A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A PROVA OPERATÓRIA No ENSINO SUPERIOR algumas reflexões

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A PROVA OPERATÓRIA No ENSINO SUPERIOR algumas reflexões"— Transcrição da apresentação:

1 A PROVA OPERATÓRIA No ENSINO SUPERIOR algumas reflexões
NAP-LORENA

2 Princípio Básico: o aluno é o construtor do próprio conhecimento
CARACTERÍSTICAS DA PROVA OPERATÓRIA Princípio Básico: o aluno é o construtor do próprio conhecimento A partir da mediação do professor Concepções prévias>>>>Conhecimento proposto pela escola Construção do conhecimento: processo interior Estimulado por condições exteriores mediação do professor

3 Prova Operatória CONTEXTUALIZAÇÃO PARAMETRIZAÇÃO
EXPLORAÇÃO DA CAPACIDADE DE LEITURA E DE ESCRITA DO ALUNO PROPOSIÇÃO DE QUESTÕES OPERATÓRIAS E NÃO APENAS TRANSCRITÓRIAS UM CERTO TOM COLOQUIAL

4 ANALISANDO ALGUMAS QUESTÕES:
1-A principal atividade do professor é 2- O patrono da escola salesiana é 3- Como é a organização das abelhas numa colméia? Resposta do aluno: É jóia.

5 Outras questões: Conceitue você a doutrina do poder constituinte.
Fale sobre o Iluminismo.

6 Comente a frase de Sócrates: conhece-te
a ti mesmo. Resposta da aluna: “Acho a frase muito profunda, tão profunda que nem consigo captar seu real significado. Mas acho que Sócrates estava certo quando disse a frase, pois sendo um sábio não teria dito besteira”.

7 O QUE É CULTURA? Dê exemplos( pouca clareza) Outra forma de perguntar: Você ouve com freqüência expressões como estas: “isso é uma questão de cultura”, “tal comportamento faz parte de sua cultura”, “a cultura africana deixou fortes marcas na sociedade brasileira”e a cultura indígena tem características bem diferenciadas da cultura dos brancos.”

8 O conceito de cultura é muito complexo
O conceito de cultura é muito complexo. podemos, no entanto, observar nos grupos sociais elementos que constituem “traços culturais que os diferenciam de outros grupos sociais. Descreva 3 (três) traços culturais que marcam sua própria comunidade e que estejam ligados aos temas : alimentação, religião, hábitos de vestir.

9 Questão bem contextualizada:
Maurício adora batatas fritas e sempre quer mais. - Mãe! Quero mais batata! - Maurício, ainda tem duas em seu prato e não tem mais na panela. - Duas é pouco e eu quero mais! A mãe de Maurício sabe que não adianta muito discutir devido à fase em que seu filho se encontra. Resolve picar em pedaços menores as duas batatas que restam no prato. Maurício sorri e diz: - Viu , mãe, agora tenho um monte de batatas.

10 Pergunta: A) Apresente e explique duas características do estágio de desenvolvimento cognitivo, segundo Piaget, em que Maurício se encontra para apresentar tal reação. B) Indique o provável estágio de desenvolvimento cognitivo de Maurício, devido às características apresentadas.


Carregar ppt "A PROVA OPERATÓRIA No ENSINO SUPERIOR algumas reflexões"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google