A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Algas e Protozoários.  São eucariontes;  Unicelulares ou pluricelulares;  Autótrofos ou heterótrofos;  Vivem na água ou em ambientes úmidos;  Se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Algas e Protozoários.  São eucariontes;  Unicelulares ou pluricelulares;  Autótrofos ou heterótrofos;  Vivem na água ou em ambientes úmidos;  Se."— Transcrição da apresentação:

1 Algas e Protozoários

2  São eucariontes;  Unicelulares ou pluricelulares;  Autótrofos ou heterótrofos;  Vivem na água ou em ambientes úmidos;  Se locomovem por flagelos, cílios, pseudópodes ou são sésseis.

3  Compreendem as algas que fazem parte do fitoplâncton;  São os maiores produtores dos ecossistemas marinho e de água doce;  Possuem variadas formas e cores.

4  São flagelados;  Possui parede celular grossa e com placas;  Possui pigmentos vermelhos no cloroplasto;  São responsáveis pela maré vermelha;  Podem causar intoxicação.  As toxinas produzidas pelas algas também podem ser levadas para o ar através dos respingos das ondas e do vento, causando ardor e secura nos olhos, tosse, irritações na pele e dificuldade de respirar. Estes sintomas desaparecem em poucos dias e não são perigosos.

5 A freqüência e a intensidade das ocorrências do fenômeno da maré vermelha vêm aumentando em todo o mundo. É possível que este aumento seja conseqüência da atividade humana. O despejo de esgotos não tratados no mar provoca o aumento da matéria orgânica na água, aumentando a quantidade de nutrientes disponíveis, num processo conhecido como eutrofização. A elevação nos níveis de nutrientes, juntamente com o aquecimento global, proporciona condições ideais para a floração das microalgas envolvidas na maré vermelha

6 DINOFLAGELADOPIRRÓFITA

7  Possui parede celular dura formada por sílica;  Após morrerem formam os diatomitos;  Os diatomitos é utilizado como matéria- -prima para vários produtos.

8 DIATOMÁCEASDIATOMITO

9

10  Grande variedade de cores;  Tamanho variado;  Não apresentam órgãos especializados;  Todas as células possuem a mesma função e seu corpo recebe o nome de talo;  No cloroplasto encontra-se clorofila e outros pigmentos;

11  Algas verdes (alface-do-mar);  Possuem variadas formas;  Se reproduzem sexuadamente ou assexuadamente;

12

13

14  Algas pardas;  Algumas são flutuantes outras são fixas;  Variados tamanhos;  Algumas são usadas como alimento por serem ricas fontes de proteínas, vitaminas e sais minerais.  Fornecem a algina, substância gelatinosa usado na fabricação de sorvetes.

15 KOMBUFEOFÍCEA FIXA

16  Algas vermelhas;  Talos fixos;  Os talos podem ser reforçados por carbonato de cálcio;  É muito usado na industria farmacêutica ou para pesquisas (ágar-ágar).  A Porphyra é utilizada na culinária japonesa, conhecida como Nori.

17 RODOFÍCEASÁGAR-ÁGAR

18 Protistas heterótrofos

19  São unicelulares;  São considerados células – organismos;  As células podem ter mais que um núcleo;  Se locomovem por pseudópodes, cílios, flagelos ou não se locomovem;  Muitas espécies são parasitas;  Se reproduzem por divisão binária;

20

21  Doença de Chagas.  Amebíase.  Malária.

22  É causada pela transmissão de um protozoário flagelado, o Trypanosoma cruzi  Tem como reservatório natural os tatus, os gambás, os tamanduás, as raposas e as cutias.  É transmitido por um inseto hematófago, do gênero Triatoma, conhecido por barbeiro ou chupança.  Vive em buracos, geralmente em casas de pau a pique.  Pica o rosto da pessoa durante a noite.  O T. cruzi, se instala no tecido muscular, especialmente do coração, que leva a pessoa a morte por insuficiência cardíaca.

23 BARBEIROTRYPANOSOMA CRUZI

24  É causada pelo protozoário Entamoeba histolytica;  É transmitida por frutas, verduras e pela água contaminada;  Após ser ingerido, ataca a parede do intestino, causando feridas;  Capturam o alimento (glóbulos vermelhos), por meio dos pseudópodes;  Se reproduzem no interior do intestino;

25  Se transformam em cistos e ao saírem pelas fezes contaminam novamente o solo e a água;  Após ingerir um alimento contaminado, os cistos se abrem no intestino e parasitam o indivíduo;  Quando isso acontece temos um ciclo fechado.

26

27  É causada por um protozoário do gênero Plasmodium, transmitido pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, o mosquito- prego.  Ataca as hemácias, figado, baço e medula óssea vermelha.  É conhecida também como febre terçã.  Ao se reproduzirem liberam uma toxina na corrente sanguínea que provoca febre.

28

29

30  Protozoário ciliado;  Se alimenta de detritos ou outros microorganismos;  Poucos protozoários ciliados são parasitas.

31  Sabemos que a amebíase é uma doença que afeta o intestino humano. Como se dá o contágio e o que pode ser feito para evitar essa doença?


Carregar ppt "Algas e Protozoários.  São eucariontes;  Unicelulares ou pluricelulares;  Autótrofos ou heterótrofos;  Vivem na água ou em ambientes úmidos;  Se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google