A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRIMEIROS SOCORROS. O QUE É? Como o nome diz, primeiros socorros são os primeiros procedimentos simples com o intuito de preservar vidas em situações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRIMEIROS SOCORROS. O QUE É? Como o nome diz, primeiros socorros são os primeiros procedimentos simples com o intuito de preservar vidas em situações."— Transcrição da apresentação:

1 PRIMEIROS SOCORROS

2 O QUE É? Como o nome diz, primeiros socorros são os primeiros procedimentos simples com o intuito de preservar vidas em situações de emergência. São feitos por pessoas comuns, com esses conhecimentos básicos, até a chegada de atendimento médico especializado.

3 Como devo agir quando for atender alguém? Primeiro, é necessário ter calma; Acalmar a pessoa com problema; Chamar um socorrista ( quem tem essas noções dentro da escola ); Nunca mexer na pessoa com problema.

4 CORTES E ESCORIAÇÕES Lavar o local com água e sabão Comprimir levemente com pano limpo ou gaze até parar de sangrar Não colocar medicamentos Obs: Ferimentos graves não podem ficar abertos por mais de 6 horas

5 FRATURAS Quando um ou mais ossos do nosso corpo se parte.

6 O que devemos fazer? Não mover o membro fraturado; Não mover o membro fraturado; Chamar emergência 193; Chamar emergência 193; Imobilizar o membro com talas improvisadas (jornal, papelão, etc); Imobilizar o membro com talas improvisadas (jornal, papelão, etc); Providenciar o transporte até o médico. Providenciar o transporte até o médico.

7 FRATURAS - Imobilização

8 TRAUMA DE CRÂNIO Pressionar uma bolsa de gelo ou pano limpo se houver sangramento Se a vítima estiver consciente e respirando, deitá-la de lado, com a cabeça e ombros ligeiramente elevados e encaminhar ao PS.

9 Epistaxe) Sangramento no nariz ( Epistaxe) CAUSAS: Excesso de sol; Boladas; Traumatismos com o dedo; Ambientes muito secos.

10 Sangramento no nariz Devemos acalmar a pessoa, colocar uma luva nas mãos e depois utilizar uma gaze ou pano limpo e pressionar as narinas por 10 segundos. Fazer isso até o sangramento parar... Colocar gelo.

11 QUEIMADURAS Lavar o local com água corrente e limpar a área queimada Secar delicadamente o local com pano limpo, gaze estéril ou compressas evitando o uso de algodão Se a roupa estiver grudada, lavar a região tentando desgrudá-la. Não conseguindo, recorte-a ao redor do ferimento

12 LESÕES DISTENSÃO: Rompimento e estiramento do músculo (esforço excessivo). ENTORSES: Ligamentos são estirados e sofrem ruptura total ou parcial. CÂIMBRAS: Contração Muscular involuntária, que causa muita dor. Pode ser sinais de desidratação depois de atividades físicas.

13 CUIDADOS- Lesões Evitar movimentação da região atingida; Evitar movimentação da região atingida; Repouso; Repouso; Aplicar compressas geladas; Aplicar compressas geladas; Elevar a região lesionada (reduz inchaço); Elevar a região lesionada (reduz inchaço); Imobilizar a região, e em caso de distensão procurar um médico. Imobilizar a região, e em caso de distensão procurar um médico.

14 REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR- RCP Falta de batimentos do coração e da respiração. Pode levar a graves lesões ou até a morte. Chamar o socorro imediatamente; Chamar o socorro imediatamente; Constatar pulsação e sinais vitais; Constatar pulsação e sinais vitais;

15 DESMAIO (SINCOPE) Perda da consciência, por ausência de oxigênio no cérebro. Sinais e sintomas: enjôo, tontura, fraqueza, tremor, pulso e respiração fracos, visão escurecida, dor abdominal profunda e dor de cabeça.

16 DESMAIO- Procedimentos

17 INGESTÃO DE CORPO ESTRANHO Não provocar vômitos, pois objetos pequenos e não pontiagudos são expelidos normalmente Agulha, vidro, pilhas, baterias merecem cuidado especial e o atendimento médico é necessário Enquanto o atendimento médico não chegar, não oferecer líquidos e nem administrar medicamentos

18 OBSTRUÇÃO DAS VIAS AÉREAS ENGASGO Impedimento da passagem de ar. Presença de corpos estranhos.

19 ENGASGO

20 ENGASGO- Procedimentos Se a pessoa tossir, falar e respirar. Se a pessoa tiver uma obstrução total das vias aéreas- Manobra de Heimlich. Se a pessoa tiver uma obstrução total das vias aéreas- Manobra de Heimlich.

21 Procedimentos- Manobra de Heimlich

22 INTOXICAÇÃO Não administrar líquidos e não tentar provocar vômitos Tentar identificar o agente causador, que deve ser encaminhado junto com a vítima ao P.S.

23 PICADAS DE ABELHAS E VESPAS Retirar o ferrão com pinça somente se estiver próximo à superfície, caso contrário, desinfete o local e encaminhe ao P.S. Desinfetar com álcool Aplicar gelo Obs: se ocorrerem picadas múltiplas, encaminhar ao P.S.

24 Lembretes Manter a calma; Chamar um socorrista; Chamar o socorro 193.

25 FIM


Carregar ppt "PRIMEIROS SOCORROS. O QUE É? Como o nome diz, primeiros socorros são os primeiros procedimentos simples com o intuito de preservar vidas em situações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google