A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO: Auxiliar Em Saúde Bucal – EAD DISCIPLINA: Informática Aplicada I ALUNO: Roseli Aparecida Brísida PROFESSOR: Nilzo Machado Atividade 2 - Power Point.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO: Auxiliar Em Saúde Bucal – EAD DISCIPLINA: Informática Aplicada I ALUNO: Roseli Aparecida Brísida PROFESSOR: Nilzo Machado Atividade 2 - Power Point."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO: Auxiliar Em Saúde Bucal – EAD DISCIPLINA: Informática Aplicada I ALUNO: Roseli Aparecida Brísida PROFESSOR: Nilzo Machado Atividade 2 - Power Point

2

3 As cáries e as doenças periodontais possuem caráter enérgico que são resultados da falta de cuidados da saúde bucal das pessoas, portanto devem ser prevenidas e cuidadas o quanto antes possível, sendo que durante a gravidez as gestantes devem ser orientadas e nos primeiros anos de vida do bebê já deve começar o acompanhamento por um profissional da área.

4 As medidas preventivas representam um menor custo para o estado e devem atingir o maior número de pessoas possível. A família é essencial para que o trabalho de prevenção tenha sucesso, a criança sozinha não consegue manter a saúde de sua própria saúde bucal, uma vez que,de 0 a 4 anos as crianças são totalmente dependentes de seus pais ou cuidadores que desenvolvam hábitos saudáveis, os quais, serão levados para toda a vida. Para maiores informações acesse o site:

5 A primeira visita ao dentista deve ser feita ainda na gestação. O ideal é que a mãe faça uma consulta para receber as orientações necessárias para manter a correta saúde bucal do seu filho. Independentemente da consulta da gestação ter sido realizada, a primeira consulta do bebê deve ser por volta dos 6 meses, coincidindo com o nascimento do primeiro dente decíduo. Preferencialmente, a consulta deve ser realizada com o odontopediatra, pois é ele o profissional habilitado a fazer esse primeiro atendimento.

6 CUIDADOS ESPECIAIS As futuras mães devem ser orientadas pelo dentista a praticar medidas de higiene oral adequadas. Para isso, é preciso realizar a escovação dos dentes corretamente e utilizar o fio dental pelo menos duas vezes ao dia para evitar a formação da placa bacteriana. As gestantes devem ser aconselhadas a evitar alimentos e bebidas com muito açúcar e a procurar o dentista para uma avaliação de sua condição bucal e necessidade de tratamentos. Compre escovas dentais com cerdas macias e utilize enxaguatórios bucais para diminuir o risco de danificar o esmalte do dente.

7 Como Manter a Saúde Bucal de Seus Filhos em Cada Estágio: Dicas e Orientações da Dra. Salzer Dicas para higiene bucal - 1º Estágio (4 a 24 meses) Para evitar a formação de placa, que é uma massinha branca cheia de bactérias que se deposita nos dentes e provoca cárie, os pais devem começar a limpar regularmente a gengiva do bebê recém-nascido com um paninho úmido depois de todas as mamadas (no peito ou na mamadeira). Para evitar a formação de placa, que é uma massinha branca cheia de bactérias que se deposita nos dentes e provoca cárie, os pais devem começar a limpar regularmente a gengiva do bebê recém-nascido com um paninho úmido depois de todas as mamadas (no peito ou na mamadeira). Quando aparece o primeiro dentinho, os pais devem escová-lo durante dois minutos duas vezes ao dia com uma escova de dentes infantil de cerdas bem macias e cabeça emborrachada, e com uma quantidade mínima de pasta de dente sem flúor. o A escova Oral-B 1º Estágio possui cerdas próprias para bebê e cabeça larga, para massagear a gengiva de forma bem suave. Quando aparece o primeiro dentinho, os pais devem escová-lo durante dois minutos duas vezes ao dia com uma escova de dentes infantil de cerdas bem macias e cabeça emborrachada, e com uma quantidade mínima de pasta de dente sem flúor. o A escova Oral-B 1º Estágio possui cerdas próprias para bebê e cabeça larga, para massagear a gengiva de forma bem suave. Os pais devem perguntar ao pediatra quando devem levar o filho ao dentista, mas a regra geral é: “Primeira consulta no primeiro aniversário.” Depois, a cada seis meses, para acompanhamento do desenvolvimento dos dentes. Os pais devem perguntar ao pediatra quando devem levar o filho ao dentista, mas a regra geral é: “Primeira consulta no primeiro aniversário.” Depois, a cada seis meses, para acompanhamento do desenvolvimento dos dentes.

