A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Marcel Klug.  Os protistas são considerados os primeiros organismos eucariontes, ou seja, com células que apresentam núcleo individualizado e diferentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Marcel Klug.  Os protistas são considerados os primeiros organismos eucariontes, ou seja, com células que apresentam núcleo individualizado e diferentes."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Marcel Klug

2  Os protistas são considerados os primeiros organismos eucariontes, ou seja, com células que apresentam núcleo individualizado e diferentes organelas.  A maioria desses organismos é unicelular, mas também existem os coloniais e os multicelulares. Lembrando: as bactérias são seres procariontes.

3  Este reino é formado pelos protozoários e algas. AmebaClorela

4  Os protozoários são seres unicelulares e de estrutura bastante variável. A maioria é heterótrofa e muitos são capazes de locomoção.  Entre eles existem microrganismos de vida livre, porém muita espécies são parasitas e podem causar doenças nas plantas, nos seres humanos e em outros animais. Heterotrófico, em Biologia é o nome dado a qualidade do ser vivo que não possui capacidade de produzir seu alimento a partir da fixação de dióxido de carbono e por isso se alimenta a partir dos outros compostos inorgânicos ou orgânicos.

5  Os protozoários apresentam grandes variações de forma dependendo da fase evolutiva e do meio ao qual estão adaptados.  Podem ser esféricos, ovalados, alongados ou mudar constantemente de forma, como a ameba. Variedade de formatos

6  O citosol é envolvido por uma membrana lipoproteica simples e flexível, que pode se reforçada por capas externas proteicas ou por carapaças constituídas de diferentes minerais. Carapaça mineral O citosol, citossol, hialoplasma, citoplasma fundamental ou matriz citoplasmática, é o líquido que preenche o citoplasma, espaço entre a membrana plasmática e o núcleo das células vivas, que suporta o retículo endoplasmático e outras organelas.

7  Os flagelos e os cílios são organelas utilizadas para a locomoção dos protozoários. Giardia lambia Paramécio

8  A maioria dos protozoários é heterótrofa, podendo ingerir partículas alimentares do meio e digeri-las intracelularmente, ou mesmo absorver substâncias dissolvidas na água. Esquema simplificado da digestão dos protozoários

9  Nos protozoários, as trocas gasosas ocorrem por toda superfície celular. Os aeróbio que vivem em meios com disponibilidade de gás oxigênio, possuem mitocôndrias, nas quais liberam a energia utilizada nos processos metabólicos.  Existem também protozoário anaeróbios, que sobrevivem em lugares com pouca quantidade de gás oxigênio.

10  Pode ser sexuada e/ou assexuada, dependendo da fase da vida.  A reprodução assexuada é a mais comum e pode se dar por divisão binária, brotamento ou divisão múltipla.  A reprodução sexuada pode se dar por singamia, onde dois organismos fundem-se formando uma célula maior que depois se reparte em 4 partes, ou por conjugação, onde dois protozoários unem- se temporária mente e trocam genoma e depois de se separarem dão origem a 4 novos indivíduos cada célula.

11

12  Muitas espécies de protozoários são parasitas responsáveis por doenças.Eles se instalam sobretudo no sangue e no tubo digestório.

13  Amebíase Doença causada pelo Antamoeba histolytica. A transmissão se dá por ingestão de alimentos contaminados com fezes. A doença pode causar dores abdominais, diarréia, cólicas intestinais e em alguns casos febre alta e calafrios. Antamoeba histolytica

14  Giardíase Causada pelo Giardia lambia. Seus principais sintomas são: azia e náusea; cólicas e diarréias agudas; perda de apetite e irritabilidade. Esse protozoário é contraído da mesma forma que o Antamoeba histolytica. Giardia lambia

15  Malária Causada por protozoários do gênero plasmodium e transmitidos por mosquitos do gênero Anopheles. Alem de febre alta, outros sintomas são: calafrios intenços alternados com ondas de calor e sudorese, dor de cabeça e no corpo, falta de apetite, pele amarela e extremo cansaço. Ainda não existe vacina contra a malária.

16  Leishmaniose Causada por protozoários do gênero Leishmania. Pode se manifestar na pele (tegumentar) ou nos órgãos internos (visceral). A doença do tipo visceral é causada pelo Leishmania chagasi e ataca o fígado, o baço e a medula óssea. O parasita invade os leucócitos, células sanguíneas de defesa, levando-as a morte. Leishmania spp A leishmaniose é transmitida pelo mosquito- palha

17  Doença de Chagas É causada pelos protozoários do gênero Trypanosoma. Pode causar febre, mal-estar, inflamação e dor nos gânglios, mas muitas vezes é assintomática, dificultando assim um diagnóstico. A doença tem como vetor um percevejo chamado barbeiro. Barbeiro


Carregar ppt "Prof. Marcel Klug.  Os protistas são considerados os primeiros organismos eucariontes, ou seja, com células que apresentam núcleo individualizado e diferentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google