A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

USO CORRETO DOS MEDICAMENTOS Docente: Luciene Alves Moreira Marques Mestre em Farmacologia – UNICAMP Doutoranda em Psicobiologia- UNIFESP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "USO CORRETO DOS MEDICAMENTOS Docente: Luciene Alves Moreira Marques Mestre em Farmacologia – UNICAMP Doutoranda em Psicobiologia- UNIFESP."— Transcrição da apresentação:

1 USO CORRETO DOS MEDICAMENTOS Docente: Luciene Alves Moreira Marques Mestre em Farmacologia – UNICAMP Doutoranda em Psicobiologia- UNIFESP

2 DISPENSAÇÃO ATIVA

3

4

5

6

7 Uso de Pictogramas na Orientação Farmacêutica

8

9

10

11 Comprimidos, Cápsulas, Drágeas, Pós Orais Tomar com um copo cheio de água. Tomar com um copo cheio de água. As drágeas não devem ser partidas, nem as cápsulas devem ser abertas. Apresentações em forma de pó oral devem ser preparadas antes de ser ingeridas. As drágeas não devem ser partidas, nem as cápsulas devem ser abertas. Apresentações em forma de pó oral devem ser preparadas antes de ser ingeridas.

12 Suspensão Oral Agitar bem o frasco. Agitar bem o frasco. Usar uma colher-medida de plástico ou copinho medida. Usar uma colher-medida de plástico ou copinho medida. Colocar o medicamento na colher (ou no copinho), observando a quantidade recomendada: 2,5 ml, 5 ml, 7,5 ml,10 ml, etc. Colocar o medicamento na colher (ou no copinho), observando a quantidade recomendada: 2,5 ml, 5 ml, 7,5 ml,10 ml, etc. Tomar a medicação, ingerindo logo após um copo de água. Sucos, refrigerantes, etc. nem sempre podem ser tomados após a medicação. Tomar a medicação, ingerindo logo após um copo de água. Sucos, refrigerantes, etc. nem sempre podem ser tomados após a medicação.

13 Comprimidos Sublinguais Colocar o comprimido embaixo da língua e fechar a boca. Colocar o comprimido embaixo da língua e fechar a boca. Reter a saliva na boca, sem engolir, até dissolver o cpr. Reter a saliva na boca, sem engolir, até dissolver o cpr. Após a completa dissolução do medicamento, engolir a saliva e só então beber água. Após a completa dissolução do medicamento, engolir a saliva e só então beber água. Não fumar, comer ou chupar balas enquanto a medicação estiver sendo dissolvida. Não fumar, comer ou chupar balas enquanto a medicação estiver sendo dissolvida.

14 Sprays Para Garganta Abrir bem a boca e apertar o spray, procurando atingir toda a parede da garganta. Abrir bem a boca e apertar o spray, procurando atingir toda a parede da garganta. Fechar a boca e procurar não engolir a saliva durante 1 ou 2 minutos. Fechar a boca e procurar não engolir a saliva durante 1 ou 2 minutos. Beber água, ou outro líquido, após um bom tempo. Beber água, ou outro líquido, após um bom tempo. Engolir saliva, com o medicamento, não causa nenhum problema ao paciente. Engolir saliva, com o medicamento, não causa nenhum problema ao paciente.

15 Supositório Lavar bem as mãos. Lavar bem as mãos. Deitar de lado na cama, voltando-se para o lado esquerdo, dobrando o joelho direito, mantendo a perna direita flexionada e a esquerda estirada. Deitar de lado na cama, voltando-se para o lado esquerdo, dobrando o joelho direito, mantendo a perna direita flexionada e a esquerda estirada. Retirar o supositório da embalagem e colocá-lo no ânus, empurrando-o o mais profundamente possível. Retirar o supositório da embalagem e colocá-lo no ânus, empurrando-o o mais profundamente possível. Permanecer deitado por mais alguns minutos, procurando reter o sup. no intestino por, pelo menos, uma hora. Permanecer deitado por mais alguns minutos, procurando reter o sup. no intestino por, pelo menos, uma hora.

16

17 Enema Auto-administração: Auto-administração: Deitar de costas sobre a cama. Deitar de costas sobre a cama. levantar ambas as pernas, flexionando os joelhos em direção ao peito. levantar ambas as pernas, flexionando os joelhos em direção ao peito. manter o braço esquerdo esticado ao longo do corpo. manter o braço esquerdo esticado ao longo do corpo. introduzir a cânula do aplicador no reto e acionar o mecanismo aplicador. introduzir a cânula do aplicador no reto e acionar o mecanismo aplicador. manter a posição do corpo, deitado de costas, até sentir forte vontade de evacuar (de 2 a 5 minutos). manter a posição do corpo, deitado de costas, até sentir forte vontade de evacuar (de 2 a 5 minutos).

18 Administração por outra pessoa: ajoelhar-se sobre a cama e, em seguida, encostar o lado esquerdo do rosto no colchão, apoiando os cotovelos, antebraços e mãos sobre o mesmo. A posição é como se a pessoa estivesse ajoelhada de bruços. ajoelhar-se sobre a cama e, em seguida, encostar o lado esquerdo do rosto no colchão, apoiando os cotovelos, antebraços e mãos sobre o mesmo. A posição é como se a pessoa estivesse ajoelhada de bruços. introduzir a cânula do aplicador no reto. introduzir a cânula do aplicador no reto.

19

20 acionar o mecanismo do aplicador até que todo o seu conteúdo seja transferido para o intestino. acionar o mecanismo do aplicador até que todo o seu conteúdo seja transferido para o intestino. retirar a cânula do reto. retirar a cânula do reto. manter o paciente deitado até que o mesmo sinta forte vontade de evacuar. manter o paciente deitado até que o mesmo sinta forte vontade de evacuar.

