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Enfermeira Kássia Luz Curso Técnico de Enfermagem 2012.

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1 Enfermeira Kássia Luz Curso Técnico de Enfermagem 2012

2 SAIS MINERAIS Não podem ser produzidos por seres vivos. Sua maior parte está concentrada nos ossos. Há alguns minerais como, por exemplo, o alumínio e o boro, que podem estar presentes no corpo sem nenhuma função.

3 Fazem parte do crescimento; Defesas imunológicas; Ajudam na formação e manutenção dos nossos tecidos, músculos, órgãos, e das células do sangue. Aumentam a expectativa de vida, contribuindo para uma boa aparência, melhoram o metabolismo, combatendo fadiga e estresse.

4 Podendo ser encontrados livres, na forma de íons ( ânios e Cátions) dissolvidos na água intra e extracelular, como também associados a outras moléculas componentes da matéria. Carga positiva: Na+, Mg 2+ Carga negativa: Fl-, O 2-

5 Agem na manutenção do equilíbrio osmótico; devem ser ingeridos através de uma alimentação que forneça quantidades adequadas destas substâncias. Caso haja excesso, este será eliminado através das fezes e da urina.

6 FERRO - Fe Atua no processo respiratório de transporte de oxigênio e dióxido de carbono no organismo. Faz parte das enzimas que atuam no processo de respiração celular. 8mg/dia homem e 8 – 18 mg/dia mulher Principais doenças causadas pela falta de Ferro no organismo: Anemia Diminuição de funções cognitivas e psicomotoras (principalmente em crianças) Cefaléia Cansaço / fraqueza Diminuição da função leucocitária

7 Ele é encontrado nas seguintes fontes: - Brócolis - Fígado de boi - Farinha de soja - Amêndoa - Feijão - Aspargos - Gema de ovos - Banana - Carne Magra - Peixes - Mariscos - Cereja - Amendoim cozido - Figo em calda - Farinha de aveia crua - Avelã - Espinafre - Broto de Chuchu - Beterraba

8 Fósforo - P Funções e importância - Atua na formação de dentes e ossos; - Faz parte das membranas celulares do organismo humano; - Participa do metabolismo dos glicídios; - Age na contração dos músculos; - Age em reações químicas que libera energia; - Integra o DNA (Ácido Desoxirribonucleico) e o RNA (Ácido Ribonucleico).

9 Principais problemas de saúde e doenças causadas pela falta de Fósforo no organismo: -Dor nos ossos; - Ocorrência de Pseudofraturas; - Resistência a insulina; - Debilidade muscular; - Falta de apetite; - Taquicardia; - Perda de memória; - Miopatias

10 O excesso de fósforo no organismo: O excesso de fósforo no organismo é chamado de Hiperfosfatemia. -Hipertensão (pressão arterial alta), -confusão mental -sensação de peso nas pernas. Dosagem 700mg/dia

11 Ele é encontrado nas seguintes fontes: - Leite e derivados (principalmente queijos) - Carne bovina - Castanha-do-pará/ Amêndoa/Castanha de Cajú/Amendoim - Ovos (principalmente de galinha e pata) - Peixes - Avelãs - Carne de porco - Alho - Carne de Siri - Cogumelo - Tamarindo

12 Selênio – Se Funções e importância -Neutralização de radicais livres (função antioxidante) - Prevenção de certos tipos de câncer (em estudo); - Atua na cura de doenças hepáticas (no fígado); -A absorção do selênio ocorre no trato gastrointestinal e armazenado, principalmente, nos rins e no fígado. Dosagem 55ug/dia

13 Principais problemas de saúde e doenças causadas pela falta de Selênio no organismo: - Mialgia (dores musculares); - Degeneração do pâncreas; - Sensibilidade nos músculos do corpo; - Maior suscetibilidade ao desenvolvimento de câncer.

14 Ele é encontrado nas seguintes fontes: - Castanha-do-pará (é o alimento com maior concentração de selênio) - Salmão/ camarão - Farelo de Trigo - Sementes de girassol (secas) - Ostras cruas - Farinha de centeio - Fígado de bovino - Milho

15 Potássio - K Funções e importância - Atua no balanço e distribuição da água no organismo; - Age no relaxamento muscular; - Atuação na manutenção do equilíbrio ácido-base; -Participa dos processos de regulação das atividades neuromusculares. Dosagem 4g/dia

16 Principais problemas de saúde e doenças causadas pela falta de Potássio no organismo: - Distensão abdominal; - Cãibras (fortes dores musculares); - Vômitos; - Diminuição dos reflexos; - Dispnéia (dificuldade para respirar); - Sensação de formigamento na pele; - Dilatação do coração; - Mudanças na frequência de batimentos cardíacos (arritmia cardíaca).

