A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relações com Investidores 1 Click to edit Master title style Click to edit Master text styles –Second level Third level –Fourth level »Fifth level Unibanco.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relações com Investidores 1 Click to edit Master title style Click to edit Master text styles –Second level Third level –Fourth level »Fifth level Unibanco."— Transcrição da apresentação:

1 Relações com Investidores 1 Click to edit Master title style Click to edit Master text styles –Second level Third level –Fourth level »Fifth level Unibanco – União de Bancos Brasileiros, S.A. e Unibanco Holdings, S.A. Apresentação Institucional Setembro 2005

2 Relações com Investidores 2 Highlights

3 Relações com Investidores 3 Destaques Ações negociadas na Bovespa (Brasil) e NYSE (NY) Nível III ADR na NYSE e membro do IBOVESPA Liquidez: R$ 18,3 mm / US$ 7,8 mm ADTV * na Bovespa US$ 20,5 mm ADTV * na NYSE Demonstrações Financeiras em US GAAP desde 1997 Controlado pelo Grupo Moreira Salles * Volume médio diário negociado para o período de Jan 1 - Setembro 15; US$ 1 = R$ 2,35 Nível I Governança Corporativa na Bovespa

4 Relações com Investidores 4 ON: 89,5% PN: 0,4% ON: 10,5% PN:0,2% Circulação Units + GDS PN: 83,0% Outros Total: 3,7%Total: 38,1%Total: 58,2% ON: 2,9% PN: 4,7% ON: 97,1% PN: 12,3% PN: 99,4% Circulação Units + GDS Grupo Moreira Salles Outros Total: 2,2%Total: 38,1%Total: 17,7% Em Setembro de 2005 Units + GDS: ( direta e indiretamente ) 76,1% Float 76,1% do capital do Unibanco é representado por ações em circulação negociadas na forma de Units e GDS Estrutura Acionária

5 Relações com Investidores 5 BOVESPA (Units)¹NYSE (GDS)¹ Units e GDSs Fonte: Factset (1) Com base na média móvel do volume negociado de 30 dias Oferta Global: setembro de Oferta Secundária: janeiro de Inclusão no Índice IBrX-50 3 Formador de Mercado na BOVESPA 2 Inclusão no Ibovespa 5 A liquidez cresceu consistentemente ao longo dos últimos dois anos. Em maio de 2005, a Unit foi incluída no Ibovespa. Adicionalmente, na nova carteira do Ibovespa, divulgada em 1º de setembro de 2005, o peso da Unit aumentou significativamente, passando de 0,984% para 1,264% (28% de aumento) Daily Trading Volume Volume médio diário negociado R$ milhõesUS$ milhões 0,0 10,0 20,0 30,0 40,0 Jan 03 Abr 03 Jul 03 Out 03 Jan 04 Abr 04 Jul 04 Out 04 Jan 05 Abr 05 Jul 05 Jan 03 Abr 03 Jul 03 Out 03 Jan 04 Abr 04 Jul 04 Out 04 Jan 05 Abr 05 Jul 05 Daily Trading Volume Volume médio diário negociado 0,0 10,0 20,0 30,0 40,0

6 Relações com Investidores 6 Foco no atendimento a pessoas físicas de todos os níveis de renda (exceto private banking) e a empresas com faturamento anual inferior a R$ 150 milhões Aproximadamente PMEs Liderança em Operações de Financiamento ao Consumo 20,6 milhões de cartões de crédito emitidos Hipercard: mais de 3,0 milhões de cartões emitidos e lojas afiliadas Atende mais de empresas com faturamento anual superior a R$ 150 milhões e investidores institucionais no Brasil e no exterior. Banco de investimentos: M&A, Mercado de Capitais & Project Finance Varejo Atacado Unibanco Modelo de Negócios Base: junho de 2005 Oferece produtos de investimentos via UAM - Unibanco Asset Management para investidores pessoas física e jurídica e atende clientes com patrimônio elevado no segmento private banking Total de ativos administrados: R$ 35 billhões 2º lugar no ranking de Private Banking (Anbid) Joint venture com AIG Indivíduos e empresas: vida, auto, ativos, invalidez, fundos de pensão e anuidades Relevante crescimento de participação de mercado, com aumento de rentabilidade: Participação de mercado de 4,9% em 2000 para 7,8% no 1S05 Gestão de Patrimônios Seguros & Previdência – Unibanco AIG Mix de negócios equilibrado Crescimento agressivo no segmento de Varejo Referência em Financiamento ao Consumo e Negócios de Atacado * * Vendas cruzadas

