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Contratação de Serviços de TIC Grupo de Trabalho definido pela Portaria Nº 299/2008 / MDS CGI/SPOA/SEVersão 1.0.

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1 Contratação de Serviços de TIC Grupo de Trabalho definido pela Portaria Nº 299/2008 / MDS CGI/SPOA/SEVersão 1.0

2 Objetivo Classificação dos Serviços Detalhamento das atividades de cada serviço –Administração de Dados –Administração de Banco de Dados –Sustentação de Rede e Segurança –Sustentação de Servidores / Operação –Assessoria Técnica –Análise de Processos de Negócio –Gerenciamento de Projetos –Service Desk –Auditoria de TIC Questões a serem respondidas Agenda

3 Apresentar os serviços a serem contratados pelo MDS atendendo a Instrução Normativa Nº 4/2008-SLTI/MP e coletar informações ao mercado quanto a forma / condições de contratação de serviços de TIC. Objetivo

4 Classificação dos Serviços

5 CLASSIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS Foram desconsiderados do escopo desta apresentação os serviços de Fábrica de Software (Concorrência 001/2008) e Suporte a Microinformática.

6 DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES POR SERVIÇO

7 Criação e manutenção do Modelo de Dados Corporativo, que atenda preferencialmente as três perspectivas: Conceitual, Lógico e Físico. Manutenção e gerenciamento dos modelos de dados relacionais e multidimensionais. Elaboração de scripts para criação e/ou alteração física das bases de dados. Realização de procedimentos de engenharia reversa para construção de modelos lógicos e físicos a partir de bases de dados existentes. Manutenção de dicionário de dados e de um vocabulário controlado básico dos sistemas de informação do MDS. Criação de rotinas para acerto, importação, exportação e/ou migração de dados, utilizando para tal atividade as linguagens procedurais nativas dos SGBDs do MDS ou extensões às mesmas tais como Java, Phyton ou C. Análise da qualidade dos dados a serem importados nas bases de dados, evitando sempre que possível que as bases sejam comprometidas com dados que não satisfaçam aos critérios do MDS. Garantia da integridade dos modelos de dados e auditoria dos dados com relação à consistência e integridade. Administração de Dados

8 Auxílio em atividades de manutenção referentes ao Banco de Dados, tais como: migração de base de dados entre servidores e/ou plataformas; migração de sistemas para outras bases de dados. Construção do DW Corporativo que atenda aos programas no âmbito de todo o MDS. (Definição dos assuntos e módulos de análise, construção de matriz de relacionamento dos Processos de Negócios com as Dimensões Comuns, construção do Repositório de Metadados. Construção dos Processos de ETL - Extract, Transform, and Load, documento de mapeamento das fontes, programas de ETL, casos de teste e execução de testes. Construção das Aplicações OLAP. Construção de Modelos Analíticos e preditivos). Criação e manutenção das normas de administração de dados, principalmente as relativas a: modelagem de dados; regras de classificação, de segurança e propriedade de dados e políticas para arquivamento e descarte de registros. Extração de dados e elaboração de relatórios esporádicos para atender a necessidades pontuais das áreas do MDS. Nos casos de importações / exportações ou geração de relatórios, quando se tratar de rotinas a serem executadas com periodicidade definida, cabe a administração de dados a documentação do procedimento, seguindo os padrões estabelecidos pelo MDS, para que o mesmo possa ser absorvido pela área de Operação / Produção. Administração de Dados

9 Administração dos Bancos de Dados nas plataformas utilizadas pelo MDS; Elaboração e manutenção das políticas de backup e restore dos SGBDs, documentação dos procedimentos de backup e restore, seguindo os padrões estabelecidos pelo MDS, para que os mesmos possam ser absorvidos pela área de Operação / Produção. Análise dos backups e restores dos bancos de dados. Execução de testes periódicos para garantir a recuperação dos backups quando necessário. Monitoramento do desempenho dos bancos de dados, principalmente as instâncias do ambiente de produção. Análise da capacidade física e da disponibilidade dos bancos de dados do MDS. Elaboração de projeção de crescimento dos bancos de dados, insumo no dimensionamento das aquisições de equipamentos de processamento e armazenamento de dados. Execução de atividades de manutenção referentes ao Banco de Dados tais como migração de base de dados para outros servidores, criação de instancias de bancos de dados e instalação de bancos de dados. Administração de Banco de Dados

10 Execução de tunning das bases de dados a partir dos insumos levantados nas análises de desempenho dos SGBDs e suas bases de dados. Elaboração de relatórios indicando potenciais gargalos de desempenho dos modelos de dados e/ou nas aplicações que estejam onerando a capacidade de processamento / armazenamento dos servidores de Bancos de Dados. Instalação e aplicação de pacotes de atualização nos SGBDs. Quando necessária configuração / atualização do Sistema Operacional em um servidor que hospeda um SGBD, a atualização deverá ser realizada em conjunto com a equipe de sustentação de Servidores e Operação. Administração de Banco de Dados

