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DEVOLUTIVAS Comunicação Verbal. PONTO DE VISTA DO PACIENTE Lei do fechamento Re-conexão interna: csc. e inc. Desvincular-se do psicólogo Devolver separadamente.

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1 DEVOLUTIVAS Comunicação Verbal

2 PONTO DE VISTA DO PACIENTE Lei do fechamento Re-conexão interna: csc. e inc. Desvincular-se do psicólogo Devolver separadamente (pais/criança) para favorecer a discriminação Prova de realidade Reintrojeção Motivação/ comprometimento Minimizar fantasias de doença Lei do fechamento Re-conexão interna: csc. e inc. Desvincular-se do psicólogo Devolver separadamente (pais/criança) para favorecer a discriminação Prova de realidade Reintrojeção Motivação/ comprometimento Minimizar fantasias de doença

3 PONTO DE VISTA DOS PAIS Eles solicitaram Minimizar fantasias de doença Reintegração da imagem do filho (+/-) Eles é que concretizarão o encaminhamento Insight a respeito da situação (no caso de terem sido encaminhados) Resistência à devolução Eles solicitaram Minimizar fantasias de doença Reintegração da imagem do filho (+/-) Eles é que concretizarão o encaminhamento Insight a respeito da situação (no caso de terem sido encaminhados) Resistência à devolução

4 PONTO DE VISTA DO PSICÓLOGO Saúde mental do psicólogo Um passo a mais no conhecimento do caso Prova de realidade Psicólogo = ego Detectar e instrumentalizar a ansiedade Saúde mental do psicólogo Um passo a mais no conhecimento do caso Prova de realidade Psicólogo = ego Detectar e instrumentalizar a ansiedade

5 A PRÁTICA DA DEVOLUTIVA A quem devolver primeiro? Adequar à faixa etária Pais = verbalizar/sigilo Criança: história com fantoche; com brinquedos; desenhos; verbalização Estudo de todo material coletado (integração) Discriminar o que pode e o que não pode ser dito Iniciar pelos aspectos adaptativos A quem devolver primeiro? Adequar à faixa etária Pais = verbalizar/sigilo Criança: história com fantoche; com brinquedos; desenhos; verbalização Estudo de todo material coletado (integração) Discriminar o que pode e o que não pode ser dito Iniciar pelos aspectos adaptativos

6 Linguagem apropriada Estimular a participação do cliente/pais Não precisa ser uma entrevista só Estar preparado para emoções fortes Resistências Atenção à transferência e contra- transferência Lidar com a sensação de fracasso dos pais Linguagem apropriada Estimular a participação do cliente/pais Não precisa ser uma entrevista só Estar preparado para emoções fortes Resistências Atenção à transferência e contra- transferência Lidar com a sensação de fracasso dos pais

7 REAÇÕES À DEVOLUTIVA Raiva Culpa Confusão Indiferença Resistência Raiva Culpa Confusão Indiferença Resistência


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