17 Principais problemas de saúde e doenças causadas pelo excesso de Potássio no organismo: - Distúrbios cardíacos; - Alterações nas movimentações musculares; - Confusão mental.

18 Ele é encontrado nas seguintes fontes: - Feijão Preto - Feijão manteiga - Cogumelo - Espinafre - Banana Prata - Damasco - Tomate - Abacate - Amora - Banana d´água - Cenoura - Leite de vaca - Ovo de galinha - Pimentão verde Curiosidade: - A absorção do potássio - no intestino delgado. - É excretado através do suor, da urina e das fezes.

19 Cálcio - Ca Coagulação do sangue; oxigenação dos tecidos; transmissão dos impulsos nervosos; regularização dos batimentos cardíacos e equilíbrio de ferro no organismo; Formação de ossos e dentes, indispensável na dieta de recém- nascidos, crianças e gestante; Previne a osteoporose. Trabalha em equilíbrio com o fósforo.

20 Cálcio Carência: Causa deformação óssea; enfraquecimento dos dentes. Excesso: Pode causar pedras nos rins, hipercalcemia e Insuficiência renal. Dosagem: 1000 a 1300 mg/dia

21 Iodo - I É indispensável ao bom funcionamento da tiróide; Previne papo e cretinismo (doença relacionada a tiróide); No Brasil com em outros países, o iodo é acrescentado ao sal de cozinha. Suprindo a maioria das necessidades. Sal iodado, produtos marinhos, alguns vegetais.

22 Dosagem: 150ug/dia Carência: Causa o bócio, doença relacionada a problemas na tiróide.Com o crescimento do papo.

23 Magnésio - Mg Regulas as células nervosas; Ajuda na formação de anticorpos e no alívio do estresse. Atua na formação dos tecidos, ossos e dentes; Ajuda a metabolizar os carboidratos;

24 Magnésio Fontes: Verduras folhas verdes escura (agrião,espinafre), grãos ásperos, nozes, carne, gomas,leite, frutas cítricas, leguminosas, cebola,tomate, mel. Carência: provoca extrema sensibilidade ao frio e ao calor; Excesso: Não há nenhuma evidência de efeitos adversos do consumo de magnésio naturalmente proveniente de alimentos. Dosagem: 420 mg/dia homem e mg/dia mulher

25 Sódio - Na Regula os líquidos no organismo; Influi nas contrações musculares e nos impulsos nervosos. Impede o endurecimento do cálcio e do magnésio, o que pode formar cálculos biliares ou nefríticos; previne a coagulação sangüínea. Dosagem: 1,2 a 1,5 g/dia

26 Fontes: Principalmente sal de cozinha, peixes e carnes defumadas, embutidos (salame, frios,salsicha), vegetais (salsão, cenoura, agrião e cebolinha verde), ovos, queijo, nozes, aveia. Carência: Pode causar câimbras e retardamento na cicatrização das feridas. Excesso: Causa a pressão alta, com risco de ataque cardíaco. Pode aumentar a quantidade de cálcio excretada pela urina.

27 Zinco - Zn Componente de múltiplas enzimas e proteínas; participa no metabolismo das proteínas e carboidratos; Atua no controle cerebral dos músculos; Combate a acne, ajuda na cicatrização deferidas, estimula as defesas imunitárias. Dosagem: homem 11mg/dia e 8mg/dia mulher

28 Fontes: Carnes vermelhas, fígado, peixe,ostra, sardinha, ovo, leguminosas, nozes,aveia. Carência: Diminui a produção de hormônios masculinos, favorece o diabete e provoca alteração no paladar. Excesso: Reduz a quantidade de Cobre no organismo.

29 Flúor - Fl Ajuda a formar e proteger os dentes, previnindo as cáries dentárias e osteoporose - desgaste dos ossos. Fontes: Água com Flúor, chás, peixe marinho,produtos dentais com Flúor, agrião, alho, aveia,brócolis, beterraba, cebola, couve-flor, maçã,trigo integral. Carência: Ajuda a desenvolver cáries dentárias.

30 Bibliografia: Sites visualizados em 10/10/12: Livro Prazeres e Práticas de Enfermagem


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