A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A raiz Sendo uma das finalidades das raízes fixar o vegetal ao solo, estas ramificam-se ou apresentem-se em feixes, formando, deste modo, um conjunto de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A raiz Sendo uma das finalidades das raízes fixar o vegetal ao solo, estas ramificam-se ou apresentem-se em feixes, formando, deste modo, um conjunto de."— Transcrição da apresentação:

1

2 A raiz Sendo uma das finalidades das raízes fixar o vegetal ao solo, estas ramificam-se ou apresentem-se em feixes, formando, deste modo, um conjunto de raízes chamado de sistema radicular, ampliando, dessa forma, a base de fixação dos vegetais. Pertinente a esta função, os tecidos do seu corpo, freqüentemente, desenvolvem um maciço cilindro central de resistência e, não raro, produzem células, fibras e esclereídios, que pela forma e membrana especiais são estruturas de resistência mecânica.

3 Por outro lado, a raiz destina-se a absorver do solo as substâncias químicas indispensáveis ao metabolismo dos vegetais. Deste modo, ramificando-se, as raízes aumentam sua área de absorção; esta é, por sua vez, ampliada ainda mais pela existência de uma região do seu corpo, onde se formam pêlos absorventes, que são projeções das células epidérmicas.

4 Exercendo ainda as funções de transporte e de reserva de alimentos, vamos encontrar, no âmago do seu corpo, tubos intercomunicantes, no interior dos quais circulam as substancias nutritivas, que são assim conduzidas e distribuídas para os diferentes tecidos. Porém, se a maioria das raízes enterra-se no solo, muitas não o fazem, permitindo a certos vegetais uma adaptação mais precisa a condições especiais de vida, tais como o hábito epífito, parasita e paludoso; como não poderia deixar de ser, tais raízes adquirem morfologia e estrutura especializadas.

5 Vamos então conhecer melhor as raízes e as suas variações estruturais
Vamos então conhecer melhor as raízes e as suas variações estruturais? Importância : Fixação da planta, absorção e distribuição alimentar; reserva; medicinal; alimentar e econômica; Caracteres gerais: * Corpo não segmentado em nós e entre-nós; * sem folhas e sem gemas; * subterrâneas, geralmente; exceção: raízes aéreas; * aclorofiladas, geralmente; exceção: orquídeas e aráceas (raízes aéreas); * com caliptra ou coifa e com pêlos radiculares; * com geotropismo positivo, geralmente; * crescimento subterminal.

6 Funções:. Fixação da planta ao solo;
Funções: * Fixação da planta ao solo; * absorção da água e princípios minerais; * condução das substâncias alimentares; * reservas de alimentos, ex: batata-doce, cenoura etc. Origem: * Na radícula do embrião da semente (raiz principal ); * endógena, a partir de tecidos profundos (raízes secundarias e a maioria das adventícias) . Definição: É o órgão geralmente subterrâneo que fixa a planta ao solo, retira e distribui alimentos e funciona como órgão de reserva.

7

8 Morfologia Morfologia externa
Caliptra ou coifa: Forma: de dedal. Função: proteção contra o atrito, e transpiração excessiva; protege, sobretudo, o tecido meristemático da zona lisa. Definição: região que reveste e protege o cone vegetativo da raiz. Observação: estatólitos são grãos de amido da coifa que indicariam a direção da gravidade. Zona lisa de crescimento ou de distensão: Características: multiplicação celular (região meristemática; desenvolvimento celular (região de alongamento), onde as divisões celulares são mais raras. Função: promove o crescimento da raiz, que é subterminal.

9 Zona pilífera ou dos pêlos absorventes: Características: presença de pêlos que são prolongamentos das células epidérmicas. Esta região já apresenta tecidos diferenciados. Função: absorção. Duração: quase efêmera. Zona suberosa ou de ramificação: Características: região geralmente suberificada, onde ocorrem as radicelas. Com a queda dos pêlos, esta região fica protegida pela exoderme. Função: forma as radicelas ou raízes secundárias.

10 Nota Colo ou coleto Região de transição entre a raiz e o caule.

11 Classificação das Raízes
Quanto a Origem Normais: são aquelas que se desenvolvem a partir da radícula. São elas: a raiz principal e todas as suas ramificações, isto é, raízes secundárias. Adventícias: são aquelas que não se originam da radícula do embrião ou da raiz principal por ela formada. Podem formar-se nas partes aéreas das plantas e em caules subterrâneos, ex: as demais raízes, tais como grampiformes, fúlcreas etc.