7 Relações com Investidores 7 Estrutura Organizacional Varejo Márcio Schettini Atacado e Gestão de Patrimônios Demosthenes Madureira Seguros e Previdência José Rudge Comitê de Auditoria Gabriel Jorge Ferreira Presidente Membros Jurídico, Auditoria e Controle de Riscos Lucas Melo Planejamento, Controle, Operações e RI Geraldo Travaglia Pessoas e Comunicação Corporativa Marcos Caetano Tesouraria Daniel Gleizer Presidente Executivo Pedro Moreira Salles Conselho de Administração Pedro Malan Presidente Pedro Moreira Salles Vice-Presidente Gabriel J. Ferreira Israel Vainboim Pedro Bodin Conselheiros Eduardo A. Guimarães Guy Almeida Andrade Armínio FragaJoaquim F. Castro Neto João Dionisio

8 Relações com Investidores 8 Mais de 80 anos de história no mercado financeiro brasileiro História

9 Relações com Investidores 9 Fechando o GAP Crescimento expressivo de ativos ao longo dos últimos 15 anos 1- Banco do Brasil ² 13,8x 2- CEF ² 8,2x 3- Bradesco2,9x 4- Itaú 2,3x 5- Banespa ² 2,3x 6- Bamerindus1,6x 7- 1,0x 8- Econômico 0,9x 9- Nossa Caixa ² 0,9x Ranking de Ativos em 1990Ranking de Ativos em Junho de Banco do Brasil ² 2,8x 2- Bradesco2,3x 3- CEF ²/³ 1,9x 4- Itaú1,7x 5- 1,0x 6- Santander Banespa0,9x 7- ABN Real + Sudameris ³ 0,8x 8- HSBC + Lloyds0,6x Fonte: Pesquisa Unibanco (1)Com relação ao total de ativos (2)Bancos Estatais (3)Em março de 2005

10 Relações com Investidores 10 Segmentação de ClientesDistribuição Nacional Segmentação e Distribuição Uma estratégia de segmentação superior e um amplo sistema de distribuição... …possibilitam atender uma base de clientes em expansão com uma gama diversificada de produtos Pontos de Venda (em junho de 2005)

11 Relações com Investidores 11 Seguros & Previdência Seguros & Previdência Atacado Rede de Agências Rede de Agências Financiamento ao Consumo Financiamento ao Consumo PMEs Gestão de Patrimônios Gestão de Patrimônios Cartões de Cédito Cartões de Cédito Private Banking Private Banking Presente em todos os tipos de clientes e segmentos Modelo Universal Autos

12 Relações com Investidores 12 Foco em negócios de maior margem e alto crescimento … … mantendo a liderança no segmento de financiamento ao consumo. Modelo Universal Seguros & Previdência Seguros & Previdência Atacado Rede de Agências Rede de Agências Financiamento ao Consumo Financiamento ao Consumo PMEs Gestão de Patrimônios Gestão de Patrimônios Cartões de Cédito Cartões de Cédito Private Banking Private Banking Autos

13 Relações com Investidores 13 Fininvest: plano de crescimento agressivo Alavancagem de Alianças e Joint Ventures Foco em vendas cruzadas: Cartões de Crédito, Contas Bancárias, Capitalização, Seguros e Garantia Estendida 100% Unibanco Alianças ,3% Jun-04Jun-05 Joint- Ventures Financiamento ao Consumo Portfolio de Crédito ao Consumo (R$ milhões)Liderança em Financiamento ao Consumo

14 Relações com Investidores 14 Carteira de Crédito (R$ milhões) Cartões de Crédito 5,0 10,0 15,0 20,0 Jun-03Dez-03Jun-04Dez-04 Jun-05 Visa Mastercard Private Label Total de Cartões Hipercard 20,6 9,4 5,0 3,3 2,9 17,0 MC + Visa + HiperCard Private Label Total 1S051S Δ% 44% 26% 40% 32,0% Adquirente, emissor e processador Aceito por mais de 80 mil varejistas Novas alianças no segmento de co- branded 1,5 milhões de cartões emitidos no 1S05 Jun-04 Jun-05 Total de Cartões (milhões)Destaques Faturamento (R$ milhões)

