A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Turma 44 Projeto Eleições 2014 Os alunos do 4º ano elaboraram apresentações onde explicam termos e conceitos importantes do cenário sócio-político do Brasil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Turma 44 Projeto Eleições 2014 Os alunos do 4º ano elaboraram apresentações onde explicam termos e conceitos importantes do cenário sócio-político do Brasil."— Transcrição da apresentação:

1 Turma 44 Projeto Eleições 2014 Os alunos do 4º ano elaboraram apresentações onde explicam termos e conceitos importantes do cenário sócio-político do Brasil.

2 ARTHUR MARTINS e RAFAELA KAORI

3 A história de Aécio Neves Cunha parte 1 Dados de Aécio Neves Nome: Aécio Neves da Cunha Idade: 54 anos (10/03/1960) Naturalidade: MG - Belo Horizonte Estado Civil: Casado(a) Ocupação: Senador Escolaridade: Superior completo

4 A história de Aecio Neves Cunha parte 1 A história de Aecio Neves Cunha parte 1 CLIQUE NO TITULO Em 1986 foi eleito para seu primeiro cargo eletivo como deputado federal, onde foi reeleito por mais três mandatos. Alcançou o Governo mineiro em 2002 com 60% dos votos válidos e finalizou seu primeiro mandato com 68% de aprovação popular de acordo com pesquisa do Instituto Datafolha. Foi reeleito em 2006 com 77% dos votos válidos e atingiu o índice de aprovação popular de 90% segundo pesquisa da Vox Populi/Fiemg Voltar

5 Tudo sobre Aécio Neves Cunha (clique na imagem do lado esquerdo) Voltar Avançar

6 Aécio Neves Cunha O candidato à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB) visitará o Espírito Santo, nesta quinta-feira (10). A visita, que deve durar quatro horas, prevê caminhadas, discursos e almoço incluindo a tradicional moqueca capixaba. Clique para voltar

7 O que é Cidadania? Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e socias estabelecidos na constituição. Os direitos também seus direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigações permitimos que o outro exerça Beatriz e Maria Carolina

8 Mais um pouco sobre cidadania... A origem da palavra cidadania vem do latim “civitas”, que quer dizer cidade. No Brasil há muito que fazer em relação á questão da cidadania. Por exemplo acabar com a violência.

9 Todos devem ser cidadãos ser nacional de um Estado é condição primordial para o exercício dos direitos políticos. Entretanto, se todo cidadão é nacional de um Estado, nem todo nacional é cidadão - os indivíduos que não estejam investidos de direitos políticos podem ser nacionais de um Estado sem serem cidadãos.

10 Deveres do cidadão: Votar para escolher os governantes; Cumprir as leis; Educar e proteger seus semelhantes; Proteger a natureza; Proteger o patrimônio público e social do País.

11 Nomes: Clara de Faria e Daniel Pacchiano da Silva Barbosa.

12 O que o governador faz Um governador é o político que representa o Poder Executivo na esfera estadual. Cabe ao governador as funções de exercer a direção da administração estadual e a representação do Estado em suas relações jurídicas, políticas e administrativas, defendendo seus interesses junto à Presidência e buscando investimentos e obras federais.

13 Uma das atividades que o governador faz O Governador é a autoridade máxima do Poder Executivo Estadual, ou seja, é o chefe desse poder dentro de cada Estado da Federação. No Brasil são eleitos 26 Governadores de Estado e 1 Governador do Distrito Federal.

14 Governadores Curiosidade: Somente em países cujo pacto é federativo, o governador é eleito de quatro em quatro anos, através de votação.

15 Como funciona o Governo O governador é o chefe do Poder Executivo no Estado em que foi eleito. Como o presidente, também é escolhido pelo voto direto, com um mandato de quatro anos e possibilidade de reeleição pelo mesmo tempo

16 Clara de Rezende e Daniel Souza. turma 44

17 Eleição é todo processo pelo qual um grupo designa um ou mais de um de seus integrantes para ocupar um cargo por meio de votação. Na democracia representativa, é o processo que consiste na escolha de determinados indivíduos para exercerem o poder soberano, concedido pelo povo através do voto, devendo estes, assim, exercerem o papel de representantes da nação. A eleição pode se processar com o voto de toda a comunidade ou de apenas uma parcela da comunidade, os chamados eleitores.

