A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FILOSOFIA. EXISTENCIALISMO Existencialismo é uma corrente filosófica e literária que surgiu nos séculos XIX e XX. O existencialismo tem por base a afirmação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FILOSOFIA. EXISTENCIALISMO Existencialismo é uma corrente filosófica e literária que surgiu nos séculos XIX e XX. O existencialismo tem por base a afirmação."— Transcrição da apresentação:

1 FILOSOFIA

2 EXISTENCIALISMO

3 Existencialismo é uma corrente filosófica e literária que surgiu nos séculos XIX e XX. O existencialismo tem por base a afirmação dos ideais de liberdade, responsabilidade e subjetividade do ser humano, o qual, segundo o pensamento filosófico, tem livre arbítrio e deve utilizar a razão para fazer as melhores escolhas. O existencialismo foi inspirado nas obras de Arthur Schopenhauer, Soren Kierkegaard, Fiódor Dostoievski, Friedrich Nietzsche, Edmund Husserl e Martin Heidegger, difundido principalmente através das obras de Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir

4 JEAN-PAUL SARTRE ( ) O SER E O NADA; O MURO; EM DEFESA DOS INTELECTUAIS; O EXISTENCIALISMO É UM HUMANISMO; A NÁUSEA. Fenomenologia: Descrição dos fenômenos tais como eles parecem ser. Materialismo histórico: Ação precede a idéia. Niilismo: A constatação sem a proposta de solução.

5 Ser humano enquanto indivíduo, e não ligado a teorias gerais sobre o homem. O homem se faz em sua própria existência; O mundo, como nós o conhecemos, é irracional e absurdo, ou pelo menos está além de nossa total compreensão; nenhuma explicação final pode ser dada para o fato de ele ser da maneira que é; A falta de sentido, a liberdade conseqüente da indeterminação, a ameaça permanente de sofrimento, da origem à ansiedade, à descrença em si mesmo e ao desespero; há uma ênfase na liberdade dos indivíduos como a sua propriedade humana distintiva mais importante, da qual não pode fugir; As Formas de vida: o modo de vida estético: do indivíduo que não busca senão gozar a vida em cada momento; modo ético: do indivíduo que é maquinalmente correto com a família e devotado ao trabalho, modo religioso: dentro de uma consciência de fé

6 EXISTENCIALISMO A EXISTÊNCIA precede a ESSÊNCIA; Não existe nenhum Deus que tenha planejado o homem e portanto não existe nenhuma natureza humana fixa a que o homem deva respeitar ; O homem está totalmente livre é o único responsável pelo que faz de si mesmo; Esta LIBERDADE e RESPONSABILIDADE, são a fonte de sua angústia (do homem) ; INDETERMINISMO; O homem é livre. Não pode desculpar sua ação dizendo que está forçado por circunstâncias ou movido pela paixão ou determinado de alguma maneira a fazer o que ele faz.

7 EXISTENCIALISMO O SER EM SI (fenômeno) e o SER PARA SI (consciência); A escolha depende primeiramente de negar determinadas possibilidades; O principal postulado do existencialismo sartreano é que não há afirmações gerais verdadeiras sobre o que os homens devem ser; Não há natureza humana, ou qualquer coisa que determine sua ação e pensamento, sua razão. O homem a constrói; LIBERDADE: Condenados a liberdade. “Não somos livres para deixarmos de sermos livres”. “Nós estamos sozinhos e sem desculpas”. ÉTICA: evitar a má fé, e procurar escolhas autênticas.

8 SIMONE DE BEAUVOIR ( ) EXISTENCIALISTA; FEMINISTA; Viver é envelhecer, nada mais. O presente não é um passado em potência, ele é o momento da escolha e da ação. É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta ; O homem é livre; mas ele encontra a lei na sua própria liberdade; Se vivermos durante muito tempo, descobrimos que todas as vitórias, um dia, se transformam em derrotas.


Carregar ppt "FILOSOFIA. EXISTENCIALISMO Existencialismo é uma corrente filosófica e literária que surgiu nos séculos XIX e XX. O existencialismo tem por base a afirmação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google