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Prof. José Antônio Meister PROGRAMA 1) Valores e a realidade do mundo 2) Os valores na educação 3) Os valores na educação e no educador.

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1 Prof. José Antônio Meister

2 PROGRAMA 1) Valores e a realidade do mundo 2) Os valores na educação 3) Os valores na educação e no educador marista

3 VALOR É tudo o que: elegemosepreferimos

4 Ao escolher o ser humano se faz, se constitui, humaniza-se. Escolhemos sempre o que consideramos mais valioso.

5 Valorar uma situação ou acontecimento É inserí-los numa relação de forças, linhas de sentido. Os valores se realizam a cada encontro

6 Para realizar um valor é preciso uma série de exigências: * Conhecimento * Ações * Sentimentos * Relações, etc.

7 Disponibilidade para buscá-lo com: Despertar e assumir um valor significa: Amor, Sintonia, Ajuste ao que ele nos exige.

8 A BUSCA DE VALOR PARA O SER HUMANO É ESSENCIAL

9 OS VALORES SÃO UM GUIA. PORQUE ELE É:

10 Q uando se aceita um valor de forma livre, não o faço somente porque quero, mas porque estou persuadido do que é justo.

11 A participação num mesmo valor cria uma unidade de espírito.

12 O ser humano é um ser diferenciado Daí a importância dos valores porque se constitui se aperfeiçoa

13 DESCOBERTA QUALIDADES

14 A descoberta de valores nos permite detectar as diferentes possibilidades que a realidade nos oferece.

15 SUPERFICIAIS com as coisas, seres inanimados, quando vistos somente como objetos. Nossas relações podem ser:

16 EDIFICANTES Porque resultantes de um encontro, do crescimento, da maturidade, da reciprocidade que pode ser plena.

17 A intimidade nos leva a ver que, tudo na vida tem valor. Quanto mais íntima uma relação, mais valores terá.

18 Termos valores iguais não é estarmos uns diante dos outros, mas olharmos na mesmo direção.

19 Quando se assume um valor tem-se uma abertura criadora, vinculada,comprometida.

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21 O olhar valioso é o olhar de relação.

22 1) Acender uma fonte de luz 2) Provocar vibração 3) Entusiasmo criador Aceitar um valor é:

23 Os valores se apresentam em nossa vida, de modo único: pela forma como vemos o mundo

24 Ao perceber que o que se busca não realiza, surge a tristeza, a frustração angústia O sentimento de desespero des + espero = não esperar

25 Desespero, angústia, tristeza, conduzem a destruição própria e dos outros. A acolhida a um valor, impulsiona, energiza

26 Quando há felicidade há festa, alegria, paz. sentimentos que vem de dentro se exterioriza em símbolos e gestos

27 O valor provoca uma sã inquietude, uma tensão interna impulsiona aquilo que leva a agir e a realização pessoal.

28 Devemos nos dar conta; quando se invertem os valores ocorre a manipulação

29 Manipular é inverter os valores, em vez de gerar vida, a destrói, pondo-á em segundo plano

30 É o que se vê muito hoje onde os valores mais apregoados são: poder, drogas, embriaguês, jogos de azar, erotismo. Em detrimento do amor, da paz, relações edificantes, afetos, etc.

31 Diante do valioso, sentimos: EmoçãoTranscendência,Inquietude Exultação festiva.

32 O sentimento é intencional pois nos remete a resultados criadores, melhores.

33 Os valores são fenômenos originários, porque despertam o sentimento

34 O máximo de um valor não se tem porque se diminui distâncias, mas porque se realiza uma ação criadora

35 Para chegar ao máximo, é preciso cultivo, despojamento, para que se sobressaia a força, a admiração do valor e sua capacidade criadora.

36 Os valores devem estar em estreita relação com o sentido.

37 Ter sentido é ordenar os valores, a vida ludicamente para a plenitude. A plenitude só é alcançada quando desenvolvemos nossa capacidade de escutar o apelo do valor.

38 O contrário de uma vida com sentido, é a vida: Absurda, desarticulada, desmoronada existencialmente, falta de criatividade, incapacidade relacional

39 A ação valiosa eleva o fato, acima dos atos vulgares

40 É PRECISO DISTINGUIR O DESEJO DO DESEJÁVEL.

41 O desejo nos instiga a sair de nós. É preciso buscar o desejável, a plenitude. Na busca dos valores o ser humano busca o valor absoluto:

42 Meu coração está inquieto enquanto não repousa em ti. SANTO AGOSTINHO

43 CLASSIFICAÇÃO HÁ MUITAS Vitais Espirituais Materiais Intelectuais Morais Estéticos

44 CRITÉRIOS EXIGÊNCIAS DA CLASSIFICAÇÃO Pessoal Social

45 Hierarquia é um modo de unidade onde uma realidade se configura com outras, orientando-as.

46 Valores só podem ser considerados positivos quando conduzem o ser humano ao encontro de pessoas e de seres.

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