18 Atenção!!! Não deixe de votar, pois seu povo e sua sociedade de pendem dele para eleger o candidato e ter um país melhor »Urna eletrônica ou máquina de votação é a combinação de equipamentos mecânicos, eletromecânicos ou eletrônico (incluindo software, firmware e documentação necessária para controle do programa e apoiar equipamento), que é usado para definir escrutínios; expressos e contagem de votos; para relatar ou exibir resultados eleitorais; e para manter e produzir qualquer informação de trilha de auditoria.

19 Quem têm direito aos votos? As pessoas que têm direito ao voto são homens, mulheres e adolescentes com mais de 16 anos.Os votos são secretos para que ninguém saiba em quem você votou.

20

21 Nome:Marcelo Bezerra Crivella Idade:56 anos (09/10/1957) Naturalidade:RJ-Rio de Janeiro Estado Civil:Casado(a) Ocupação:Senador Escolaridade:Superior completo Daniela Lima e Paulo Henrique

22 Número:10 Nome para urna:Marcelo Crivella Cargo a que concorre:Governador Estado:Rio de Janeiro Partido:Partido Republicano Brasileiro Coligação:PRB Vice Governador: General Abreu

23 Nascido na capital do Rio de Janeiro,Marcelo Bezerra Crivella é engenheiro civil,evangélico e Bispo da Igreja Universal do Reino de Deus,além de manter trabalhos paralelos como compositor,cantor e escritor. Tem como principal aliado Bispo Edir Macedo,fundador da Igreja Universal do Reino de Deus e proprietário da rede Record.

24 Como senador,presidiu a CPI Mista da Imigração Ilegal.Em defesa dos imigrantes ilegais nos Estados Unidos,conseguindo a repratiação de vários brasileiros retidos em prisões americanas.Participou também da execução do Projeto Nordeste,que tinha como objetivo tornar produtivas terras abandonadas pelo governo,beneficiando à população da região.

25 Feito por:Natália e Izabela

26 O ECA é a lei que protege as crianças e os adolescentes.Confira o trecho da lei aqui em baixo: As crianças e adolescentes brasileiros são protegidos por uma série de regras e leis estabelecidas pelo país. Após anos de debates e mobilizações, chegou-se ao consenso de que a infância e a adolescência devem ser protegidas por toda a sociedade das diferentes formas de violência. Também acordou-se que todos somos responsáveis por garantir o desenvolvimento integral desse grupo.

27 O que NÃO se deve fazer!

28 A Constituição é o mais importante conjunto de normas de um país, que determina as atribuições e limites das instituições, os direitos dos cidadãos e os deveres do Estado. A Constituição, também conhecida como Carta Magna, é a lei suprema e fundamental do Brasil e se situa no topo de todo o ordenamento jurídico. Ou seja, nenhuma lei pode contrariar o que está determinado nela.

29 Créditos... Feito por Natália e Izabela Obrigada por assistir Espero que vocês tenham gostado! Lembre-se crianças e adolescentes tem direitos e deveres!

30 João Fontella e Gabriel

31 Dilma Rousseff A atual presidenta do país Dilma Rousseff do PT (partido do trabalhador) é uma das favoritas a eleição, e no seu caso, reeleição. Em 2014 temos diversos candidatos para assumir o cargo de presidente(a) do país mas Dilma continua sendo a mais cotada. Nas eleições Dilma tem seus principais adversários. Aécio Neves e Marina Silva. PT

32

33 Historia da Dilma Nascida em família de classe média alta, interessou-se pelas ideais socialistas durante a juventude, logo após o Golpe Militar de Iniciando na militância de esquerda, integrou organizações que defendiam a luta armada contra o regime militar, como o Comando de Libertação Nacional(COLINA) e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR- Palmares). Depois de alguns importantes cargos políticos ela se tornou presidenta...

34 AVANÇAR VOLTAR

35 Slide de Desculpa (ou -1) Desculpe-nos por não colocar a história da Dilma na prisão, pois não deu tempo! Agora vocês só precisam conhecer os outros candidatos para saber em quem votar !

