A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planeta Terra Características físicas Diâmetro equatorial: Área da superfície: Massa: Densidade média: Aceleração gravíticaá superfície (equador): Velocidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planeta Terra Características físicas Diâmetro equatorial: Área da superfície: Massa: Densidade média: Aceleração gravíticaá superfície (equador): Velocidade."— Transcrição da apresentação:

1 Planeta Terra Características físicas Diâmetro equatorial: Área da superfície: Massa: Densidade média: Aceleração gravíticaá superfície (equador): Velocidade de escape: Período de rotação:23h 56m e 4,09966s (sideral) Inclinação axial:23,45° Temperatura á superfície (K): minmédmáx

2 HidrosferaAtmosfera Listoesfera Bioesfera

3 Litoesfera: Profundidade (km)Camada Densidade g/cm³ 0–60Litosfera 0–35… CrostaCrosta2.2–2.9 35–60… Manto superiorManto superior3.4–4.4 35–2890Manto3.4– –700… AstenosferaAstenosfera 2890–5100Núcleo externo9.9– –6378Núcleo interno12.8–13.1

4 Núcleo Sólido A massa específica média da Terra é de 5,515 g/cm 3 = planeta mais denso no Sistema Solar.Sistema Solar Devido à ação da gravidade os objetos muito densos foram sendo empurrados para o interior do planeta. O núcleo é composto em grande parte por ferro (80%), e de alguma quantidade de níquel e silício.ferroníquelsilício Outros elementos, como o chumbo e o urânio, são muitos raros para serem considerados, ou tendem a se ligar a elementos mais leves, permanecendo então na crosta.chumbourâniocrosta O núcleo é dividido em duas partes: o núcleo sólido, interno e com raio de cerca de km, e o núcleo líquido, que envolve o primeiro.núcleo O núcleo sólido é composto, segundo se acredita, primariamente por ferro e um pouco de níquel.ferroníquel Alguns argumentam que o núcleo interno pode estar na forma de um único cristal de ferro. Como saber???cristal

5 Núcleo Líquido O núcleo líquido deve ser composto de ferro líquido e níquel líquido (a combinação é chamada NiFe), com traços de outros elementos. A convecção desse núcleo líquido, associada a agitação causada pelo movimento de rotação da Terra, seria responsável por fazer aparecer o campo magnético terrestre.campo magnético O núcleo sólido tem temperaturas muito elevadas para manter um campo magnético (temperatura Curie), mas provavelmente estabiliza o campo magnético gerado pelo núcleo líquido.temperatura Curie Evidências recentes sugerem que o núcleo interno da Terra pode girar mais rápido do que o restante do planeta, a cerca de 2 graus por ano.

6 Manto O manto estende-se de 30 km 2900 km de profundidade. A pressão na parte inferior do mesmo é da ordem de 1,4 milhões de atmosferas. É composto por substâncias ricas em ferro e magnésio.ferromagnésio Também apresenta características físicas diferentes da crosta. O material de que é composto o manto pode apresentar-se no estado sólido ou como uma pasta viscosa. Porém, ao contrário do que se possa imaginar, a tendência em áreas de alta pressão é que as rochas mantenham-se sólidas, pois assim ocupam menos espaço físico do que os líquidos. A viscosidade no manto superior (astenosfera) varia entre 1021 a 1024 pascal segundo, dependendo da profundidade. Portanto, o manto superior pode deslocar- se vagarosamente. As temperaturas do manto variam de 100 graus Celsius (na parte que faz interface com a crosta) até 3500 graus Celsius (na parte que faz interface com o núcleo).astenosferapascal segundoCelsius

7 Crosta A crosta (que forma a maior parte da litosfera) tem uma extensão variável de acordo com a posição geográfica e profundidade de 30 a 70 km., Sendo composta basicamente por silicatos de alumínio, sendo por isso também chamada de SiAl.litosfera Placas tectônicasPlacas tectônicas da Terra [15] [15] Placa Africana61,3 Placa antártica60,9 Placa australiana47,2 Placa euro-asiática67,8 Placa norte-americana75,9 Placa sul-americana43,6 Placa do pacífico103,3

8 Geofísica interna Analisa a superfície e interior da Terra, fazendo parte os seguintes campos de estudo: GeomagnetismoGeomagnetismo - estudo do campo magnético do planeta; GeotermometriaGeotermometria - Estudo dos processos relacionados à propagação do calor no interior da Terra, especialmente os fenômenos de desintegrações radioativas e vulcanismo; GravimetriaGravimetria - estudo da direção e intensidade do campo gravitacional terrestre. SismologiaSismologia/Sísmica - Estudo do interior da terra através de ondas elásticas.Sísmica Geofísica externa Estuda as propriedades físicas no entorno terrestre: MeteorologiaMeteorologia - estudo da atmosfera e das alterações climáticas; AeronomiaAeronomia - trata da investigação físico-química das camadas superiores da atmosfera. Geofísica EspacialGeofísica Espacial - estudo da magnetosfera e interações do vento solar com o campo magnético terrestre. HidrologiaHidrologia - estudo da água planetária (sistemas naturais e artificiais).