8 Dicas para higiene bucal - 2º Estágio (2 a 4 anos) Dicas para higiene bucal - 2º Estágio (2 a 4 anos) A partir dos dois anos a criança deve usar pasta de dente com flúor para evitar as cáries durante o desenvolvimento dos dentes. A partir dos dois anos a criança deve usar pasta de dente com flúor para evitar as cáries durante o desenvolvimento dos dentes. Utilize uma pasta que proteja contra as cáries de modo eficaz com fórmula em gel suave e com diversos sabores que agradam as crianças. Utilize uma pasta que proteja contra as cáries de modo eficaz com fórmula em gel suave e com diversos sabores que agradam as crianças. Supervisione a escovação da criança até ela aprender a escovar corretamente. O recomendado é gastar dois minutos escovando os dentes, prestando bastante atenção naqueles que são os principais responsáveis pela mastigação e nos dentes de trás, que é onde as cáries começam a se formar. Supervisione a escovação da criança até ela aprender a escovar corretamente. O recomendado é gastar dois minutos escovando os dentes, prestando bastante atenção naqueles que são os principais responsáveis pela mastigação e nos dentes de trás, que é onde as cáries começam a se formar.

9 Para maiores informações acesse o site: projeto-com-o-livro-a-boca-magica.html projeto-com-o-livro-a-boca-magica.html A escola Jardim São José, localizada na cidade de Codó, no Maranhão, realizou na semana passada um belo projeto de higiene bucal. Dirigido para crianças de 4 a 5 anos, o projeto contou com a leitura do livro a Boca Mágica, atividades relacionadas a história, como colorir e montar bonecos, desenho livre e até a utilização de um modelo tridimensional de boca e escova.

10 MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA DE COMO ENSINAR AS CRIANÇAS A ESCOVAÇÃO DE DENTES EM UMA ESCOLA Materiais para distribuição aos participantes Cartilha infantil 1 por criança : Nível A (4 anos): vermelha; Nível B (5 anos): rosa; 1º ano ( 6 anos): amarela; 2º ano (1ª série – 7 anos): azul; 3º ano (2ª série - 8 anos): laranja; 4º ano (3ª série – 9 anos): lilás; 5º ano (4ª série – 10 anos): verde. 1 por criança : Nível A (4 anos): vermelha; Nível B (5 anos): rosa; 1º ano ( 6 anos): amarela; 2º ano (1ª série – 7 anos): azul; 3º ano (2ª série - 8 anos): laranja; 4º ano (3ª série – 9 anos): lilás; 5º ano (4ª série – 10 anos): verde. Cartilha do professor 1 por professor participante Cartela de adesivos 3 por professor, dentro da cartilha do professor Kit com escova, creme e fio dental 1 por criança Escova dental avulsa para reposição 1 por criança Creme dental 3 tubos por turma (1 por mês para 3 meses, para repor após uso do kit inicial)

11 CONSIDERAÇÕES FINAIS Após a leitura de vários artigos para a elaboração desse trabalho, foi possível levantar algumas conclusões plausíveis, como a prática da saúde e higiene bucal desde o nascimento cada vez mais tem sido valorizada na promoção da saúde da criança, no entanto, ela ainda é muito pouco praticada. Nenhum programa que vise a melhoria da saúde da população infantil pode deixar de contemplar a promoção da saúde e higiene bucal. Diante disso, é necessário educar a população em geral quanto ao valor dessa prática, melhorar as práticas dos serviços de saúde, dar suporte aos pais e/ou responsáveis na comunidade, restringindo-se a promoção inadequada dos substitutos da prática da higiene bucal. Concluindo, se todo o processo de promoção à saúde estiver direcionado não só para o cuidado patológico, mas também para o cuidado humanitário, com certeza a saúde bucal das crianças será de qualidade.


Carregar ppt "CURSO: Auxiliar Em Saúde Bucal – EAD DISCIPLINA: Informática Aplicada I ALUNO: Roseli Aparecida Brísida PROFESSOR: Nilzo Machado Atividade 2 - Power Point."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google