36 JOÃO PEDRO ANDREANI MACHADO

37 Dados pessoais Dados de Lindberg Farias Nome: Luiz Lindbergh Farias Filho Idade: 44 anos (08/12/1969) Naturalidade: PB - João Pessoa Estado Civil: Casado(a) Ocupação: Senador Escolaridade: Superior incompleto

38 Natural da capital paraibana de João Pessoa, Luiz Lindbergh Farias Filho nasceu em 1969 e chegou a cursar Medicina pela Universidade Federal da Paraíba, mas não concluiu. Luiz Lindbergh Farias Filho Filiado inicialmente ao PCdoB, Lindbergh ficou conhecido nacionalmente como militante do movimento estudantil, na década de 1980, no início como Secretário-Geral da União Nacional dos Estudantes, chegando a presidência da instituição. Foi destaque no movimento dos "caras- pintadas" que lutou pelo impeachment do Presidente da República na época, Fernando Collor de Mello.

39 Cargos Exercidos  Em 1994 foi Deputado federal do Rio de Janeiro pelo PCdoB e reeleito em 2002 pelo PT.  Foi eleito Prefeito de Nova Iguaçu (RJ) em 2004 e reeleito em  Em 2010 foi eleito Senador do Rio de Janeiro..

40 Candidato a Governador Lindberg Farias 13 Número: 13 Nome para urna: Lindberg Farias Cargo a que concorre: Governador Estado: Rio de Janeiro Partido: Partido dos Trabalhadores Coligação: COLIGAÇÃO FRENTE POPULAR (PT / PV / PSB / PC do B) Vice Governador: Roberto Rocco

41 Lei (do verbo latino ligare, que significa "aquilo que liga", ou legere, que significa "aquilo que se lê") é uma norma ou conjunto de normas jurídicas criadas através dos processos próprios do ato normativo e estabelecidas pelas autoridades competentes para o efeito. A palavra lei pode ser empregada em três sentidos diferentes, conforme a abrangência que se pretenda dar a ela. " A Lei Theo Cuber e Katarina

42 Leis no Brasil No Brasil, os projetos de lei podem ser de iniciativa do Presidente da República, de um parlamentar ou de presidentes dos tribunais superiores. Há ainda a possibilidade de projetos de leis de iniciativa popular a lei é muito importante.

43 Leis em Portugal Em Portugal, o processo legislativo cabe à Assembleia da República ou ao Governo consoante as respectivas matérias de competência legislativa. Os diplomas emanados da Assembleia da República têm a designação de Leis e os diplomas emanados do Governo têm a designação de Decretos-Lei.

44 A Lei Menino Bernardo A Lei Menino Bernardo é o nome adotado pelos deputados para projeto de lei 7672/2010, da Presidência da República brasileira, proposto ao Congresso Nacional Brasileiro que visa proibir o uso de castigos físicos ou tratamentos cruéis ou degradantes na educação de crianças e adolescentes. A imprensa brasileira apelidou a lei de Lei da Palmada

45 Miguel e Theo Muniz Clique

46 Candidato a Governador Luiz Fernando Pezão 15 Número: 15 Nome para urna: Luiz Fernando Pezão Cargo a que concorre: Governador Estado: Rio de Janeiro Partido: Partido do Movimento Democrático Brasileiro Coligação: O RIO EM 1º LUGAR (PMDB / PP / PSC / PTB / PSL / PPS / PTN / DEM / PSDC / PRTB / PHS / PMN / PTC / PRP / PSDB / PEN / PSD / SD) Vice Governador: Francisco Dornelles

47 Dados Dados de Luiz Fernando Pezão Nome: Luiz Fernando de Souza Idade: 59 anos (29/03/1955) Naturalidade: RJ - Pirai Estado Civil: Casado(a) Ocupação: Governador Escolaridade: Superior completo

48 Luis Fernando Pezão Nascido em 1955 no município de Piraí, no Rio de Janeiro, Luiz Fernando de Souza, mais conhecido como Pezão, é graduado em Economia e Administração de Empresas pela Universidade Estácio de Sá. Iniciou sua carreira política na cidade natal, quando foi eleito Vereador ainda na década de 80. Em 1996 foi eleito Prefeito da mesma cidade, sendo reeleito por mais um mandato consecutivo, desta vez com 86,06% dos votos válidos.

