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Período: 22 a 26 de novembro/2011

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Apresentação em tema: "Período: 22 a 26 de novembro/2011"— Transcrição da apresentação:

1 Período: 22 a 26 de novembro/2011
1ª Avaliação para Recredenciamento da UTFPR Período: 22 a 26 de novembro/2011 Conceito: 1 a 5 1 = muito aquém 2 = aquém 3 = atende 4 = além 5 = muito além A avaliação dependerá de todos nós!

2 O que é a avaliação institucional?

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4 Avaliação das Instituições de Educação Superior
A Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades: Autoavaliação – Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da auto-avaliação institucional da CONAES. Avaliação externa – Realizada por comissões designadas pelo Inep, a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das auto-avaliações. O processo de avaliação externa independente de sua abordagem e se orienta por uma visão multidimensional que busque integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva de globalidade. DIMENSÃO 5

5 DIMENSÕES DO PROCESSO AVALIATIVO INSTITUCIONAL
Dimensão 1: A missão e o plano de desenvolvimento institucional. Dimensão 2: Perspectiva cientifica e pedagógica formadora: políticas normas e estímulos para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão. Dimensão 3: A responsabilidade social da instituição. Dimensão 4: A comunicação com a sociedade. Dimensão 5: Políticas de pessoal, carreiras, aperfeiçoamento e suas condições de trabalho. Dimensão 6: Organização e gestão da instituição. Dimensão 7: Infraestrutura física e recursos de apoio. Dimensão 8: Planejamento e avaliação. Dimensão 9: Políticas de atendimento aos estudantes. Dimensão 10: Sustentabilidade financeira.

6 PPI – Projeto Político-Pedagógico Institucional
É um instrumento que norteia as práticas acadêmicas da IES, tendo em vista sua trajetória histórica, inserção regional, vocação, missão, visão e objetivos gerais e específicos. Horizonte de longo prazo, não se limitando a um período de gestão. PPI - UTFPR (aprov. 2007) - submetido à apreciação comunidades interna e externa para sugestões. Momento para a comunidade refletir sobre o futuro da UTFPR. PPI - documento definidor da identidade, dos rumos futuros da UTFPR e balizador do Estatuto e dos demais documentos. Disponível em:

7 PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional
Decreto nº 5.773/2006 – Art “INSTRUÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL”. Elaborado para o período Em consonância com o PPI. Deve apresentar a forma de concretização do projeto educacional, definindo metas, períodos e recursos humanos e materiais necessários. (O que, Quem, Quando e Como) Disponível em:

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9 Eixos Temáticos Essenciais do PDI
(sumário do PDI) PERFIL INSTITUCIONAL (missão, visão, valores, histórico, áreas de atuação, objetivos e metas) PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (Políticas de Ensino; Políticas de Extensão; Políticas de Pesquisa; Políticas de Gestão; Responsabilidade Social da IES) IMPLEMENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA CORPO DOCENTE (titulação, experiência, critérios de seleção, políticas para o corpo docente - qualificação, plano de carreira, regime de trabalho) CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO (políticas para o corpo TA - qualificação, plano de carreira, regime de trabalho)

10 CORPO DISCENTE ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA (Gestão Universitária, COUNI, Órgãos Deliberativos Especializados – COPLAD, COGEP, COEMP, COPPG) AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INFRAESTRUTURA FÍSICA E INSTALAÇÕES ACADÊMICAS (Laboratórios, Bibliotecas) ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS OU COM MOBILIDADE REDUZIDA DEMONSTRATIVO DE CAPACIDADE E SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA

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14 ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
Conselho Universitário - COUNI Conselhos Deliberativos Especializados

15 Conselho Universitário - COUNI Instância máxima de decisão:
5 representantes dos TAs: Ivantuil L. Garrido (RT) Lucia Drulla Machado (CT) Neiva R. Pizzato (PB) Adilson A. Caetano da Silva (LD) Ezequiel de Lima (MD)

16 Conselho de Graduação e Educação Profissional - COGEP
Colegiados especializados: Conselho de Graduação e Educação Profissional - COGEP (presidente = pró-reitor GRAD possui 2 representantes dos Técnicos-Administrativos: Ivone da Costa Dias Sucla – CT Suplente: Flávia Belintani Blum Haddad – CP José Gonçalves de Oliveira Júnior – CT Suplente: Rafael Molina Ferrari – CM Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - COPPG (presidente = pró-reitor PPG possui 1 representante dos Técnicos-Administrativos: Fabiana Almeida Sambati

17 Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias - COEMP
(presidente = pró-reitor REC possui 1 representante dos Técnicos-Administrativos: Veridiana Lúcia Stachowski Conselho de Planejamento e Administração - COPLAD (presidente = Reitor Ivantuil Lapuente Garrido Trata também das funções da: CPPD – Comissão Permanente de Pessoal Docente CIS – Comissão Interna de Supervisão (TAs)

18 PROGRAD Programa de Monitoria
o programa é voltado para os estudantes dos cursos de graduação, desenvolvido como estratégia institucional para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Programa Bolsa-Permanência destinado ao estudante regular dos cursos presenciais, com vulnerabilidade sócio-econômica cuja renda familiar per capita é de até 1,5 salário mínimo nacional.

