A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Carta pessoal. O gênero carta se caracteriza por envolver remetente e destinatário. ___ ___, ______ ________ _______. __.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Carta pessoal. O gênero carta se caracteriza por envolver remetente e destinatário. ___ ___, ______ ________ _______. __."— Transcrição da apresentação:

1 Carta pessoal

2 O gênero carta se caracteriza por envolver remetente e destinatário. ___ ___, ______ ________ _______. __

3  Como se escreve uma carta?  Devemos escrever uma carta a um amigo do mesmo modo que escrevemos uma carta para o prefeito da cidade?

4 COMO REDIGIR UMA CARTA?

5 A carta pessoal é informal. Escrevemos uma carta pessoal quando queremos nos comunicar com alguém próximo de nós, como amigos ou familiares. As características desse gênero textual são simples, ou seja, não possuem muitas regras e estrutura rígidas para serem seguidas. Vejamos: Vejamos: É normalmente escrita em primeira pessoa, e sempre visa a um tipo de leitor específico. O assunto é livre, geralmente de ordem íntima, sentimental. O corpo do texto varia entre médio e grande. Quando é pequeno, é considerado bilhete e não carta. Para ser avaliada, a carta deve apresentar pelo menos três parágrafos no corpo do texto O tipo de linguagem acompanhará o grau de intimidade entre remetente e destinatário.

6 Quanto à estrutura, a carta pessoal deve seguir a sequência: 1. local e data; 2. vocativo; 3. corpo da carta; 4. despedida; 5. assinatura. ______. ____, ____________ _______________ _______________ _______________ _______________ ______________. ____, ____. MODELO

7 Como o grau de intimidade é variável, o vocativo, por consequência, também é variável. A pontuação após o vocativo pode ser vírgula ou dois- pontos. A despedida também é variável: até; adeus, saudades, até em breve, etc. A assinatura pode ser desde só o primeiro nome até o apelido, dependendo da situação. Atenção: cartas escritas para ser avaliadas NÃO devem apresentar assinatura. Caso se esqueça de dizer algo importante e já tenha finalizado a carta, é só acrescentar a abreviação latina P.S (post scriptum).

8 A carta pessoal geralmente é entregue em mãos, mas pode ser enviada pelo correio. É normalmente manuscrita. Quando feita para ser avaliada, os elementos da carta devem estar em margem de parágrafo (2 a 3 cm) e pode-se pular linhas entre local e vocativo, entre vocativo e corpo do texto e entre corpo do texto e despedida, mas as linhas não escritas devem ser compensadas.

9 EXEMPLO:

10 Londres, 10 de novembro de Querida Gabi, Maravilhoso, esse foi meu sentimento ao receber notícias suas. O convite, adorei! Você sabe quanto gosto de passar as minhas férias de inverno com você e a sua família aí no Rio. Principalmente quando aqui na Inglaterra o tempo é tão ruim. Vou seguir a sua sugestão de chegar durante o dia do Ano Novo. Vai ser incrível o momento dos fogos de artifício em Copacabana. Vai ser lindo ver. Você lembra do Harry? Aquele garoto que lhe apresentei quando você esteve aqui, em julho passado? Bem, encontrei-o em um parque outro dia. Então, eu contei da minha ida ao Brasil nas férias. Você nem acredita! Ele disse que também está indo ao Rio de Janeiro no fim de ano! Fala sério, não é o máximo? Quem sabe não nos encontramos para fazer algo em conjunto? Vamos nos falando e combinando nossas férias. Dou mais notícias em breve. Agora, tenho que me apressar porque tenho um exame de inglês na escola. Estou ansiosa para as férias chegarem! Mande beijos e abraços para todos. Carinhosamente, Carol.

11 Tópicos para observação e análise

12 1. Estrutura: Observe a estrutura dessa carta. Ela tem todos os elementos característicos desse gênero, mas com uma ‘pitada’ de informalidade, dada a intimidade entre os interlocutores: Local e data: Londres, 10 de novembro de Vocativo e despedida pessoais: “Querida Gabi”; “Carinhosamente”. Lembre-se de que uma carta feita para ser avaliada não deve apresentar assinatura.

13 2. Linguagem: Linguagem informal, mas padrão. Textos que são escritos com o objetivo de avaliar o aluno devem, salvo os casos em que a proposta explicitar o contrário, usar a linguagem formal. Deve-se, portanto, evitar o uso de gírias e marcas de oralidade.

14 Fortaleza, 12 de junho de Meu amor! Escrevo-te estas mal traçadas linhas, meu amor, porque veio a saudade visitar meu coração. Espero que desculpes os meus erros, por favor, nas frases desta carta que é uma prova de afeição. Talvez tu não a leias, mas quem sabe até darás resposta imediata me chamando de “meu bem“, porém o que me importa é confessar-te uma vez mais: não sei amar na vida mais ninguém. Tanto tempo faz, que li no teu olhar a vida cor-de-rosa que eu sonhava e guardo a impressão de que já vi passar um ano sem te ver, um ano sem te amar. Ao me apaixonar por ti não reparei que tu tiveste só entusiasmo e para terminar, amor, assinarei: Do sempre, sempre teu... E G T


Carregar ppt "Carta pessoal. O gênero carta se caracteriza por envolver remetente e destinatário. ___ ___, ______ ________ _______. __."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google