15 Relações com Investidores 15 PMEs (R$ milhões)Financiamento de Veículos (R$ milhões) PMEs & Financiamento de Veículos Aproximadamente 500 mil empresas Desenvolvimento de produtos relacionados a recebíveis Sinergias com o grupo (Fininvest, Unicard, Hipercard) Amplo portfolio de serviços bancários Receita de Serviços: cash management, desconto em folha etc. Abordagem via cadeia de valor Significativa contribuição para o crescimento de core deposits 33,3% Jun-04Jun-05 - Fortalecer o relacionamento com dealers através das afiliadas do Unibanco: Mercado fragmentado e com elevado potencial de crescimento 9,3% de market share (segmento pessoas físicas), com crescimento de 36,2% em relação ao último ano Aquisição da totalidade das ações do Banco Dibens em junho de 2005 Plano de ação: ,4% Jun-04Jun-05 - Melhor qualificação, treinamento e remuneração da força de venda - Maior base de dealers ativos com crescimento de 20% em 2005

16 Relações com Investidores 16 29,1 Jun-04¹ 31,8 Dez-04 35,2 Jun-05 15,0 Dez-99¹ R$ bilhões Atacado Varejo Mix de Crédito 50% 54% 56% 50% 46% 44% 33% 67% (1) Pro-forma: exclui Credicard e inclui parcelados. Migração para segmentos de maior margem, com expansão de crédito focada no segmento de crédito ao consumo e PMEs

17 Relações com Investidores 17 Mix de Captação Principais ações: Desenvolvimento de fontes alternativas de captação como o SuperPoupe Remuneração variável nas agências relacionada à captação de Core Deposits Foco em serviços de Cash Management, como Folha de Pagamento e Cobrança Core deposits (1) Depósitos a prazo Jun SuperPoupe (R$ milhões) Jun-04 Set-04 Dez-04 Mar-05 Jun-05 Captação (R$ milhões) Análise da Concorrência: Core Deposits¹ 23,6% Unibanco 9,3% Sistema Financeiro Nacional Total de Depósitos (1) Core deposits: Depósitos a vista + Poupança +SuperPoupe % Jun-04 a Jun-05

18 Relações com Investidores 18 Redução de Custos Principais Ações Consolidação das unidades de back-office e suporte; Estabelecimento de uma área única de comunicação corporativa; Terceirização de atividades não essenciais; Contratação de determinados serviços em parceria com outros bancos; Redução de passivos trabalhistas; Jun-05: Melhor índice de motivação já obtido. Receitas de Serviço / Despesas de Pessoal 153,7% 170,8% 1S04¹1S05 (1) Pro-forma: exclui Credicard Índice de Eficiência (%) 53,7% 52,8% 60,0% ,0% ,1% ,7% ,9% 20041T052T05

19 Relações com Investidores 19 Financiamento ao Consumo Clientes (milhões) Aumento da base de clientes por meio de aquisições e crescimento orgânico Banco Universal Base de Clientes CAGR = 37% 0,8 Dez-94 3,7 Dez-99 2,1 Dez-95 4,0 4,1 6,0 Dez-03 14,1 6,4 5,0 1,8 Dez-04 18,2 Jun-05 6,4 5,4 5,2 2,3 19,3 Dez-00 3,0 4,0 0,7 7,7 5,2 3,9 4,0 Dez-01 13,1

20 Relações com Investidores 20 Evolução de Performance: 1S05 6,7 6,8 7,0 7,2 7,4 7,7 7,9 8,1 8,4 21,0% 13,8% 17,5% 17,1% 16,5% 16,1% 17,3% 17,8% 20,1% 1T032T033T034T031T042T043T044T041T05 8,7 2T05 23,0% Lucro Líquido R$ 854 milhões Resultado Operacional R$ milhões +47,0% +60,0% 1S05 / 1S04 Patrimônio LíquidoRPLM Anualizado (%) R$ bilhões

21 Relações com Investidores 21 Performance Financeira

22 Relações com Investidores 22 Demonstração do Resultado Lucro Líquido CAGR = 15% R$ milhões Resultado da Intermediação Financeira (+) Receitas de Prestação de Serviços (-) Desp. de Pessoal e Administrativas (+/-) Outras Receitas e Despesas Operacionais (=) Resultado Operacional (+/-) Resultado não-operacional (+/-) Imposto de Renda e Contrib. Social (Alíquota Efetiva de IR) (-) Participação no Lucro/Participação Minoritária (2.418) (765) (294) 24% (257) 854 1S05 1º SemestreAno (2.385) (600) (97) 13% (200) 581 1S S05 Lucro Líquido

