A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tomografia Computadorizada Abdome

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tomografia Computadorizada Abdome"— Transcrição da apresentação:

1 Tomografia Computadorizada Abdome

2 Tomografia Computadorizada Aspectos Gerais
O que é? Indicações -lesão abdominal -detectar tamanho, forma e posição do órgão -detectar tumores, cistos, hemorragia ou edema, dentre outros... Contra-indicações -marcapasso -gravidez -alergia a iodo (contraste)

3 Tipos de Tomografia:

4 TC convencional: TC Helicoidal:

5 Densidades

6

7

8

9 Cortes

10 T7: 1º Corte

11 T8: 2º Corte

12 T9: 3º Corte T9: 3º Corte

13 T10: 4º Corte

14 T10: 5º Corte

15 T11: 6º Corte T11: 6º Corte

16 L1: 7º Corte L1 – 7º corte Últimos cortes de visualização de veias intrahepáticas na parte inferior do lobo direito do fígado, observação de anormalidades em vasos hepáticos. Visualização do interior do corpo/fundo de vesícula biliar, com possibilidade de diagnóstico de cálculos. Observação da câmara de ar do estômago e duodeno. O plano transverso de L1 é o plano transpilórico. Visualização da terceira porção (horizontal) do duodeno, e identificação da mesma como conteúdo da pinça aorto-mesentérica. Aorta abdominal e VCI evidente. Visualização de cólon descendente e de conteúdo aéreo. Também presença de ar nas alças do Int. Delgado. Visualização de segmentos inferiores de rins e gordura perirrenal. Visualização de ureteres direito e esquerdo.

17 L2: 8º Corte L2: 8º Corte L2 - 8º Corte
Observação de parte mais inferior do fígado, sem possibilidade de distinção de vasos intrahepáticos no parênquima. Presença de parte inferior do estômago preenchida por ar. Alças de Int. Delgado. Visualização de colo ascendente do Int. Grosso, notadamente preenchido por ar. Aorta abdominal e VCI evidentes. Astérias Mesentéricas superior e inferior visíveis. Porção terminal da medula espinhal.

18 L5: 9º Corte L5: 9º Corte

19 S1: 10º Corte S1: 10º Corte

20 Casos Clínicos

21 Caso clínico 1 C.E.C. , 20 anos, deu entrada no hospital da Posse em Nova Iguaçu com quadro de dor peri-umbilical nas últimas 8 horas de início súbito e associada a quadro de náuseas e vômitos. Relata, ainda, que a dor “está se movendo” para região ilíaca direita. Nega constipação intestinal ou diarréia até o momento. O exame físico mostrou hipersensibilidade a palpação no ponto de Mc Burney, sinal de Blumberg positivo e temperatura axilar de 38oC. Foi encaminhado a TC de urgência que evidenciou

22 Caso clínico 1

23 Caso clínico 1 Foi diagnosticado apendicite aguda devido a presença de um fecalito. Após ser submetido a cirurgia de urgência recuperou-se plenamente e obteve alta hospitalar em 3 dias. Estudo que avaliou o uso da Tc em apendicite aguda evidenciou: - sensibilidade foi de 93,3% , - especificidade de 97,1% - acurácia de 96% (Wijetunga et al, 2002)

24 Caso clínico 2 C.R.F., 58 anos,natural de Vitória/ES.
Apresentou nos últimos meses desnutrição e perda de peso. Procurou o ambulatório do Hospital da Polícia Militar com queixas de massa abdominal e dispepsia Ao exame físico distensão abdominal e hepatomegalia. Foi submetido a TC que evidenciou:

25 Caso clínico 2

26 Caso clínico 2 Foi diagnosticado hepatocarcinoma e submetida a hepatectomia direita. Atualmente encontra-se em tratamento quimioterápico sem evidência de metástases.

27 Caso clínico 3 FMG, 42 anos, iniciou com uma dor epigástrica súbita irradiada para as costas associada a quadro de náuseas e vômitos. Foi encaminhado à emergência do Salgado Filho. Ao exame encontrava-se com abdome distendido, doloroso a palpação, taquicárdico e hipertenso. Laboratório Enzimas cardíacas normais Amilase e lipase elevadas

28 Caso clínico 3

29 Caso clínico 3 Foi diagnosticado quadro de pancreatite aguda.
Foi feito pancreatectomia de urgência. A TC é um método com elevada reprodutibilidade no estadiamento da pancreatite aguda. (Freire Filho et al, 2007)

30 Caso clínico 4 Paciente do sexo masculino, 64 anos de idade, com adenocarcinoma do sigmóide previamente conhecido, foi atendido pelo Serviço de Emergência do Instituto Nacional de Câncer/RJ, com quadro de abdome agudo. Ao exame físico,apresentava dor, distensão abdominal,parada de eliminação de gases e fezes,sinais de desidratação, dispnéia e fraqueza muscular. Foi encaminhado a um TC de urgência que revelou:

31 Caso clínico 4

32 Caso clínico 4 O paciente foi encaminhado à cirurgia, sendo realizada colostomia para descompressão intestinal, evidenciando-se, no ato cirúrgico, ruptura do ceco, com lacerações da serosa e coleção sanguínea na cavidade. O paciente faleceu no pós operatório tardio.

33 Conclusão A TC está se firmando cada vez mais como método diagnóstico eficaz para avaliação das vísceras abdominais. Ela é capaz de descartar alterações que muitas vezes passam despercebidas no exame físico e radiológico além de auxiliar o cirurgião na topografia extensão de muitas lesões abdominais.

34 Obrigados! Ana Maria Neiva Renato Moura Braga Bartira Benincá Sartori Amannda Rodrigues Daniel Ferreira Patrícia Cristina Talita Sposito Tayla Romão Lorena B. Coulamy

35 Bibliografia MARTÍNEZ, J. M.; LARRUY, A. V. CD-ROM Atlas Básico de Correlación Anaómica – TC - Enantyum. Edita mra ediciones. Tomografia comptuadorizada abdominal. Acesso em 15/04/2010. WIJETUNGA et al. Acurácia diagnóstica da tomografia computadorizada localizada do apêndice nos casos clinicamente duvidosos de apendicite aguda. Radiol Bras vol.35 no.3 .São Paulo: 2002. FREIRE FILHO et al. Avaliação da reprodutibilidade da tomografia computadorizada no estadiamento da pancreatite aguda. Radiol Bras vol.40 no.6 . São Paulo: 2007. CRESPO, Sheila Jandhyra Vianna. MARCHIORI, Edson; MENDES, Luis Fernando. OBSTRUÇÃO EM ALÇA FECHADA COM RUPTURA DO CECO: ASPECTOS NA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA – RELATO DE UM CASO. Radiol Bras vol 34, São Paulo:2001.


Carregar ppt "Tomografia Computadorizada Abdome"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google