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Projeto Pedagógico e Avaliação da Graduação Universidade Federal Fluminense Francisco de Assis Palharini ABECIN VI Seminário Nacional de Avaliação Curricular.

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Apresentação em tema: "Projeto Pedagógico e Avaliação da Graduação Universidade Federal Fluminense Francisco de Assis Palharini ABECIN VI Seminário Nacional de Avaliação Curricular."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Pedagógico e Avaliação da Graduação Universidade Federal Fluminense Francisco de Assis Palharini ABECIN VI Seminário Nacional de Avaliação Curricular De 26 a 28 de junho de 2002 Centro de Convenções do Ceará – Fortaleza – CE

2 Idéia de Projeto Combinação dos meios que permitem atingir o objetivo final fixado. Por objetivo final compreende-se as representações antecipadoras do estado final de uma realidade. A idéia de projeto implica uma antecipação, mas de uma antecipação que apresenta um caráter dinâmico devido a ser menos relativa a um estado do que a um processo. Barbier (1993:57 ) c2002, Francisco Palharini - SNAC

3 Projeto Pedagógico Seu desenvolvimento no futuro se expressa em uma proposta pedagógica; Sua referência aos fins implica em uma concepção de ser humano; Sua referência aos meios implica em um estilo educativo e um estilo de ensino e aprendizagem; Sua adequação a realidade exige o conhecimento do contexto social, econômico e cultural concreto no qual ele se realizará; Sua concretização requer equipe de trabalho integrada por gestores, docentes, alunos e pessoal técnico-administrativo. c2002, Francisco Palharini - SNAC

4 Construção do Projeto Pedagógico Diagnóstico - o que está se passando no mundo atual e no curso em questão? Propósitos e objetivos – para que vamos fazê-lo? Conceber as estratégias de implementação, ou seja: Como vamos fazê-lo? Quem a dirigirá e a quem se destinará – Com quem vamos fazê-lo e a quem vamos dirigi-lo? Recursos materiais e outros - Com o que vamos fazê- lo? Cronograma – Quando vamos fazê-lo? Circunscrição da área de ação – ambiente físico e lugar geográfico – Aonde iremos realizá-lo? c2002, Francisco Palharini - SNAC

5 Programação Antecipação da seqüência de atividades sem antecipação do resultado que devem atingir Programa de Disciplinas Declaração de intenções c2002, Francisco Palharini - SNAC

6 Diferenciação das Representações Antecipadoras Antecipação do Estado Final da ação transformadora Fins Finalidades Objetivos Finais Objetivos de Evolução Projeto de Identidade Projeto de Estado Antecipação do Processo permitindo chegar ao Estado final Plano Programa Planificação Projeto de ação Projeto de Atividades Projeto de Atividade Projeto relativo a uma ação c2002, Francisco Palharini - SNAC

7 Pilares da Educação Contemporânea Aprender a ser Aprender a fazer Aprender a viver juntos Aprender a conhecer c2002, Francisco Palharini - SNAC

8 7 Saberes para a Educação do Amanhã Cegueiras do Conhecimento: o erro e a ilusão Ensinar a ciência como um conhecimento em construção e sujeita ao erro e a ilusão. Princípios do Conhecimento pertinente Promover o conhecimento capaz de apreender problemas globais e fundamentais para neles inserir os conhecimentos parciais e locais. Ensinar os métodos que permitam estabelecer as relações mútuas e as influências recíprocas entre as partes e o todo em um mundo complexo. Ensinar a condição humana Estimular o conhecimento da identidade complexa do ser humano e a consciência de sua identidade comum a todos os outros humanos. Para isso é preciso começar a compreender o ser humano como a um só tempo físico, biológico, psíquico, cultural, social e histórico. c2002, Francisco Palharini - SNAC

9 7 Saberes para a Educação do Amanhã Ensinar a identidade terrena O reconhecimento da identidade terrena, que se tornará cada vez mais indispensável a cada um e a todos, deve converter-se em um dos principais objetos da educação. Ensinar a compreensão A compreensão é a um só tempo meio e fim da comunicação humana e se constitui em uma das bases mais segurar da educação para a paz. Estudar a incompreensão a partir de suas raízes, suas modalidades e seus efeitos. A ética do gênero humano Desenvolver a ética do gênero humano, através da consciência de que o humano é, ao mesmo tempo, indivíduo, parte da sociedade e parte da espécie. Enfrentar as incertezas Ensinar princípios de estratégia que permitiriam enfrentar os imprevistos, o inesperado e a incerteza, e modificar seu desenvolvimento, em virtude das informações adquiridas ao longo do tempo. c2002, Francisco Palharini - SNAC

