A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensino religioso 2015 1º ano Prof.ª Sindia Smidarle.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensino religioso 2015 1º ano Prof.ª Sindia Smidarle."— Transcrição da apresentação:

1 Ensino religioso º ano Prof.ª Sindia Smidarle

2 Religião e Religiosidade
Religião - Contextualização histórica: * A humanidade sofre sem saber as causas dos seus problemas. Este sofrer remete a uma busca, muitas vezes desesperada, por soluções, mitos, crenças e ou santos que lhe propiciem curas milagrosas, bem como soluções inesperadas para problemas previsíveis. * É neste momento que surge a Religião. * Ouve-se falar em religião todos os dias – pelo rádio, pela televisão, pela internet, por meio de folhetos e de outros, mas, mesmo assim, pergunta-se: O que é mesmo religião?

3 O que acontecerá no futuro?
Muitos historiadores tentam explicar as origens da religião. É uma questão antiga, e conforme os registros de informações, não se sabe exatamente quando começou. Porém, vários antropólogos supõem que nesse tempo a religião surgiu pela necessidade das pessoas darem sentido à vida e de obterem respostas para suas perguntas : Quem sou eu? Para onde vou? O que é a morte? O que é a vida? De onde vêm as doenças? O que acontecerá no futuro?

4 Primeira fase A busca por respostas despertou para o sobrenatural e esta percepção da consciência seria uma das primeiras manifestações do fenômeno religioso do homem primitivo. Na ausência de respostas lógicas e racionais fez com que o homem atribuísse os acontecimentos e o próprio destino à vontade de divindades, ligados pela crença a um poder desconhecido que age sobre as pessoas e sobre a natureza.

5 A esta primeira fase religiosa foi denominada de Animismo, segundo Edward Tylor – as pessoas acreditavam que todos os seres da natureza possuíam alma ou espírito e agiam intencionalmente. Assim, em várias culturas, as montanhas, as árvores, os animais, os fenômenos naturais (relâmpagos, trovões, terremotos, chuvas, furacões) são associados a mistérios, ao sobrenatural, a divindades. Surgiam neste momento as primeiras religiões tradicionais. Nessa fase religiosa as pessoas viviam atormentadas por temores em relação às incertezas da vida, enquanto curandeiros e adivinhos cuidavam da religião, reverenciando a natureza e os espíritos com rituais, danças, orações e sacrifícios de animais para agradar as divindades.

6 De modo geral, as religiões partiram de um princípio mítico (dos mitos) e destes vieram os primeiros textos sagrado, dos quais surgiram as diferentes doutrinas, isto é, normas e regras que orientam um sistema religioso. Religião é... Em seu sentido epistemológico, a religião é uma expressão originada do latim religare, que significa atar, ligar/religar, conectar... Então, podemos dizer que a religião é a ponte entre o homem e o sobrenatural; a ligação entre o ser humano e o ser supremo (transcendente), em uma relação de dependência e reverencia de acordo com a consciência humana (entendimento).

7 Essa relação se expressa através de emoções como confiança e medo, de conceitos como morais e éticos e através de ações como cultos, ritos, orações e preces, reuniões solenes e festas religiosas. Sabemos que muitos são os segmentos religiosos, mas, de modo geral, todas buscam, por meio de doutrinas ou de ensinamentos, levar as pessoas à compreensão dos assuntos referentes a Deus. E, embora existam rituais e orientações diferentes, o objetivo é sempre o mesmo: praticar o bem para o crescimento espiritual.

8 No entanto, para alguns historiadores, não há uma definição de religião universalmente aceita, até hoje. Existe, sim, uma variedade de teorias religiosas acerca da natureza da religião, pois, diante de tantas diferenças religiosas, seria imprudente querer elaborar um conceito comum, que sirva de parâmetros para todas elas. Existem religiões com forte componente ético, mas em outras, não há nenhum tipo de exigência sobre a genealogia do crer; existem aquelas que só os homens podem participar e outras que não fazem distinção de gênero; algumas são politeístas, outras monoteístas e outras crêem que toda a natureza é divina (Animismo).

9 Pode ser também: Religião é um conjunto de crenças e filosofias que são seguidas, formando diferentes pensamentos. Cada religião tem suas diferenças quanto a alguns aspectos, porém a grande maioria se assemelha em acreditar em algo ou alguém do plano superior e na vida após a morte.

