A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROTOZOÁRIOS Ciências Prof ª. Natália Gaertner. CARACTERÍSTICAS GERAIS São seres unicelulares e eucariontes. São complexos, com sistema reprodutor, digestivo,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROTOZOÁRIOS Ciências Prof ª. Natália Gaertner. CARACTERÍSTICAS GERAIS São seres unicelulares e eucariontes. São complexos, com sistema reprodutor, digestivo,"— Transcrição da apresentação:

1 PROTOZOÁRIOS Ciências Prof ª. Natália Gaertner

2 CARACTERÍSTICAS GERAIS São seres unicelulares e eucariontes. São complexos, com sistema reprodutor, digestivo, de locomoção. Eles ainda podem viver em colônias, sozinhos ou parasitando. Podem ser encontrados em água doce, salgada, em terras úmidas ou ainda dentro de outros seres. Seu modo de vida é livre, mas alguns protozoários são parasitas, e podem causar doenças ao homem. Protozoários e algas unicelulares eucariontes.

3 Classificação dos Protistas Os protozoários podem ser classificados de acordo com seu modo de locomoção: Rizópodes: locomoção por pseudópodes, que são pseudo-pés (pés-falsos); Exemplo: ameba

4 Ciliados: locomoção através de cílios. Exemplo: Paramecium

5 Flagelados: locomoção através de flagelos; Trichomonas vaginalis Giardia lamblia Esporozoários: não têm sistema de locomoção, por isso não se locomovem

6 Rizópodes (Filo Rhizopoda) Grupo onde é encontrado a Ameba, que usa muitos pseudópodes para locomoção. Ciliados (Filo Ciliophora) Os ciliados recebem este nome pois se movem com o auxílio de cílios, que estão em toda a superfície do protozoário. Este tipo aparece geralmente em água doce e salgada, e onde existe matéria vegetal em decomposição. Flagelados Os flagelados são de vida livre e muitos deles são parasitas de humanos, como: Trichomonas vaginalis – fica alojado no aparelho reprodutor humano, geralmente nas mulheres, na vagina. Provoca muita coceira, ardência e corrimento, a Tricomoníase. Tricomoníase Esporozoários No grupo dos esporozoários encontram-se os protistas que não têm qualquer tipo de sistema de locomoção. Todos eles são parasitas obrigatórios.

7 REPRODUÇÃO A maioria dos protozoários apresenta reprodução assexuada, principalmente por bipartição. Mas algumas espécies podem se reproduzir sexuadamente. A reprodução sexuada por conjugação consiste no pareamento de dois paramécios, com fusão das membranas e em seguida troca de material genético dos micronúcleos. Depois os paramécios se separam e se reproduzem assexuadamente por cissiparidade.

8 ALGAS UNICELULARES Euglenófitas Seres unicelulares de água doce. Apresentam cloroplastos de tripla membrana, com clorofila a e b. Estas algas apresentam movimento devido aos flagelos. Crisófitas Algas pardas amareladas devido a presença de um pigmento denominado fucoxantina. Estes seres tem paredes celulares muito rígidas que são formadas por celulose. A este grupo pertecem as algas Diátomeas. Os mais citados representantes desta divisão são as diatomáceas, algas microscópicas que constituem os principais componentes do fitoplâncton marinho e de água doce. Além de servirem de alimente para outros animais aquáticos, elas produzem a maior parte do oxigênio do planeta, através de fotossíntese.

9 Dinoflagelados Os dinoflagelados são organismos unicelulares, portadores de dois flagelos. A maior parte das espécies habita o ambiente marinho, embora existam representantes de água doce.

10 Clorofíceas (algas verdes): Por possuírem clorofila, como pigmento predominante em suas células, as clorofíceas são verdes. Este grupo compreende muitas espécies, que são predominantemente aquáticas, podendo viver em água salgada e em água doce. Como exemplo, podemos citar as algas marinhas do gênero Ulva, que possuem representantes comestíveis e chamados de alfaces-do-mar. Rodofíceas (algas vermelhas): As rodofíceas possuem bastante ficoeritrina, embora tenham também clorofila. São algas vermelhas e geralmente macroscópicas e marinhas, mas existem formas que vivem na água doce. Entre as algas vermelhas, existem formas comestíveis, como as algas do gênero Porphyra. Feofíceas (algas pardas ou marrons): As feofíceas possuem bastante fucoxantina e são geralmente macroscópicas e marinhas. São as algas pardas ou marrons. Algumas espécies podem medir mais de 50 metros de comprimento. A alga parda Laminaria é um exemplo de alga comestível; assim como os demais exemplos de algas comestíveis, essa alga é bastante consumida como alimento, principalmente pelos povos orientais.

11 ALGAS VERDES ALGAS VERMELHAS ALGAS PARDAS


Carregar ppt "PROTOZOÁRIOS Ciências Prof ª. Natália Gaertner. CARACTERÍSTICAS GERAIS São seres unicelulares e eucariontes. São complexos, com sistema reprodutor, digestivo,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google