10 Reconstrução dos Projetos Pedagógicos de Curso Construção Coletiva A concretização das ações pedagógicas preconizadas pelo PPI depende mais diretamente da participação, do consenso e acordo dos grupos envolvidos. Negociação com a comunidade acadêmica Trata-se de reconhecer que construção ou a reconstrução de um Projeto Pedagógico comporta interesses políticos de ordens variadas. Flexibilidade Ao invés de impor formas rígidas e determinadas, recomenda- se estimular a autonomia dos diversos segmentos envolvidos a fim de possibilitar a emergência de outras dimensões que contribuam para os objetivos propostos. c2002, Francisco Palharini - SNAC

11 Reformulação Curricular Processo Reflexão sobre Informações (teóricas e factuais) Avaliação Diagnóstica (Currículo Ambiente Externo e Interno) Características do Profissional Currículo Concepção do Curso Profissional que se quer formar c2002, Francisco Palharini - SNAC

12 Sondagem no Ambiente Externo Investigação na Comunidade Mapeamento das necessidades e expectativas; Quais os conhecimentos, habilidades, atitudes necessárias ao profissional? Instrumentos: observação, entrevista, questionário e exame de fontes documentais. Analise dos dados obtidos e identificação de características do profissional que a sociedade necessita c2002, Francisco Palharini - SNAC

13 Sondagem no Ambiente Interno Caracterização do aluno Análise da estrutura curricular, seus pressupostos e organização (integração, seqüência, continuidade, verticalidade); Análise do regime acadêmico, sua ideologia e seus determinantes; Levantamento das experiências e práticas acadêmicas adotadas; Análise de políticas e procedimentos adotados nos estágios; Revisão das ementas, programas e conteúdos adotados e, especial­ mente, no que se refere às metodologias de ensino praticadas; Levantamento das experiências que articulem teoria e prática; Identificação das linhas de pesquisa e das articulações existentes entre o ensino e a extensão; Identificação das concepções de extensão praticadas e de suas respectivas áreas de atuação. c2002, Francisco Palharini - SNAC

14 Análise do Currículo Caracterização do Aluno Identificação e Análise Do currículo atual, considerando questões filosóficas e históricas; De experiências realizadas ou em realização; Das práticas pedagógicas desenvolvidas; Dos objetivos, conteúdos, bibliografia; Da organização curricular (integração, seqüência, continuidade, verticalidade, flexibilidade); Da articulação entre teoria e prática. c2002, Francisco Palharini - SNAC

15 Análise do Ambiente Interno Diagnóstico das condições físicas e estruturais para o funciona­ mento dos cursos Condições físicas (instalações, equipamentos, localização, material instrucional); Recursos humanos disponíveis; Recursos Pedagógicos (laboratórios, informática e bibliotecas) Recursos financeiros (institucionais e externos); Procedimentos usuais nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Análise dos dados obtidos no diagnóstico. Constatação dos problemas apresentados na estrutura e funcionamento. Projeção de recursos e estratégias que podem ser mobilizadas. Identificação e análise da política e legislação da Instituição. c2002, Francisco Palharini - SNAC

16 Avaliação do Projeto Pedagógico O objetivo final Os meios isoladamente A combinação dos meios c2002, Francisco Palharini - SNAC

17 Avaliação da Ação Produzir um juízo de valor sobre a ação, tendo como referência os objetivos que se visa alcançar Processo (combinação dos meios) Avaliação Interna (sujeitos da ação) Avaliação Intraformativa (na formação) Regulação (gestão) Resultados Coerência (interna) Monitoramento (acompanhamento) Critérios de realização c2002, Francisco Palharini - SNAC

18 Avaliação da Antecipação ou Objetivo Final Produzir um juízo de valor sobre a aplicação do produto da ação, tendo como referência os objetivos e problemas que levaram a estas mesmas ações. Avaliação externa Avaliação do impacto da ação Avaliação dos efeitos da ação Avaliação a frio Avaliação em situação real Avaliação descontextualizada c2002, Francisco Palharini - SNAC


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