12 Quanto ao Habitat Aéreas Cinturas ou estranguladoras: são adventícias que abraçam outro vegetal e, muitas vezes, o hospedeiro morre, ex: cipós, mata-pau; Grampiformes ou aderentes: são adventícias com a forma de grampos, que fixam a planta protetora a um suporte (seja outra planta ou não), ex: hera. Respiratórias ou pneumatóforos: são raízes com geotropismo negativo, que funcionam, ao fornecer oxigênio às partes submersas, como órgãos de respiração. Apresentam orifícios (lenticelas) chamados pneumatóides, em toda a sua extensão, e, internamente, um aerênquima muito desenvolvido. Estas raízes atingem o nível das marés altas, ex: plantas de mangues.

13 Sugadoras ou haustórios: são adventícias, com órgãos de contacto, os apressórios, em cujo interior surgem raízes finas, os haustórios, órgãos chupadores que penetram no corpo da hospedeira, absorvendo os alimentos, isto é, parasitando-a, ex: cuscuta, erva-de-passarinho. Suportes ou fúlcreas: são adventrícias, que brotando em direção ao solo, nele se fixam e se aprofundam, podendo atingir grandes dimensões. Elas auxiliam a sustentação do vegetal, ex: pândano, milho. Tubulares: são as que atingem grande desenvolvimento e tomam o aspecto de tábuas perpendiculares ao solo, ampliando a base da planta, dando-lhe maior estabilidade. São, em partes, aéreas e em parte, subterrâneas, ex: pau d’alho, ficus.

14

15

16

17 Raízes Subterrâneas Adaptações
Quanto ao Habitat Aquáticas Quando se desenvolvem na água, ex: vitória-régia, aguapé. Subterrâneas Axial ou pivotante: raiz principal muito desenvolvida e com ramificações ou raízes secundárias pouco desenvolvidas, em relação à raiz principal. Típica de Gymnospermae e Dicotyledoneae, ex: quebra-pedra. Ramificada: a raiz principal logo se ramifica em secundárias e estas, em terciárias, e assim sucessivamente. Freqüente em Dicotyledoneae; Fasciculada: é aquela que, por atrofia precoce da raiz principal, está constituída por um feixe de raízes, onde não se distingue nem pela forma nem pela posição, uma raiz principal, pois todas têm espessura semelhante. Típica de Monocotyledoneae, ex: capim-pé-de-galinha.

18 Tuberosa: raiz dilatada pelo acumulo de reservas nutritivas
Tuberosa: raiz dilatada pelo acumulo de reservas nutritivas. Pode ser axial-tuberosa, como cenoura, beterraba, nabo, rabanete; ou adventícia-tuberosa, como dália; ou secundária-tuberosa, como a batata-doce. Adaptação da Raiz Definição São as modificações das raízes normais, muitas vezes como conseqüências das funções que exercem ou por causa da influencia do meio físico. Tipos - Tuberosa - Raízes Aéreas

19

20

21 Raiz-Caule Diferenças entre Caule e Raiz
Diferença embrionárias Raiz 1) Origem: radícula, no embrião Caule 1) Origem: gêmula do caulículo, no embrião

22 Diferenças Morfológicas (Macroscópicas) Raiz 1) Com coifa 2) Sem gemas terminais e laterais 3) Com região de pêlos absorventes 4) Sem folhas, flores e frutos. 5) Corpo sem divisão em nós e entre-nós. 6) Com radicelas de origem endógena Caule 1) Sem coifa. 2) Com gemas terminais laterais. 3) Sem região de pêlos absorventes. 4) Com folhas, flores e frutos. 5) Corpo com divisão em nós e entre-nós. 6) Com ramos de origem exógena (nas gemas axilares).

23 Diferenças Fisiológicas Raiz 1) Absorção da seiva
Diferenças Fisiológicas Raiz 1) Absorção da seiva. 2) Crescimento subterminal. 3) Geotropismo positivo. 4) Raro fotossintetizantes. 5) Fototropismo negativo 5) Responsável pela fixação da planta ao solo. Caule 1) Condução da seiva. 2) Crescimento terminal. 3) Geotropismo negativo. 4) Fotossintetizantes ou não. 5) Fototropismo positivo. 6) Responsável pela sustentação de todos os elementos provenientes da gêmula.


Carregar ppt "A raiz Sendo uma das finalidades das raízes fixar o vegetal ao solo, estas ramificam-se ou apresentem-se em feixes, formando, deste modo, um conjunto de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google