19 Programa de Assistência ao Ensino
direcionado aos alunos de mestrado acadêmico da instituição, que passam a atuar no auxílio às atividades docentes de graduação realizadas na universidade. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência visa valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena.

20 Programa de Educação Tutorial
garante aos estudantes oportunidades de vivenciar experiências, visando a sua formação global e favorecendo a formação acadêmica. Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas oferta cursos de línguas para a comunidade interna e externa.

21 Centro de Atividades Físicas
oferece atividades esportivas para a comunidade interna e externa. Departamento de Educação Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuape) e Núcleo de Ensino (Nuens). Nuape - atendimento a estudantes, pais e docentes da instituição (estudantes com dificuldades de aprendizagem e adaptação ao ambiente escolar; orienta os pais com relação à instituição; e auxilia a relação docente-estudante).

22 Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas
Assistência à saúde oferece aos estudantes os serviços de atendimento médico, de enfermagem e odontológico, de acordo com a disponibilidade de servidores. Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas cada campus possui um Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), sob a responsabilidade dos Nuapes, cujo objetivo é implementar ações de inclusão de PNEs (visuais, auditivos, físicos, mentais e superdotados).

23 Cursos de Formação Pedagógica
habilita diplomados em cursos de graduação para o exercício do magistério no ensino médio e técnico. Reserva Social de Vagas 50% das vagas destinadas a estudantes de escolas públicas.

24 PROPPG Cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu
Educação a distância oferta cursos de especialização pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Produção acadêmica e científica elaboração de trabalhos de final de curso, monografias de especialização, dissertações de mestrado, teses de doutorado e publicações de artigos científicos.

25 PROREC Estágios e empregos Cursos de Qualificação Profissional
cadastro com mais de empresas e instituições conveniadas. Cursos de Qualificação Profissional cursos de extensão de curta duração que proporcionam formação complementar à comunidade.

26 Criação dos núcleos de extensão:
Apoios tecnológicos disponibilizados à sociedade, a partir de competências identificadas nas pessoas e infraestruturas disponíveis em cada campus. Criação dos núcleos de extensão: - Cultura e Comunicação. - Saúde e Meio Ambiente. - Trabalho,Tecnologia e Produção. - Educação e Direitos Humanos.

27 Projeto Rondon coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários em busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades com vulnerabilidade sócio-econômica. Programa Comunidade Integrada na Multiplicação de Conhecimentos – CIMCO atua na prevenção e educação às doenças sexualmente transmissíveis (DST/ AIDS), ao uso indevido de substância psicoativas, qualidade de vida, saúde e promoção humana.

28 Atividade de relações internacionais e interinstitucionais
Agência de Inovação atividades que vão desde a disponibilização de mecanismos de proteção da propriedade intelectual até a estruturação de meios para o fomento ao empreendedorismo e à inovação. (Hotel Tecnológico, Incubadora, etc.) Escritório Verde

29 Plano de carreira dos TA’s
PCCTAE – LEI Nº , de reenquadramento. Progressão por Mérito Profissional é a mudança para o padrão de vencimento imediatamente subsequente, a cada 18 meses de efetivo exercício, desde que o servidor apresente resultado fixado em programa de avaliação de desempenho, observado o respectivo nível de capacitação. Progressão por capacitação – cursos gerais externos/internos Incentivo à qualificação – cursos de educação formal

30 Política de capacitação
O Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, de que trata a Lei nº /2005, contempla três segmentos: i) dimensionamento das necessidades institucionais, com definição de modelos de alocação de vagas, que contemplem a diversidade da Instituição; ii) programa de capacitação e aperfeiçoamento; e iii) programa de avaliação de desempenho.

31 Política de capacitação
Regulamentação interna: DIRETRIZES para uma POLÍTICA DE CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS DO CEFET-PR. PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

32 Política de capacitação
Cursos internos e externos Educação formal Graduação : Curso de Tecnologia em Gestão Pública. Horário especial conforme legislação Especialização : Vagas para servidores nos cursos. Curso de especialização em Governança Pública para os servidores

33 Autoavaliação Avaliação de desempenho do servidor -desde 1966
Avaliação dos setores Avaliação das chefias Avaliação do docente pelo discente Avaliação individual – docentes e TA’s Devolutiva das avaliações

34 Obrigada! DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS
Thasiana - DIRGEP e Rozana -


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