A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃO PROVA MENSAL – (2º Bimestre) - 7°ANO REINO MONERA REINO PROTISTA REINO FUNGI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃO PROVA MENSAL – (2º Bimestre) - 7°ANO REINO MONERA REINO PROTISTA REINO FUNGI."— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO PROVA MENSAL – (2º Bimestre) - 7°ANO REINO MONERA REINO PROTISTA REINO FUNGI

2 REPRODUÇÃO DAS BACTÉRIAS - Assexuada – por cissiparidade ou bipartição: o material genético se duplica, em seguida a célula se divide originando duas novas bactérias idênticas; - Conjugação: duas bactérias geneticamente diferentes se unem através de pequenos tubos, uma delas, a doadora, duplica seu material genético e o injeta em outra bactéria, a receptora. Originando bactérias diferentes geneticamente.

3 Doenças causadas por Bactérias: LeptospiroseTétanoMeningite ContaminaçãoContato com a água ou objetos contaminados pela urina de Rato. Contato com objetos contaminados pela bactéria Inalação de secreção eliminada por uma pessoa contaminada. SintomasFebre, dor de cabeça, dores musculares e articulares Febre, contração muscular, rigidez na nuca, pode levar a parada respiratória Dor de cabeça intensa, febre alta, rigidez na nuca e vômito. PrevençãoVigilância Sanitária, Prevenir enchentes, evitar acúmulo de lixo. Vacinação, evitar ferimentos com objetos que possam estar contaminados. Vacinação, evitar ambiente fechados e aglomerados.

4 REINO PROTISTA - Protozoários e Algas - Unicelulares - Eucariontes; - encontrados em: superfície ou fundo de oceanos, água doce ou poluída, no solo úmido Apresentam as mais variadas formas.

5 LOCOMOÇÃO CÍLIOS: Filamentos finos e curtos, o batimento desses cílios provoca o movimento; PSEUDÓPODES (falsos pés): São modificações do citoplasma que estica e se contrai; FLAGELOS: Filamentos longos e delicados;

6 PROTOZOÁRIOS - Heterótrofos: se alimentam de bactérias ou outros protistas ou então, matéria orgânica em decomposição, alguns são parasitas; - A maioria se reproduz assexuadamente por cissiparidade ou divisão binária,mas existem também algumas espécies que se reproduzem sexuadamente.

7 CLASSIFICAÇÃO DOS PROTOZOÁRIOS - RIZÓPODES: Se locomovem e capturam seus alimentos através dos pseudópodes. Ex.: Ameba - CILIADOS: Se locomovem e capturam seus alimentos através de cílios. Ex.: Paramécio - FLAGELADOS: Se locomovem e capturam seus alimentos através de flagelos. Ex.: Giardia - ESPOROZOÁRIOS: Não possuem nenhum tipo de estrutura de locomoção. Todos são parasitas.

8 DOENÇAS TRANSMITIDAS POR PROTOZOÁRIOS AMEBÍASE Entamoeba histolytica DOENÇA DE CHAGAS Trypanosoma cruzi MALÁRIA Plasmodium sp CONTAMINAÇÃOIngestão de água ou alimento contaminado pelos cistos do Protozoário. Picada do bicho barbeiro Picada do mosquito Prego SINTOMASCólicas intestinais, diarréia. Crescimento anormal de alguns órgãos, o mais afetado é o coração. Febre, dor de cabeça e tremores no corpo. PREVENÇÃOSaneamento básico, ingerir água potável e lavar bem os alimentos. - substituir as casas de pau-a-pique po casas de alvenaria; - usar mosquiteiros, inseticidas. - usar mosquiteiros, inseticidas; - proteger as janelas com telas.

9 ALGAS UNICELULARES - São encontradas em água doce, salgada e fazem parte do plâncton. PLÂNCTON: Conjunto de microorganismos que flutua na água e é levado pelas correntes aquáticas. FITOPLÂNCTON: autótrofos ZOOPLÂNCTON: Animais - Heterótrofos.

10 São divididas em: - Euglenófitas: Possuem flagelos, se reproduzem por bipartição, quando há luz realiza fotossíntese, quando não há luz se alimentam de partículas nutritivas que encontram; - Pirrófitas: avermelhada, dois flagelos, têm a capacidade de emitir luz - Crisófitas: dourada, reprodução assexuada. Não possuem flagelos e tem o corpo protegido por uma carapaça.

11 ALGAS PLURICELULARES - São desprovidos de raiz, caule ou folha; Seu corpo é chamado Talo; - Encontradas em água doce ou salgada. - A absorção de água e nutrientes é feita em a superfície do talo e o transporte é feito célula à célula.

12 Reprodução das Algas Pluricelulares Reprodução por alternância de Gerações: Uma alga produtora de esporos, libera seus esporos que ao encontrarem um local adequado germinam e dão origem a uma alga produtora de gametas, que após a fecundação dará origem a uma alga produtora de esporos e assim sucessivamente (uma fase Assexuada – esporos e uma fase Sexuada - gametas)

13 Reino fungi - fungos; - Unicelulares ou Pluricelulares; - Eucariontes; - Heterótrofos; - Por se reproduzirem por esporos podemos encontrá- los nos mais diversos ambientes; - Se desenvolvem melhor em locais úmidos, escuros e com muita matéria orgânica.

14 Nutrição: Heterótrofos: - Decompositores: Soltam no meio em que se encontram uma substância digestiva capaz de tornar a matéria orgânica capaz de ser absorvida pelas hifas; - Parasitas: Vivem as custas de outro ser vivo, podendo causar-lhe doenças e até a morte.

15 Liquens Uma associação, benéfica para ambos, entre Fungos e Algas. A alga realiza a fotossíntese produzindo alimento para ambos e os fungos encarrengam-se da absorção de água protegendo a alga da desidratação. - São indicadores de poluição, pois absorvem o vapor d'água da atmosfera e junto com ele os poluente – se a região conter poluente a população de liquens tende a diminuir.


Carregar ppt "REVISÃO PROVA MENSAL – (2º Bimestre) - 7°ANO REINO MONERA REINO PROTISTA REINO FUNGI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google