A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOLOGIA DO TRABALHO Tripalium (ou trepalium), do Latim um instrumento romano de tortura, uma espécie de tripé formado por três estacas cravadas no chão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOLOGIA DO TRABALHO Tripalium (ou trepalium), do Latim um instrumento romano de tortura, uma espécie de tripé formado por três estacas cravadas no chão."— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA DO TRABALHO Tripalium (ou trepalium), do Latim um instrumento romano de tortura, uma espécie de tripé formado por três estacas cravadas no chão. A palavra “trabalho” na bíblia: “Comerás o teu pão com o suor do teu rosto”

2 PSICOLOGIA DO TRABALHO Homens x Natureza Transformar a natureza em meio adequado à existência Ao intervir na natureza criam-se relações sociais: diferença dos sexos (homens e mulheres)

3 PSICOLOGIA DO TRABALHO Homem x Homem São criados instrumentos para o trabalho: conhecimento e técnicas (forças produtivas) Atualmente podemos pensar em divisão de trabalho(técnica) e qualificação (conhecimento )

4 PSICOLOGIA DO TRABALHO A história da humanidade é a história das forças produtivas (formas de associação) e das relações sociais: Quem faz o quê? O que é produzido? Quem fica com a riqueza?

5 PSICOLOGIA DO TRABALHO SOCIEDADE IGUALITÁRIA: divisão é comum, visão de propriedade coletiva (sociedade tribais). SOCIEDADE DE CLASSES: classificação e a divisão dos bens produzidos não é comum e a visão de propriedade não é comum (conceito de Estado e sociedade civil).

6 PSICOLOGIA DO TRABALHO Modos de produção-como a sociedade se organiza economicamente. 1º- Comunidades Primitivas Divisão natural do trabalho Cooperação no trabalho Distribuição igualitária da produção Propriedade coletiva

7 PSICOLOGIA DO TRABALHO 2º- Sociedade Escravista, que surge na Grécia e Egito: Aumento da produtividade Propriedade não coletiva Hé divisão social do trabalho Há grupos submetidos ao controle Relação social não cooperativa Proprietários x escravos

8 PSICOLOGIA DO TRABALHO 3º- Feudalismo: Sedentarismo – não mobilidade O excedente da produção é trocado Divisão social do trabalho Proprietários x servos (trabalho em família), os servos eram homens mais ou menos livres que viviam nos burgos

9 PSICOLOGIA DO TRABALHO 4º- Capitalismo: Contratação dos individuos: trabalho remunerado Separação entre necessário e excedente Capital>mercado O que se troca?o que é valor/ A sociedade cria as necessidades.

10 Nível TecnológicoOrganização do TrabalhoResistência dos Trabalhadores Cooperação Simples Trabalho completo do artesão Jornadas longas ManufaturaDivisão do trabalho em tarefas Trabalho coletivo Mestre Trabalho remunerado Trabalho desqualificado MaquinariaOrganização cientifica do trabalho(taylorismo) Gerência x produção Divisão em deptos (Ford) Remuneração por produção Não realização no trabalho AutomaçãoCargos e carreira Controle de Qualidade  mental Responsabilidades diferentes Qualificação


Carregar ppt "PSICOLOGIA DO TRABALHO Tripalium (ou trepalium), do Latim um instrumento romano de tortura, uma espécie de tripé formado por três estacas cravadas no chão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google