A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução Já aprendemos em nossos estudos anteriores que a obra fundamental do Espírito Santo é convencer o homem do seu pecado e torná-lo então uma nova.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução Já aprendemos em nossos estudos anteriores que a obra fundamental do Espírito Santo é convencer o homem do seu pecado e torná-lo então uma nova."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução Já aprendemos em nossos estudos anteriores que a obra fundamental do Espírito Santo é convencer o homem do seu pecado e torná-lo então uma nova criatura. Cristo já afirmou isto quando no Evangelho de João, no seu sermão de despedida falou para os seus discípulos: ”E quando ele vier convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo”. (Jo 16.8) Tema do 3T14 – A doutrina do Espírito Santo Estudo 11 – “Andemos pelo Espírito” O fruto do Espírito Santo Texto áureo: “Se vivemos pelo Espírito andemos também pelo Espírito.” (Gl 5.25)

2 Introdução II Paulo vai dar continuidade a este ensinamento como poderemos ver nos capítulos 5 e 6 da Carta aos Gálatas que estaremos lendo em todo este estudo. Assim, ele chega a mencionar que este fruto do Espírito, a salvação (no singular), vai se reproduzir na vida do crente de maneira abundante e crescente nos frutos do Espírito (no plural). E assim, passa a enumerá-los, chegando ao número de nove frutos que podem e devem ser colhidos da vida verdadeiramente de um cristão. A grande verdade é que dada a variedade deles, alguns podem mais facilmente serem percebidos em nossas vidas, enquanto outros, nem tanto assim. Ou seja, cada um de nós pode frutificar melhor ou pior neste ou naquele fruto.

3 Introdução III O apóstolo vai demonstrar isto claramente quando aponta que dentro de cada um de nós, existe uma batalha espiritual sendo travada entre a índole pecaminosa que ele chama de “obras da carne”: “Ora, as obras da carne são manifestas” E vai discorrer sobre elas, para ao fim antagonizá-las com o que ele chama de o “fruto do Espírito”. A intenção dele em colocar no singular e não no plural, era porque no entender paulino, o conjunto deles forma um fruto só. Todos eles devem estar presentes em nosso viver: “Mas, o fruto do Espírito é”... Observem como a batalha travada é difícil para o crente: diante das 16 obras da carne que operam contra nós, temos apenas 9 frutos que operam em nosso favor. Ou seja, temos que estar sempre alertas! 16 X 9

4 Introdução IV O que Paulo está nos ensinando é que dentro de nós existem duas naturezas que lutam entre elas: A nossa natureza carnal X A nossa natureza espiritual A leitura do texto da Bíblia deve nos levar a refletir sobre a porfia que está sendo travada dentro de nós: Aliás, a primeira pergunta é: Existe mesmo esta luta? Ou o pecado de tal maneira já se instalou dentro de nós que não temos mais sensibilidade para perceber que estamos perdendo a batalha da vida cristã. Ou seja, as obras da carne de tal maneira nos dominam que não percebemos o quão minguada tem sido a nossa colheita dos frutos do Espírito.

5 AMOR ALEGRIA PAZ PACIÊNCIA BENIGNIDADE BONDADE FIDELIDADE MANSIDÃO DOMÍNIO PRÓPRIO PROSTITUIÇÃO IMPUREZA LASCÍVIA IDOLATRIA FEITIÇARIA INIMIZADES CONTENDAS CIÚMES IRAS FACÇÕES DISSENÇÕES PARTIDOS INVEJAS BEBEDICES ORGIAS COISAS SEMELHANTES Enquanto os frutos do Espírito nos levam para cima no plano moral e espiritual... As obras da carne nos levam para baixo no plano social e religioso

6 16 Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. 17 Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. 18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Gálatas O apóstolo começa chamando atenção do crente para a luta que ele tem de enfrentar. A batalha é da nossa natureza carnal contra a nossa natureza espiritual:

7 19 Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, 20 a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, 21 as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus. Gálatas Para então, denominar as armas que o pecado assesta contra o crente: Temos que estar alertas, pois, são artimanhas atraentes e insinuantes que nos levam a fracassar espiritualmente, muitas vezes, sem que o percebamos.

8 22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. 23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. Gálatas Para a seguir, apontar-nos o que é bom e agradável a Deus. Ou seja, aquilo que faz parte da personalidade e atitude do novo homem que habita em nós, e não mais daquele que vivia dominado pelo pecado: “o velho homem”

9 24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. 25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. 26 Não nos tornemos vangloriosos, provocando-nos uns aos outros, invejando- nos uns aos outros. Gálatas Para afinal, concluir que a vitória só será alcançada se permitirmos que o Espírito domine o nosso ser: Viver e andar pela orientação do Santo Espírito de Deus!

10 Para pensar: A pergunta que nos fica é se estamos procedendo desta forma em nosso dia-a-dia? Por exemplo? V.2 – É assim que está vivendo?... V.7 – Você está sendo enganado?... V.10 – Você tem praticado isto?... Qual o placar do jogo das obras da carne contra os frutos do Espírito em sua vida? Concluindo: O apóstolo termina sua argumentação em prol desta nova forma de vida, instruindo-nos a todos no capítulo 6, sobre os procedimentos que devem ornar o caráter do crente. Obras da carne 16 X Frutos do Espírito 9 ?


Carregar ppt "Introdução Já aprendemos em nossos estudos anteriores que a obra fundamental do Espírito Santo é convencer o homem do seu pecado e torná-lo então uma nova."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google