A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Geografia Professora: Wanda Turma:1º Ano A Alunas:Thalita, Nathalita, Sirley, Girlene, Jully, Samêlla e Alexya. Tema: Localização e Características.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Geografia Professora: Wanda Turma:1º Ano A Alunas:Thalita, Nathalita, Sirley, Girlene, Jully, Samêlla e Alexya. Tema: Localização e Características."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Geografia Professora: Wanda Turma:1º Ano A Alunas:Thalita, Nathalita, Sirley, Girlene, Jully, Samêlla e Alexya. Tema: Localização e Características do Pantanal

2 O Pantanal, uma das maiores planícies de sedimentação do mundo, ocupa grande parte do centro oeste brasileiro, situado no sul do Mato Grosso com 35% da área, ao noroeste do MS. É um dos maiores ecossistemas preservados, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade, é também um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte.

3

4 No Pantanal, o clima predominantemente tropical, apresenta características de continentalidade, com diferenças bem marcantes entre as estações seca e chuvosa. Localizada na porção centro-sul do Continente Sul-Americano, a região não sofre influências oceânicas, mas está exposta à invasão de massas frias provenientes das porções mais meridionais, com penetração rápida pelas planícies dos pampas e do chaco. A temperatura usualmente alta, pode baixar rapidamente e até haver ocorrências de geadas, ficando as mínimas ao redor de 0º enquanto as máximas atingem quase 40º. As médias anuais registradas, em torno de 25º, têm como mínima 15º e máxima 34º.

5 O Pantanal é formado por uma planície e está situado na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai. Recebe uma grande influência do Rio Paraguai e seus afluentes, que alagam a região formando extensas áreas alagadiças (pântanos) e favorecendo a existência de uma rica biodiversidade. A época de chuvas e cheias dos rios ocorre durante os meses de novembro a abril.

6

7 Localização: No coração da América do Sul, entre os paralelos 16 e 22 graus de longitude sul e os meridianos 55 e 58 graus de longitude oeste. Área: Ocupa uma área na região Centro Oeste do Brasil de 189 mil quilômetros quadrados, conforme o Dicionário Geográfico do IBGE, dos quais 63% em Mato Grosso do Sul e 37% em Mato Grosso. Altitude: Média de 110 metros Declividade: De 6 a 12 cm por quilômetro no sentido leste-oeste e de 1 a 2 cm por quilômetro no sentido norte-sul. Umidade relativa do ar: De 50% à 60% no inverno e em torno de 80% no verão.

8 Vegetação: A diversidade de condições ambientais determina uma grande variedade de tipos de vegetação, designada por alguns autores com complexo do Pantanal por considerarem que essa denominação exprime o complexo de condições e de tipos de vegetação ali existentes. Na verdade, “o Pantanal se nos afigura como o lugar onde todos os tipos de vegetação do continente vêm fundir-se, aparecendo na vasta área amostras de cada um deles e, em certos pontos, verdadeira mistura”. Fauna: São aproximadamente 280 espécies de peixes, 90 de mamíferos, 600 de aves e 50 de répteis. Flora: São aproximadamente 1500 espécies de plantas estimadas pela EMBRAPA.

9 Nas regiões de altitude intermediária, onde o solo é arenoso e ácido e a água é retida apenas no sub-solo, encontra-se vegetação típica de cerrado. Os elementos predominantes neste tipo de formação são as árvores de porte médio, de casca grossa, folhas recobertas por pelos ou cera e raízes muito profundas. Elas se distribuem não muito próximo uma das outras, entremeadas de arbustos e plantas rasteiras, representadas por inúmeras espécies de ervas e gramíneas. Na época da seca, como proteção contra a dessecação, muitas árvores e arbustos perdem totalmente os ramos e folhas; outros limitam-se a derrubar as folhas, mas os ramos persistem e podem florescer.

10 No Pantanal, é possível identificar um enorme número de animais provenientes do Cerrado, que se dirigiram a essa região graças à abundância de alimentos. Sendo os principais : Aves: arara-azul-grande, tuiuiú, tucano, periquito, garça-branca, jaburu, beija-flor, socó, ema, seriema, papagaio, gavião, curicaca, entre muitos outros; Mamíferos: onça-pintada, capivara, lobinho, veado-campeiro, veado-catingueiro, lobo-guará, macaco-prego, cervo-do- pantanal, porco-do-mato, tamanduá, cachorro-do-mato, anta, bicho-preguiça, ariranha, suçuarana, quati, tatu e muitos outros; Peixes: piranha, pacu, pintado, dourado, cachara, curimbatá, piraputanga, jaú e piau, entre outros; Répteis: jacaré, sucuri, jiboia, cobra-d’água, camaleão, calango- verde, jabuti, cágado etc.

11


Carregar ppt "Trabalho de Geografia Professora: Wanda Turma:1º Ano A Alunas:Thalita, Nathalita, Sirley, Girlene, Jully, Samêlla e Alexya. Tema: Localização e Características."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google