23 Relações com Investidores 23 Destaques Financeiros Jun-05 CAGR = 15% Jun CAGR = 10% Índice da Basiléia (%) Core Deposits 2 (R$ milhões) Ativos Totais (R$ milhões)Carteira de Crédito (R$ milhões) Jun-05 CAGR = 11% (1) Pro-forma: Consolida a emissão do bônus perpétuo em julho de 2005 (2) Core deposits: Depósitos a vista + Poupança + SuperPoupe 16,5% 13,7% 15,7% 18,6% 16,3% 16,1% Jun-05 18,0%¹

24 Relações com Investidores 24 Indicadores de Desempenho RPLM (%)Retorno sobre Ativo Médio (%) 17,5 16,8 16,0 15,3 16, ,4 1S05 1 1,8 1,5 1,7 2, S05 1 Margem Financeira (antes de PDD) 9,9 11,2 9,2 8,7 9,1 9, S05 1 (1) Indicadores anualizados Índice de Eficiência (%) 53,2% 60,0% ,0% ,1% ,7% ,9% 20041S05

25 Relações com Investidores 25 Pessoa Jurídica Pessoa Física Médias, Pequenas e Micro EmpresasGrandes EmpresasTotal Empresas de Financiamento ao Consumo Banco Múltiplo e Demais EmpresasTota l Composição da Carteira de Crédito ,3% 3,9% ,4% 7,2% 6,7% 2,6% ,8% 9,5% ,1% 8,5% 31,5% 10,2% R$ Milhões Jun-04Mar-05Jun-05

26 Relações com Investidores 26 Composição da Carteira de Crédito – Pessoa Física Empresas de Financiamento ao Consumo 37,1% R$ Milhões Jun-04Mar-05Jun Total 8,5% 32,0% 9,5% 21,5% 0,6% Cartões de Crédito (Unicard e Hipercard) Financeiras com Empresas de Varejo (PontoCred e LuizaCred) Fininvest 52,8% 9,8%

27 Relações com Investidores 27 Composição da Carteira de Crédito – Pessoa Física Banco Múltiplo e Demais Empresas Rede Agências/Pabs Total Veículos Demais Empresas (*) ,5% 10,2% ,1% 7,7% 26,0% 6,3% 27,1% 39,5% R$ Milhões (*) Principalmente Seguros/Garantech. Jun-04Mar-05Jun-05

28 Relações com Investidores 28 Indicadores de Crédito Transferência Líquida para Prejuízo / Risco Médio Total (%) Provisão para Perdas com Créditos / Risco Total Carteira Non-accrual / Risco Total (%) Provisão para Perdas com Créditos / Non-accrual (%) 6,7 6,05,9 5,5 5,2 4, Jun-05 5, , , , , , , , ,8 1S05 Jun-05 3,9 2000¹ 5,3 (1) Non-Accrual: março ¹ Jun-05 3, ,2 100%

29 Relações com Investidores 29 Margem FinanceiraMargem Financeira após Provisões Despesa de Prov. para Perdas com Créditos/ Margem Financeira 2T04 22,1% 8,2% 6,4% 1T05 17,2% 9,5% 7,9% 2T05 22,1% 10,2% 7,9% 1T04 21,0% 9,2% 7,2% Evolução da Margem financeira ao longo dos últimos trimestres Margem Financeira

30 Relações com Investidores 30 Receitas de Prestação de Serviços 1H051H04 % Ano % % % Total % Excluindo Credicard no 1S04 para melhor comparabilidade Tarifas bancárias e outras tarifas e comissões Cartões de crédito (exclui Credicard no 1S04) Administração de recursos de terceiros R$ Milhões

31 Relações com Investidores 31 Reservas Técnicas Seguros e Previdência Privada Previdência Seguros R$ Milhões T041T052T ,4% 2T051T051S051S04 Prêmio Emitido Líquido + Faturamento de Previdência Lucro Líquido Contábil Índice Combinado 100,0%98,6%99,2%99,3% Índice Combinado Ampliado 86,4%85,1%85,7%87,2%