9 Gravimetria O gravímetro é um sistema massa- mola. A atração gravitacional distende a mola. Medidas relativas a um ponto de referência. Outros: queda livre, em vácuo, da massa. Mediada absoluta. Molas de quartzo: elongação proporcional a gravidadade. Antes de medir é feito a correção da topologia em função de uma gravidade teórica aproximada para um elipsóide (forma da terra). As anomalias gravitacionais são causadas por corpos de densidade diferente do local e profundidades.

10 Gravimetria

11 Gravity field and steady-state Ocean Circulation Explorer (GOCE)

12 Missão Medir o campo gravitacional da terra. Mapear a terra para se determinar a geóide com precisão e resolução espacial; Os dados Proporcionará melhor entendimento nas respectivas áreas: Alteração do nível do Mar; Formações Vulcânicas; Mudanças Climáticas; Movimento das Placas Tectônicas; Origem de Abalos Sísmicos; Circulação Oceânicas Carga útil Gradiômetro de gravidade Receptor GPS Laser retro refletor

13 Gradiômetro de gravidade –Designado para medir o campo gravitacional da terra com alta precisão e sem precedente. –O campo gravitacional da terra é uma força natural devido aos processos dinâmicos internos da terra e de sua superfície. –Valor padrão da Aceleração da gravidade é: 9, m/s². –Gradiômetro mede as variações do campo gravitacional com uma precisão de 1mGal. –Com isso é possível determinar o geóide da terra com uma precisão de 1 à 2 cm com resolução espacial de 100km.

14 Principio de Funcionamento do Gradiômetro de Gravidade –Consiste de três pares idênticos de acelerômetros ultra sensíveis. –Montado de forma ortogonal para permitir a medida simultânea da variação do campo gravitacional do espaço. –Espaçados 50cm –Atração gravitacional faz com que haja o deslocamento das molas –Principio das forças eletrostáticas-flutuando em um compartimento –Diferença da aceleração entre os pares de acelerômetros, deriva o gradiente de gravidade.

15 Laser retro refletor –Permite um rastreio preciso da orbita do Satélite através de uma rede de estações terrenas, que recebe os sinais do laser retro refletor do GOCE. –Consiste de um painel de cubos montado em uma estrutura hemisférica, designado para refletir a luz precisamente na direção da fonte de luz, determinando precisamente a posição do satélite.

16

17 Gravimetria do planeta feita pelo satélite GOCE

18 Topografia dos oceanos segundo a medida gravimétrica do GOCE

19

20 Proteção da terra contra os ventos solares Magnetometria

21

22 O campo magnético terrestre depende da coordenada. É influenciado pela natureza mineral local e pela interação das partículas carregadas provindas do Sol. O Magnetrômetro é utilizado na detecção de: Jazidas de ferro e magnésio que interagem com o campo magnético terrestre. Mapeamento e localização de sítios arqueológicos, naufrágios, minas explosivas, tanques, tambores e de resíduos metálicos ferrosos, etc. Em satélites: possui grande sensibilidade - é possível o mapeamento do campo magnético em detalhes: alterações iônicas no plasma ionosférico, detectar a ocorrência das auroras antes de serem observadas. Monitoramento dos ventos solares.

23

24

25 Geo-radar (Ground Penetrating Radar – GPR) propriedade física: permissividade dielétrica; princípio: onda eletromagnética refratada e refletida; aplicação: caracterização geológica e hidrogeológica, localização de resíduos enterrados, localização de dutos e galerias subterrâneas, cubagem em aterros e lixões e detecção de contaminação orgânica ou inorgânica.

26

27 Eletromagnético indutivo (EM) propriedade física: condutividade elétrica; princípio: indução de campo eletromagnético no subsolo; aplicação: definição das condições hidrogeológicas naturais, localização de resíduos, tambores e tanques enterrados, galerias subterrâneas e delimitação de plumas de contaminação inorgânica.

28

29 Eletrorresistividade (ER) propriedade física: resistividade elétrica; princípio: injeção de corrente no solo; aplicação: caracterização hidrogeológica, determinação dos estratos geológicos, localização de resíduos enterrados e mapeamento de plumas de contaminantes inorgânicos.

30

31

32

33 Sísmicos Emissão de ondas sísmicas artificiais (distúrbio mecânico) em sub-superfície ou no mar (geradas por explosivos, ar comprimido, queda de pesos ou vibradores). Princípio: reflecção e refração das ondas mecânicas - "ecos – em descontinuidades da costa.

34 Perfilagem de Poços São usadas diversos sensores. Determinação das diversas informações relativas às características físicas das rochas e dos fluidos em seus insterstícios (poros). Utilizam a leitura das propriedades das rochas, que podem ser elétricas, nucleares ou acústicas (ultra-som).


Carregar ppt "Planeta Terra Características físicas Diâmetro equatorial: Área da superfície: Massa: Densidade média: Aceleração gravíticaá superfície (equador): Velocidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google