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Wellington Rogati Consultoria de TI. Wellington Rogati Bacharel em Ciências da Computação Analista de TI Pleno na Vopak Brasil ITIL V3 Fundations COBIT.

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1 Wellington Rogati Consultoria de TI

2 Wellington Rogati Bacharel em Ciências da Computação Analista de TI Pleno na Vopak Brasil ITIL V3 Fundations COBIT 5 Administrador de Servidores Microsoft (Active Directory, DFS, DNS, DHCP) Administrador de Banco de dados Oracle, SQL Server e MySql Administrador de rede equipamentos DELL Programador C# Orientado à objetos

3 Serviços de TI Um serviço de TI deve “suportar” as necessidades do negócio. Segundo o ITIL V3, o gerenciamento de serviços deve ser usado para gerar “valor” ao negócio. Processo de Negócio Processos de TI Valor Dado Informação Conhecimento Gerar e Processar Transformar Criar Transformar

4 O que é necessário? Para um serviço de qualidade precisamos que a informação tenha: Disponibilidade Integridade Confidencialidade Confiabilidade Informação não gerenciada, é informação perdida” (Christian Barbosa, A Triade do tempo) “Informação não gerenciada, é informação perdida” (Christian Barbosa, A Triade do tempo)

5 Disponibilidade Sistemas Distribuídos: Thin Clients (Clientes magros) Fat Clients (Clientes gordos)

6 Disponibilidade Sistemas Distribuídos: Fat Client Thin Client Aplicação (Processos, requisições à banco) Aplicação (Apresentação, Processos) (Apresentação) Requisições à banco

7 Integridade Exatidão e validade da informação de acordo com os valores de negócios e suas expectativas. backup Uma boa rotina de backup pode ajudar a garantir a integridade da informação. Também deve estar de acordo às leis que regem determinado seguimento de negócio. Ex: Algumas instituições devem guardar informações com até 5 anos e isso implica em suporte de sistemas obsoletos, profissionais na área de Banco dedados etc. Backup em tempo real Backup periódico Backup Automático

8 Confidencialidade Segurança da Informação: A segurança da informação deve estar disposta em qualquer meio de armazenamento seja ele um computador, tablet, smartphone, servidores, internet, papel etc. Políticas de segurança devem ser escritas e apoiadas pelo negócio. Procedimentos devem ser determinados para especificar os papéis e responsabilidades. Sistemas informatizados e seus ativos devem suportar as premissas designadas pelo negócio.

9 Confiabilidade A informação deve ser confiável Integra Segura Importante ter um PRD Manter os ativos atualizados e em boas condições de uso, para os ativos que tem função vital para o negócio é importante ter: Redundância Backup Controle de acesso físico e lógico Documentação Contrato de suporte com terceiros Contrato de nível de serviços (Cliente)

10 Tecnologias x Soluções Cada cliente tem uma necessidade específica e para alinhar quais são as melhores soluções tecnológicas para o seu negócio. Ex.: Negócios portuários Os aspectos regionais e legislativos influem diretamente nessas escolhas. Ex.: Software importado ou em esfera global, lugares de risco etc. O porte da empresa também determinam qual solução a ser usada. Ex.: Empresas grandes é obrigatório ponto eletrônico

11 Frameworks para TI COBIT 5 (Governança de TI) ITIL V3 (Gerenciamento de Serviços) ISO (Governança) ISO (Segurança da Informação) PMP (Gerenciamento de projetos)

12 Contato Wellington Rogati Site: Blog: implementandoarotina.blogspot.com Facebook: https://www.facebook.com/implementandoarotinainfo


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