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INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS Extraído de Richardson, Gil. Profa. Ma. Flávia Santos.

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1 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS Extraído de Richardson, Gil. Profa. Ma. Flávia Santos

2 QUESTIONÁRIO  Funções: -Descrever características -Medir variáveis de um grupo social.

3 Tipos de Questionários  Pode ter 2 ou 3 perguntas, ou mais de 100 p.;  Responsabilidade do pesquisador determinar tamanho, natureza e conteúdo do questionário;  Não ultrapassar 1 hora de aplicação;  Classificados: -pelo tipo de pergunta feita -pelo modo de aplicação

4 Tipo de Pergunta  Perguntas fechadas  Perguntas abertas  Misto

5 Questionário de perguntas fechadas  Apresentam categorias ou alternativas de respostas fixas e preestabelecidas.  Perguntas com alternativas dicotômicas: -Sim ou não -Verdadeira ou falsa -Certo ou errado

6  Perguntas com respostas múltiplas. (permitem marcar 1 ou mais alternativas) -Aula na faculdade: Assiste que canais: Manhã ( )Globo ( ) Tarde ( )Band ( ) Noite ( )SBT ( ) RIC ( ) TV á Cabo ( )

7  Aspectos importantes em perguntas fechadas: -As alternativas de resposta devem ser exaustivas - incluir todas as possibilidades que se podem esperar. -Alternativas devem ser excludentes – entrevistado não pode duvidar entre 2 ou mais alternativas que podem ter o mesmo significado.

8  EX: Você se considera da classe: Acomodada ( ) Alta ( ) Média ( ) Baixa ( ) Alta e acomodada pode ter o mesmo significado.

9  Quem elabora o instrumento deve lembrar que existem perguntas naturais ou universalmente aceitas como sexo, idade... (perguntas fechadas)  Perguntas que medem opiniões, motivos, fatores não devem fechar-se totalmente.

10 Questionário de perguntas abertas  Resposta com frases ou orações; -Qual é a sua ocupação principal? ________________________________________ ______________________________________ -Na sua opinião, como deveria ser o relacionamento entre professor e aluno, no ensino médio? ________________________________________ ______________________________________

11 Questionário misto  Perguntas abertas e fechadas;  As abertas são destinadas a aprofundar as opiniões do entrevistador. -Que programa de TV prefere? ( ) Noticiários ( ) Esportivos ( ) Novelas ( ) Humorísticos ( ) Outros:_______________________________

12  Quando usar perguntas abertas? -Quando o pesquisador não está familiarizado com o assunto e não pode antecipar as respostas; -Ou quando as respostas são imprevisíveis.

13 Vantagens das perguntas fechadas  Fáceis de codificar  O entrevistado não precisa escrever  Mais rápido para responder  No caso de questionários por correio ou correio eletrônico, é mais provável que seja respondido.

14 Desvantagens das perguntas fechadas  Incapacidade potencial do pesquisador de proporcionar ao entrevistado todas as alternativas possíveis de resposta.  Em questionários com escalas, o entrevistado pode responder a primeira alternativa de cada pergunta para preencher rápido.

15 Vantagens e Desvantagens das perguntas abertas  Vantagem de perguntas abertas: possibilidade do entrevistado responder com mais liberdade  Desvantagens de perguntas abertas -dificuldade de codificação -Vocabulário do entrevistado pode ser diferente do pesquisador -Demanda mais tempo para responder

16 Aplicação dos Questionários  Contato direto  Por correio  Por meio eletrônico

17 Construção do Questionário  Goode e Hatt: 30 min para responder ao questionário;  Fazer uma relação dos aspectos que se quer abordar e pedir que especialistas revisem;  Pode-se utilizar pessoas chaves da população para auxiliar na elaboração do instrumento

18  Evitar ambigüidades e questionário muito extenso;  Cada item do questionário deve ter um sentido preciso e responder a uma necessidade relacionada com os objetivos da pesquisa;  No inicio, solicitar e agradecer a colaboração dos respondentes, bem como colocar as instruções;

19 Recomendações  Utilizar vocabulário preciso para perguntar o que realmente quer saber;  Evitar palavras confusas e termos técnicos;  Evitar duas perguntas em uma: “alunos superdotados deveriam ser colocados em grupos separados dos outros alunos e em escolas especiais?”

20  Não devem ser feitas perguntas difíceis de serem respondidas de forma precisa: -Em que idade teve sarampo?  Perguntas devem ser curtas e deve-se evitar a possibilidade de serem mal interpretadas. Exemplo:

21 “ a vida na cidade é ruim?” Sim ( ) Não ( ) A que cidade se refere? Cidade grande? Cidade pequena? Minha cidade? Outra cidade?  Evitar perguntas negativas;  Não deve induzir á respostas;

22 Ordem das Perguntas  1º perguntas que não formulam problema : idade, sexo, estado civil...  2º incluir perguntas que se refiram ao problema mas em termos gerais. EX: se questionário for de aproveitamento escolar, falar da opinião sobre a escola, os professores, os estudos...

23  3º incluir perguntas que formam o núcleo do questionário (as mais complexas)  4º Perguntas mais fáceis; * Aproximação gradual ao tema

24  Pré-teste

25 Entrevista  Possibilita obtenção de dados dos mais diversos aspectos da vida social;  Eficiente para obtenção de dados em profundidade sobre o comportamento humano;  Não exige que o entrevistado saiba ler e escrever;  Tem mais chances de ser respondida que um questionário;  Permite o esclarecimento de duvidas do entrevistado;

26  Possibilita captar a expressão corporal do entrevistado;  O entrevistado pode fornecer respostas falsas;  Pode sofrer influencia das opiniões pessoais do entrevistador;  Custo com treinamento e aplicação das entrevistas

27 Tipos de entrevista  Não-estruturada  Semi-estruturada  Estruturada

28 Entrevistas por telefone  Vantagens: -custo mais baixo; -rapidez -maior aceitação pois algumas pessoas temem abrir a porta para estranhos; -facilidade de supervisão do trabalho dos pesquisadores

29  Desvantagens: -interrupção da entrevista pelo entrevistado; -menor quantidade de informações; -impossibilidade de visualizar o comportamento não-verbal; -Parcela da população que não tem telefone ou não tem seu nome na lista.

30 Entrevistas em Grupo  Focus group ou grupo focal;  Muito utilizadas em estudos exploratórios, quer compreender melhor o problema;  6 á 12 participantes  2 á 3 horas;

31 Condução da entrevista  Preparação do roteiro;  Estabelecimento do contato inicial;  Formulação das perguntas: -em primeiro lugar devem ser feitas perguntas que não conduzam á recusa em responder -uma pergunta de cada vez -as perguntas não devem deixar implícita as respostas; -não interromper o entrevistado;

32  Estimulo a respostas completas;  Manutenção do foco;  Atitude perante questões delicadas;  Registro das respostas;  Conclusão da entrevista.

33 DÚVIDAS?


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