A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Atletismo Unidade III.  Componentes: Gabriel Mallmann, Giovana Furtado, Luciana Rodrigues, Sérgio Oliveira.  Turma: 1º D.  Professora:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Atletismo Unidade III.  Componentes: Gabriel Mallmann, Giovana Furtado, Luciana Rodrigues, Sérgio Oliveira.  Turma: 1º D.  Professora:"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Atletismo Unidade III

2  Componentes: Gabriel Mallmann, Giovana Furtado, Luciana Rodrigues, Sérgio Oliveira.  Turma: 1º D.  Professora: Camila Goulart Peres.  Disciplina: Educação Física. Alegrete, 17 de junho de 2011.

3 Introdução  Alongamento, aquecimento e flexibilidade?  Quais os principais músculos utilizados?  Como alongá-los e aquecê-los?  Diferença entre exercício de alongamento e de flexibilidade?  Quais articulações precisam ter grande amplitude. Porque?

4 Alongamento Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação.

5 Os alongamentos conseguem esse resultado por aumentarem a temperatura da musculatura e por produzirem pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos. E nossos músculos, que são responsáveis pelos nossos movimentos, possuem, entre outras características importantes, a elasticidade, que lhes permite voltar ao tamanho normal depois de alongados.

6 Dicas para Alongamentos Escolha posições seguras para realizá-los mantendo um bom alinhamento corporal. Escolha posições seguras para realizá-los mantendo um bom alinhamento corporal. Mantenha o alongamento de segundos por articulação. Mantenha o alongamento de segundos por articulação. Evite balançar-se na execução (pois assim estará estimulando um reflexo de contração ao invés do propósito de alongar). Evite balançar-se na execução (pois assim estará estimulando um reflexo de contração ao invés do propósito de alongar).

7  Faça um pré-aquecimento (pode ser uma pequena caminhada ou uma pedalada de 5-10 min antes de realizá-los.Os melhores resultados ocorrem quando eles estão mais estimulados, fazendo também no resfriamento após os exercícios.  Alongue-se até sentir uma sensação de tensão. Se por acaso sentir dor intensa, a posição deve ser relaxada para evitar micro lesões na musculatura. Toda pessoa deve respeitar seus limites e aumentar lenta e gradualmente a intensidade dos exercícios.

8 Objetivos do Alongamento  Restaurar a amplitude de movimento normal na articulação envolvida e a mobilidade das partes moles adjacentes à esta articulação;  Prevenir o encurtamento ou tensionamento irreversíveis de grupos musculares.  Facilitar o relaxamento muscular.

9  Aumentar a amplitude de movimento de uma área particular do corpo ou corporal de forma geral antes de iniciar os exercícios de fortalecimento.  Reduzir o risco de lesões músculo - tendinosas (tendinite).

10 Diferenças  Alongamento - Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares (por produzirem pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos), fazendo com que elas aumentem o seu comprimento.

11  Flexibilidade - É a qualidade física que condiciona a capacidade funcional das articulações a movimentarem-se dentro dos limites ideais de determinadas ações, e a amplitude de movimento. Dependem da mobilidade articular e elasticidade muscular. Mulheres e as crianças são mais flexíveis. É uma característica corporal pessoal. Deve ser treinada em sessões freqüentes e com aquecimento prévio.

12 Exercícios para Alongamento

13 Exercícios para Flexibilidade

14 Alongamento Muscular Como Alongar:  Não se pode fazer alongamento de qualquer maneira. É preciso alongar-se de forma correta para obter o máximo de benefício que o alongamento pode oferecer.  O alongamento precisa ser realizado sem a presença de dor. Então, ao realizar o exercício de alongamento e sentir dor, diminua a intensidade do alongamento até encontrar um ponto confortável, sem dor e com uma tensão suave.

15 Os Exercícios de alongamento podem: ->Amplia o relaxamento físico e mental. ->Promove o desenvolvimento da consciência do próprio corpo. ->Reduz o risco de problemas nas costas. ->Reduz a irritabilidade muscular. ->Evita ou elimina encurtamento musculo-tendineo. ->Elimina ou reduz o incômodo dos nódulos musculares.

16 ->Aumenta o relaxamento muscular e melhora a circulação sanguínea. ->Melhora a coordenação e evita a utilização de esforços adicionais no trabalho e no desporto. ->Libera a rigidez e possibilita a melhoraria da simetria muscular. ->Evita e/ou elimina problemas posturais que alteram o centro de gravidade, provocando adaptação muscular.

17 Diferenças Entre Aquecimento e Alongamento:  Aquecimento: É a repetição de exercícios para aumentar a circulação sangüínea, lubrificar as articulações, aumentar a temperatura corporal, melhorar o desempenho e prevenir lesões, entre outras.

18  Alongamento: É um movimento lento que busca a elasticidade máxima do músculo dentro do limite do corpo. Por exemplo, uma corrida leve é um aquecimento, girar os braços ou flexionar os joelhos e rodar também. Mas tentar alcançar o pé com as mãos flexionando a coluna para frente é um alongamento, esticar todo o corpo para cima e ficar na ponta do pé também.

19 Benefícios do Aquecimento - Aumenta o fluxo sangüíneo nos músculos. - Lubrifica as articulações. - Melhora a elasticidade dos músculos. - Aumenta a motivação e excitação. - Reduz o potencial de lesões.

20 Benefícios do Alongamento - Reduz as chances de distensão nos músculos. - Melhora o desempenho. - Reduz a dor muscular e acelera a recuperação. - Estimula o praticante para o treino. - Permite que os músculos trabalhem a amplitude dos movimentos.

21 Conclusão Concluímos que neste trabalho, aprendemos o suficiente, que devemos alongarmos e aquecermos muito bem os músculos do nosso corpo.

22 Referências Bibliográficas   nto-muscular.html nto-muscular.html nto-muscular.html  87/fitness.aspx 87/fitness.aspx 87/fitness.aspx 


Carregar ppt "Trabalho de Atletismo Unidade III.  Componentes: Gabriel Mallmann, Giovana Furtado, Luciana Rodrigues, Sérgio Oliveira.  Turma: 1º D.  Professora:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google