49 Foi eleito Vereador de Piraí (RJ) em Em 1996 foi eleito Prefeito de Piraí (RJ) e reeleito em Foi eleito em 2006 Vice-Governador do Rio de Janeiro na chapa de Sérgio Cabral e reeleito em Em abril de 2014 assumiu o cargo de Governador do Rio de Janeiro. Cargos Exercidos

50 Nicole e Manuela Canedo

51 O que é corrupção ? A corrupção política é o uso das competências legisladas por funcionários do governo para fins privados ilegítimos.

52 Corrupção do Brasil A corrupção no Brasil, afeta diretamente o bem-estar dos cidadãos brasileiros quando diminui os investimentos públicos na saúde, na educação, em infraestrutura, segurança, habitação, entre outros direitos essenciais à vida, e fere criminalmente a Constituição quando amplia a exclusão social e a desigualdade econômica.

53 Isso que é corrupção A corrupção, é quando o dinheiro do povo, que serve para a melhoria do país, é desviado para a conta dos laranjas. O que é laranja: Atualmente é muito comum ouvir nos noticiários a respeito dos laranjas que são pessoas que disponibilizam seu nome, conta bancária, para que outra, utilizando tais dados, faça negociações ilícitas sem expor sua identidade. Obrigada por assistir!!!

54 Quando tudo começou... Dados do candidato Carreira Política Família Créditos Gabriella e Stella Continuar Voltar

55 Tudo sobre Anthony Garotinho Dados de Garotinho Nome: Anthony William Garotinho Matheus de Oliveira Idade: 54 anos (18/04/1960) Naturalidade: RJ - Campos dos Goytacazes Estado Civil: Casado(a) Ocupação: Locutor e Comentarista de Rádio e Televisão e Radialista Escolaridade: Superior completo Próximo Slide

56 Carreira Política Filiou-se ao PT em 1980, permanecendo nele por três anos, e logo em seguida à sua saída, entrou para o PDT, onde três anos depois conseguiu ser eleito Deputado Estadual. Em 1988 foi eleito Prefeito da sua cidade natal e reeleito na eleição seguinte. Concorreu ao Governo do Rio de Janeiro em 1994, alcançando apenas o segundo lugar, mas em 1998, conseguiu ser eleito. Antes de se filiar ao PR passou ainda pelo PSB, de 2001 a 2003, e pelo PMDB, de 2003 a Próximo Slide

57 Família... O pai, Hélio Montezano de Oliveira, era descendente de portugueses e italianos. A mãe, Samira, filha de libaneses. O casal teve outros três filhos: o advogado Nelson Nahim Matheus de Oliveira, vereador e presidente da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes; o oficial de Justiça Francisco Montezano de Oliveira e a professora Katherina Rose. Próximo Slide

58 Créditos Gabriella e Stella Gostou do filme?

59 Vinicius Campos e Manuela Silva

60 Qual a função de um Presidente da República? O Presidente da República, é considerado a autoridade máxima do poder executivo, a ele são dada diversas responsabilidades, seu mandato é de quatro anos podendo se reeleger em eleições futuras, com no máximo dois mandatos consecutivos, é eleito por voto secreto e direto. Entre os principais deveres do presidente está o de zelar pelos direitos da soberania nacional, defendendo seu país e a nação que nele habita, ainda á ele cabe coordenar a práticas das atividades administrativas do Estado Federal, fazer com que as leis e decisões judiciais sejam regularmente cumpridas. O presidente é o elo de ligação com os demais poderes do Estado.

61 Representante do povo e da nação do país, o Presidente se compromete a manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil. Possui a permissão da Constituição para que adote medidas provisórias em caso de relevância e urgência, proponha emendas à Constituição, projetos de leis complementares e ordinárias ou, ainda, leis delegadas. Da mesma forma que lhe atribui o direito de rejeitar ou sancionar matérias já aprovadas pelo Legislativo. Presidentes e suas funções

62 Quem é e o que faz o Presidente da República? No relacionamento com os outros órgãos de soberania, compete- lhe, no que diz respeito ao Governo, nomear o Primeiro-Ministro, "ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais" das eleições para a Assembleia da República. E, seguidamente, nomear, ou exonerar, os restantes membros do Governo, "sob proposta do Primeiro- Ministro". Aperte ESC para sair Retornar ao início


Carregar ppt "Turma 44 Projeto Eleições 2014 Os alunos do 4º ano elaboraram apresentações onde explicam termos e conceitos importantes do cenário sócio-político do Brasil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google