,2% 36,1% 26,0% 27,1% 7.907 7.173 39,5% 7,7% 6,3% 6.012 4.370 2.590 4.058 2.436 3.211 2.056 947 745 679 Rede Agências/Pabs Veículos Demais Empresas(*) Total Jun-04 Mar-05 Jun-05 (*) Principalmente Seguros/Garantech.

28 Indicadores de Crédito
Provisão para Perdas com Créditos / Risco Total Carteira Non-accrual / Risco Total (%) 2000¹ 5,3 6,7 5,0 2001 4,8 2003 6,0 5,9 5,5 4,2 2002 5,2 4,0 2004 4,9 Jun-05 3,9 2000 2001 2002 2003 2004 Jun-05 Provisão para Perdas com Créditos / Non-accrual (%) Transferência Líquida para Prejuízo / Risco Médio Total (%) 141 5,3 2002 131 126 5,0 2001 126 120 115 4,4 2000 100% 4,0 2003 3,8 1,8 1S05 2,2 2000¹ 2001 2002 2003 2004 Jun-05 2004 (1) Non-Accrual: março 2001

29 Margem Financeira Evolução da Margem financeira ao longo dos últimos trimestres 2T04 22,1% 8,2% 6,4% 1T05 17,2% 9,5% 7,9% 2T05 10,2% 1T04 21,0% 9,2% 7,2% Margem Financeira Margem Financeira após Provisões Despesa de Prov. para Perdas com Créditos/

30 Receitas de Prestação de Serviços
Excluindo Credicard no 1S04 para melhor comparabilidade R$ Milhões 1H05 1H04 D% Ano 884 809 9% Tarifas bancárias e outras tarifas e comissões Cartões de crédito (exclui Credicard no 1S04) 476 379 26% 200 187 7% Administração de recursos de terceiros Total 1.560 1.375 14%

31 Seguros e Previdência Privada
2T05 1T05 1S05 1S04 R$ Milhões Prêmio Emitido Líquido + Faturamento de Previdência 1.033 1.178 2.211 2.189 Lucro Líquido Contábil 84 76 160 148 Índice Combinado 100,0% 98,6% 99,2% 99,3% Índice Combinado Ampliado 86,4% 85,1% 85,7% 87,2% Reservas Técnicas 29,4% 6.272 5.941 1.424 4.847 1.217 1.077 4.724 4.848 3.770 2T04 1T05 2T05 Seguros Previdência

32 Estratégia de Negócios Bem Sucedida
Em resumo... Estratégia de Negócios Bem Sucedida Time de Executivos Qualificado e Motivado Sólido Desempenho Financeiro Ganho de Escala e Crescimento Sustentável

33 Nova Campanha de Marketing
Anexo I: Renovação da Marca & Nova Campanha de Marketing

34 Renovação da Marca - 2005 Antiga Nova Marca Agências
Campanha de Marketing

35 Anexo II: Dividendos

36 Histórico de Dividendos
Pay Out Ratio % 35% 38% 37% 38% 35% 35% 36% 37% 448 CAGR = 18% 362 340 323 264 R$ milhões 210 164 143 283 204 152 160 166 131 102 82 54 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 1º Semestre Ano O Unibanco paga dividendos semestrais há mais de 3 décadas. Em 2005 adotou política de pagamentos trimestrais.

37 Anexo III: Ratings

38 Unibanco Ratings Fitch Ratings BB- Moeda Estrangeira B Moeda Local -
Brazil Longo Prazo Curto Prazo B Moeda Local - BB Standard and Poor’s Moody’s Dívida de Longo Prazo Depósitos de Longo Prazo Depósitos de Curto Prazo Fortaleza Financeira Ba2 NP D+ B2 B1 Escala Global: Moeda Estrangeira Escala Global: Moeda Local P-2 A3

39 Anexo IV: Eventos Recentes

40 Bônus Perpétuos Bônus Perpétuos – US$ 500 milhões
Emissão de bônus perpétuos em julho de 2005: US$ 500 milhões Cupom: 8,70% a.a. Rating da operação: Ba2 pela agência Moody's Investors Service, Inc. Investidores: cerca de 875 investidores, destaque para private banks e Ásia. Roadshow: Cingapura, Hong Kong, Genebra e Londres. 100% dos investidores visitados durante o roadshow participaram da transação. Se consolidada em junho de 2005, elevaria o Índice da Basiléia para aproximadamente 18%

41 Oferta Global Estrutura da Oferta:
Oferta secundária registrada na CVM e na SEC, ocorrida em Setembro de 2005 Acionista vendedor: Caixa Brasil SGPS S.A., subsidiária da Caixa Geral de Depósitos S.A. (conjuntamente “CGD”) Ações ofertadas: Units do Unibanco (UBBR11) na forma de Units e GDSs (UBB), considerando o total exercício da Opção Green-shoe. Cada Unit consiste em 1 ação preferêncial do Unibanco e 1 ação preferêncial da Unibanco Holdings Volume da Oferta: R$ million Precificação: Unit: R$ 20,49 ADR: US$ 44,00 Alocação: 26% Units 74% GDS

42 Para informações adicionais favor contactar a área de
Relações com Investidores Telefone: Fax: site: A apresentação faz referências e declarações sobre expectativas, sinergias planejadas, planos de crescimento, projeções de resultados e estratégias futuras sobre o Unibanco, suas subsidiárias e afiliadas. Embora essas referências e declarações reflitam o que os administradores acreditam, as mesmas envolvem imprecisões e riscos difíceis de se prever, podendo, desta forma, haver resultados ou conseqüências diferentes daqueles aqui antecipados e discutidos. Esses riscos e incertezas incluem, mas não são limitados, à nossa habilidade de perceber a dimensão das sinergias projetadas e seus cronogramas; bem como aspectos econômicos, competitivos, governamentais e tecnológicos que possam afetar tanto as operações do Unibanco, quanto o mercado, produtos/preços, e outros fatores detalhados nos documentos do Unibanco arquivados juntamente à CVM – Comissão de Valores Mobiliários, cabendo aos interessados lerem e avaliarem cuidadosamente as expectativas e estimativas aqui contidas. O Unibanco não se responsabiliza em atualizar qualquer estimativa contida nesta apresentação.


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