10 No entanto, este atributo humano não está relacionado, especificamente, a nenhuma religião, pois se a religiosidade é a tendência ao sagrado, isto é, ao que transcende o humano para além dele mesmo, necessariamente não o obriga à adoção de uma religião. É esta concepção de religiosidade que na verdade distingue as diferentes formas de dimensão da espiritualidade (espírito), expressa na relação entre o homem e o sagrado através dos fundamentos de fé e prática, e as múltiplas formas de culto e crenças. Assim, podemos dizer que a religiosidade é a qualidade de ser religioso, de ter uma religião caracterizada pela disposição ou tendência do mesmo, em perseguir a sua própria Religião ou a integrar-se às coisas sagradas, porém, devemos reconhecer que nem sempre a religiosidade se manifesta por meio de religiões institucionalizada, pois a busca pelo transcendente surge de forma consciente e individual na tentativa de compreender a razão da vida e o que dela perpassa.

11 Vídeo documentário sobre a existência de Deus. Canal History Chanel
Questionando sobre o filme : Qual a concepção de Deus o filme apresenta? Por que a Igreja Católica não aceitava os estudos da Ciência? Explique conforme o filme Que evoluções aconteceram na Religião e na Ciência que aproximaram as duas? Escreva sobre a Teoria da Criação apresentada no mesmo? E você? O que entendeu sobre o filme? Escreva sua opinião argumentando-a

12

13 Formas de interpretar a história :
Naturalmente que tratando-se de escrita, podemos ter várias interpretações de um único enunciado, justamente porque a linguagem nos permite criar possibilidades de entendimento, acerca de determinado assunto. O fato é que ao longo do tempo, o homem interpretou as escrituras (bíblia) sob os seguintes pontos de vista: Interpretação otimista: o homem veio para melhorar de forma constante. Interpretação pessimista: sem um Deus para organizar a história, não há nada para se fazer, mas apenas "desconstruir" o passado. Possivelmente a história é sem sentido. História nada mais é que uma luta de poder em que as diferentes facções tentam arrancar do passado “provas” para servir a seus propósitos atuais.

14 Leitura católica: Deus supervisionou o desenvolvimento de sua igreja e tem nos dado, até os dias de hoje, os santos e os papas. Leitura protestante: A igreja sempre foi dividida em várias facções. A total unidade da igreja nunca foi realmente alcançada. Sempre houve diferentes doutrinas, tanto do lado católico quanto do lado protestante. Observamos que muitos fatores influenciam no entendimento da história da igreja. Certo é que os estudos teológicos estão em auxílio do homem na compreensão desses fatos. Como citamos acima, um estudo amplo da igreja necessita de um conjunto de fontes de informações seguras e imparcialidade para interpretar os fatos históricos e bíblicos.

15 Agostinho de Hipona Quem foi e como contribuiu para o correto entendimento das doutrinas cristãs? Uma das grandes belezas e seguranças da teologia bíblica, histórica e ortodoxa é que falta-lhe originalidade. A boa teologia é derivada da Palavra de Deus nas Escrituras, a qual tem sua origem através da inspiração do Espírito Santo. A teologia que honra a Deus é aquela que submete-se à autoproclamada autoridade das Escrituras e que, portanto, mantém-se no limite daquilo que foi revelado por Deus e ensinado pelos profetas e apóstolos. Nesse sentido é que a teologia não é e nem deve ser original e é por isso que, desde o fechamento do cânon, a ortodoxia cristã atravessa os séculos, as culturas e os poderes deste mundo conta com uma impressionante unidade e coerência em suas doutrinas mais basilares e importantes. Seus grandes dogmas são derivados da Bíblia.

16 Agostinho, garimpeiro de Deus
Um desses homens de Deus, dotado de uma mente criativa e intenso desejo de cavar mais profundamente na Palavra de Deus e que ajudou a pavimentar o caminho das grandes progressões do pensamento teológico foi o africano Agostinho de Tagaste ( ), bispo de Hipona.

17 Para aprender mais: Pesquisar e entregar sobre a vida de Agostinho de Hipona na próxima aula.

18

19

20

21

22 Doutrina –


Carregar ppt "Ensino religioso 2015 1º ano Prof.ª Sindia Smidarle."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google