A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular (descoberto por Robert Brown, 1833) é uma estrutura presente nas células eucarióticas, que contém o DNA da célula.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular (descoberto por Robert Brown, 1833) é uma estrutura presente nas células eucarióticas, que contém o DNA da célula."— Transcrição da apresentação:

1 NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular (descoberto por Robert Brown, 1833) é uma estrutura presente nas células eucarióticas, que contém o DNA da célula. Delimitado pelo envoltório nuclear, e se comunica com o citoplasma através dos poros nucleares.

2 Período em que a célula não se encontra em divisão é denominado interfase (núcleo interfásico). Possui duas funções básicas: regular as reações químicas armazenar as informações genéticas

3 O núcleo interfásico O núcleo recebe esta denominação pois, só pode ser observado durante a interfase. Membrana nuclear (cariomembrana ou carioteca): membrana dupla, porosa e apresenta ribossomos aderidos. Carioplasma (nucleoplasma ou cariolinfa): gel protéico encontrado dentro do núcleo; nele estão imersos os componentes nucleares. Nucléolo: enovelado de RNAr (ribossômico), principal componente químico dos ribossomos, de onde os mesmos surgem. Cromatina: conjunto de moléculas de DNA que se encontram na forma desespiralizada.

4 cromossomos Os cromossomos nada mais são que moléculas de DNA na forma espiralizada, enroladas em proteínas, chamadas de histonas, como linha em carretel.

5 Regiões nas quais a cromatina encontra-se desespiralada na Interfase constituem a eucromatina. Nestas áreas, os nucleossomos afastam-se uns dos outros, expondo os genes que podem, assim, "trabalhar" normalmente, isto é, serem transcritos. Heterocromatina é a parte da cromatina condensada,ou seja, inativa durante a interfase.

6 Cromátide Braço Curto Braço Longo Centrômero Telômeros

7 O número de cromossomos é constante em indivíduos da mesma espécie e variável em indivíduos de espécies diferentes. Espécie2n de cromossomosEspécie2n de cromossomos Drosófila 8Humano46 Centeio 14Macaco48 Coelho 44Rato44 Cobaia 16Carneiro54 Avoante 16Cavalo64 Caracol 24Galo 78 Minhoca 32Carpa 104 Porco 40Borboleta 380 Trigo 42 Samambaia 1200

8 Quando um ser vivo possui duas cópias de cada um de seus cromossomos dentro da célula dizemos que ele é diplóide e podemos representar seu número de cromossomos como "2n". Este é o caso do ser humano e de muitos outros animais. Por outro lado, algumas plantas e algas possuem apenas uma cópia de cada cromossomo e são chamadas de haplóides, ou seja, possuem "n" cromossomos. Os gametas (óvulo e espermatozóide) também são células haplóides

9 Cromossomos que formam um par em uma célula diplóide são denominados cromossomos homólogos. Eles são idênticos na forma, tamanho e distribuição dos genes. Cada gene ocupa um lugar definido no cromossomo. Esse lugar definido é denominado locus gênico.

10 Genes Alelos Os genes que ocupam o mesmo locus em cromossomos homólogos são denominados genes alelos.

11 A) Telocêntrico: O centrômero está localizado na região terminal do cromossomo. B) Acrocêntrico: O centrômero está bem afastado do centro do cromossomo, próximo a uma das extremidades, resultando em um braço bem maior que o outro. C) Submetacêntrico: O centrômero está um pouco afastado do meio do cromossomo. D) Metacêntrico: O centrômero se localiza no centro do cromossomo, sendo os braços do mesmo tamanho TIPOS DE CROMOSSOMOS

12 Cromatídeos CENTRÔMERO CROMÁTIDES

13 Cariótipo é o conjunto de cromossomos de uma célula, organizados de acordo com sua morfologia. Homens e mulheres possuem 22 pares de cromossomos autossomos e 1 par de cromossomos sexuais (alossomos ou heterossomos). Sendo XX a representação do genótipo do cromossomo sexual feminino e XY para o masculino, podemos representar o cariótipo da seguinte forma: Homem: 46, XY ou 22AA + XY Mulher: 46, XX ou 22AA + XX


Carregar ppt "NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular (descoberto por Robert Brown, 1833) é uma estrutura presente nas células eucarióticas, que contém o DNA da célula."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google