21 Pomadas e Cremes Vaginais Encher o aplicador com a medicação. Encher o aplicador com a medicação. deitar na cama, de barriga para cima, mantendo os joelhos dobrados e as plantas dos pés apoiadas na cama. deitar na cama, de barriga para cima, mantendo os joelhos dobrados e as plantas dos pés apoiadas na cama. segurar o aplicador horizontalmente e introduzi- lo na vagina profundamente. segurar o aplicador horizontalmente e introduzi- lo na vagina profundamente.

22 empurrar o êmbolo do aplicador até o fim, para que todo o produto contido no mesmo passe para a vagina. empurrar o êmbolo do aplicador até o fim, para que todo o produto contido no mesmo passe para a vagina. retirar o aplicador e lavá-lo com água morna e sabão, enxaguando-o bem. Guardar quando estiver seco. retirar o aplicador e lavá-lo com água morna e sabão, enxaguando-o bem. Guardar quando estiver seco.

23 Gotas e Sprays Nasais Gotas nasais: Assoar o nariz e enxugá-lo com um lenço. Assoar o nariz e enxugá-lo com um lenço. sentar e encher o conta-gotas com o medicamento. sentar e encher o conta-gotas com o medicamento. inclinar a cabeça para trás e colocar, nas narinas, o número de gotas prescritos, procurando não encostar o aplicador dentro do nariz. inclinar a cabeça para trás e colocar, nas narinas, o número de gotas prescritos, procurando não encostar o aplicador dentro do nariz.

24 continuar com a cabeca inclinada para trás durante alguns segundos. continuar com a cabeca inclinada para trás durante alguns segundos. voltar à posição normal, inspirando profundamente por 2 a 3 vezes. voltar à posição normal, inspirando profundamente por 2 a 3 vezes.

25 Sprays Nasais: Assoar o nariz e enxugá-lo com um lenço. Assoar o nariz e enxugá-lo com um lenço. manter a cabeça na posição vertical. manter a cabeça na posição vertical. retirar a tampa do frasco e colocar o aplicador na narina, procurando não encostá- lo nas paredes do nariz. retirar a tampa do frasco e colocar o aplicador na narina, procurando não encostá- lo nas paredes do nariz. simultaneamente, apertar o spray (o número de vezes indicado pelo profissional) e aspirar. simultaneamente, apertar o spray (o número de vezes indicado pelo profissional) e aspirar.

26 manter o dedo apertando o spray até retirar o frasco do nariz. manter o dedo apertando o spray até retirar o frasco do nariz. após a aplicação, inspirar profundamente por 2 a 3 vezes. após a aplicação, inspirar profundamente por 2 a 3 vezes.

27

28 Colírios e pomadas oftálmicas Colírios: Lavar as mãos Lavar as mãos Inclinar a cabeça para trás Inclinar a cabeça para trás Puxar a pálpebra inferior e gotejar Puxar a pálpebra inferior e gotejar Pressionar o ângulo interno do olho por 1 min. Pressionar o ângulo interno do olho por 1 min. Enxugar o excesso Enxugar o excesso

29

30 Pomadas oftálmicas: Lavar as mãos Lavar as mãos Puxar a pálpebra inferior e aplicar a pomada do ângulo externo para o interno do olho Puxar a pálpebra inferior e aplicar a pomada do ângulo externo para o interno do olho Avisar o paciente que é normal borrar a visão Avisar o paciente que é normal borrar a visão

31 Gotas Auriculares Lavar as mãos, sentar e inclinar a cabeça para o lado - ou deitar. Lavar as mãos, sentar e inclinar a cabeça para o lado - ou deitar. segurar o lóbulo da orelha (a ponta da orelha) e puxá-lo delicadamente para cima e para trás (em adultos). Em crianças o lóbulo da orelha deve ser puxado para baixo e para trás. segurar o lóbulo da orelha (a ponta da orelha) e puxá-lo delicadamente para cima e para trás (em adultos). Em crianças o lóbulo da orelha deve ser puxado para baixo e para trás. encher o aplicador e pingar o número de gotas prescrito. encher o aplicador e pingar o número de gotas prescrito.

32 segurar o lóbulo da orelha por alguns seg. segurar o lóbulo da orelha por alguns seg. fazer uma bolinha de algodão e colocá-la no ouvido. fazer uma bolinha de algodão e colocá-la no ouvido.

33 Adesivos Transdérmicos Escolher o local onde o adesivo vai ser colocado e que não tenham pêlos. A região deve estar íntegra. Escolher o local onde o adesivo vai ser colocado e que não tenham pêlos. A região deve estar íntegra. lavar e secar cuidadosamente o local escolhido. lavar e secar cuidadosamente o local escolhido. pressionar o lado adesivo fortemente sobre a pele, mantendo a pressão durante 10 a 20 seg. pressionar o lado adesivo fortemente sobre a pele, mantendo a pressão durante 10 a 20 seg.

34 após o tempo recomendado de uso, retirar o adesivo, dobrando-o ao meio. após o tempo recomendado de uso, retirar o adesivo, dobrando-o ao meio. Se restar um pouco do produto na pele, removê-lo com um algodão embebido em álcool. Se restar um pouco do produto na pele, removê-lo com um algodão embebido em álcool. Jamais fazer saunas com o adesivo na pele. Jamais fazer saunas com o adesivo na pele.


Carregar ppt "USO CORRETO DOS MEDICAMENTOS Docente: Luciene Alves Moreira Marques Mestre em Farmacologia – UNICAMP Doutoranda em Psicobiologia- UNIFESP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google