32 Relações com Investidores 32 Sólido Desempenho Financeiro Time de Executivos Qualificado e Motivado Ganho de Escala e Crescimento Sustentável Em resumo... Estratégia de Negócios Bem Sucedida

33 Relações com Investidores 33 Anexo I: Renovação da Marca & Nova Campanha de Marketing

34 Relações com Investidores 34 Antiga Renovação da Marca Marca Agências Campanha de Marketing Nova

35 Relações com Investidores 35 Anexo II: Dividendos

36 Relações com Investidores 36 Histórico de Dividendos O Unibanco paga dividendos semestrais há mais de 3 décadas. Em 2005 adotou política de pagamentos trimestrais. 35%38%37%38%35% 36%37% Pay Out Ratio % CAGR = 18% R$ milhões º SemestreAno

37 Relações com Investidores 37 Anexo III: Ratings

38 Relações com Investidores 38 Unibanco Ratings Fitch Ratings Unibanco BB- Moeda Estrangeira Brazil Longo Prazo Curto Prazo BB- B B Moeda Local Brazil Longo Prazo Curto Prazo - Unibanco BBB Standard and Poors Unibanco BB- Moeda Estrangeira Brazil Longo Prazo Curto Prazo BB- B B BB Moeda Local Brazil B Unibanco BBB Moodys Dívida de Longo Prazo Depósitos de Longo Prazo Depósitos de Curto Prazo Fortaleza Financeira Unibanco Ba2NPD+B2 Brazil B1B2NP- Escala Global: Moeda Estrangeira Escala Global: Moeda Local Unibanco P-2A3 Brazil -- Depósitos de Longo Prazo Depósitos de Curto Prazo Longo Prazo Curto Prazo

39 Relações com Investidores 39 Anexo IV: Eventos Recentes

40 Relações com Investidores 40 Bônus Perpétuos Bônus Perpétuos – US$ 500 milhões Emissão de bônus perpétuos em julho de 2005: US$ 500 milhões Cupom: 8,70% a.a. Rating da operação: Ba2 pela agência Moody's Investors Service, Inc. Investidores: cerca de 875 investidores, destaque para private banks e Ásia. Roadshow : Cingapura, Hong Kong, Genebra e Londres. 100% dos investidores visitados durante o roadshow participaram da transação. Se consolidada em junho de 2005, elevaria o Índice da Basiléia para aproximadamente 18%

41 Relações com Investidores 41 Estrutura da Oferta:Oferta secundária registrada na CVM e na SEC, ocorrida em Setembro de 2005 Acionista vendedor:Caixa Brasil SGPS S.A., subsidiária da Caixa Geral de Depósitos S.A. (conjuntamente CGD) Ações ofertadas: Units do Unibanco (UBBR11) na forma de Units e GDSs (UBB), considerando o total exercício da Opção Green- shoe. Cada Unit consiste em 1 ação preferêncial do Unibanco e 1 ação preferêncial da Unibanco Holdings Volume da Oferta:R$ million Precificação: Unit: R$ 20,49 ADR: US$ 44,00 Alocação:26% Units 74% GDS Oferta Global

42 Relações com Investidores 42 A apresentação faz referências e declarações sobre expectativas, sinergias planejadas, planos de crescimento, projeções de resultados e estratégias futuras sobre o Unibanco, suas subsidiárias e afiliadas. Embora essas referências e declarações reflitam o que os administradores acreditam, as mesmas envolvem imprecisões e riscos difíceis de se prever, podendo, desta forma, haver resultados ou conseqüências diferentes daqueles aqui antecipados e discutidos. Esses riscos e incertezas incluem, mas não são limitados, à nossa habilidade de perceber a dimensão das sinergias projetadas e seus cronogramas; bem como aspectos econômicos, competitivos, governamentais e tecnológicos que possam afetar tanto as operações do Unibanco, quanto o mercado, produtos/preços, e outros fatores detalhados nos documentos do Unibanco arquivados juntamente à CVM – Comissão de Valores Mobiliários, cabendo aos interessados lerem e avaliarem cuidadosamente as expectativas e estimativas aqui contidas. O Unibanco não se responsabiliza em atualizar qualquer estimativa contida nesta apresentação. Para informações adicionais favor contactar a área de Relações com Investidores Telefone: Fax: site:


Carregar ppt "Relações com Investidores 1 Click to edit Master title style Click to edit Master text styles –Second level Third level –Fourth level »Fifth level Unibanco."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google