11 Manutenção dos ativos de infraestrutura de rede tais como switches, roteadores etc. Sustentação de serviços básicos de rede, que provêem acesso dos usuários a informações e recursos. Entre esses serviços, incluem-se os servidores de DNS, Domínio, WINS, DHCP, roteadores, servidores de arquivos (Windows e Linux), inventário de microcomputadores e mensageria (e-mail e mensageria instantânea - jabber). Monitoramento em tempo real dos ativos de rede, análise da capacidade e disponibilidade dos ativos e links de comunicação do MDS. Geração de relatórios de Continuidade de Negócios com indicadores de capacidade e disponibilidade dos ativos, além de projeções de elevação do uso dos recursos computacionais. Manutenção das estações de trabalho (microcomputadores) e servidores da rede do MDS sem contaminação de vírus, spam, worms etc. Proposição e manutenção das normas e políticas de segurança da informação. Instalação de ativos de rede e segurança para atender as necessidades de conectividade e segurança do MDS. Sustentação de Rede e Segurança

12 Manutenção de rotas dos ativos de rede. Monitoramento de riscos de rede e segurança. Gerenciamento de Mudanças em ambientes de rede. Elaboração de projetos de Certificação Digital e VOIP para posterior implantação no MDS. Sustentação de Rede e Segurança

13 Gerenciamento e monitoramento dos servidores e serviços tecnológicos do MDS. Gerenciamento de capacidade e disponibilidade dos servidores e serviços. Instalação e atualização de Sistemas Operacionais, pacotes, drivers, firmware e quaisquer outros componentes necessários a correta operação dos servidores e serviços hospedados nos servidores do MDS. Testes de regressão em sistemas quando existe a necessidade de voltar uma determinada funcionalidade ou todo o sistema, como operava antes de uma mudança. Execução de procedimentos necessários à manutenção do ambiente de produção, incluindo, monitoramento de logs, análise de desempenho, tunning. Sustentação dos sistemas de apoio utilizados pelo MDS. Entre esses serviços, incluem-se os sistemas de controle de versão (SVN), chamados (rt, trac), wiki, suíte de gerenciamento de projetos, etc. Ativação de Servidores na infraestrutura do MDS em qualquer de suas unidades em Brasília ou em Uberlândia-MG. Sustentação de Servidores e Operação

14 Execução de atividades de produção de sistemas de informação do MDS, tais como execução de rotinas de carga, exportação, backup / recovery, roll out de aplicações entre os ambientes, etc. Para tal atividade é imprescindível manter atualizados os manuais de produção e a documentação dos procedimentos operacionais. Geração de relatórios de Continuidade de Negócios com indicadores de capacidade e disponibilidade dos servidores e serviços tecnológicos, além de projeções de elevação do uso dos recursos computacionais. Sustentação de Servidores e Operação

15 Apoio à Coordenação-Geral de Informática na elaboração de Projetos de TIC. Prospecção tecnológica, análise de falhas e elaboração de propostas de melhoria nos processos de trabalho de TIC. Elaboração de notas técnicas a respeito dos serviços prestados pela CGI. Elaboração de projetos de aquisição de hardware, software e serviços correlatos. Auxílio na definição de estratégias de TIC com o intuito de atender os objetivos de negócio do MDS e ao Planejamento Estratégico de TIC. Assessoria Técnica

16 Modelagem de processos de trabalho utilizando padrão BPMN para automação utilizando ferramenta de BPMS. Análise das soluções existentes no MDS para possibilitar a elaboração de propostas de solução com o intuito de atender as necessidades das áreas do Ministério nos processos de trabalho não atendidos por soluções tecnológicas. As propostas de solução devem conter análises das possíveis alternativas de aquisição e dos custos estimados para cada alternativa. Como análise de custo deve ser considerado não somente o custo de aquisição mas o custo total de propriedade (TCO), avaliando questões como custo de manutenção, garantia, licenciamento, etc. Os potenciais fornecedores devem ser apresentados que atendem as especificações apresentadas. Manutenção da Metodologia de Modelagem de Processos. SOA - Identificação e especificação de serviços por meio da análise de negócio, decomposição de domínios, definição da granularidade dos serviços, definição e utilização de convenção de nomenclatura para serviços. Especificação e categorização dos serviços quanto a funcionalidade (Descrição dos Serviços) e qualidade de serviço (políticas - condições e regras para disponibilização dos serviços). Atuar como interface da CGI com os gestores do MDS, propondo soluções baseadas nos processos levantados e nas soluções já concebidas pelo Ministério. Análise de Processos de Negócio

17 Execução de atividades de Escritório de Projetos (PMO), definição / acompanhamento de indicadores de projetos e gerenciamento do portfólio de projetos de TIC do MDS. Evolução da Metodologia de Gerenciamento de Projetos e definição de melhores práticas de gerenciamento. Gerenciamento de projetos e processos de TIC, acompanhamento das ações realizadas pelos diversos serviços para atender um projeto. Comunicação aos envolvidos sobre o andamento dos projetos. Resolução de conflitos e principal interface entre os serviços para atendimento aos projetos e ações de tecnologia do MDS. Consolidação de pareceres dos serviços para apresentação de propostas de projetos aos principais envolvidos. Realização de capacitações em Gerenciamento de Projetos para o MDS. Gerenciamento de Projetos

18 Atendimento de incidentes e auxilio ao uso dos sistemas de informação e demais serviços tecnológicos do MDS. (1º nível) Suporte Técnico Especializado a Sistemas de Informação (2º nível) –Auxílio aos usuários dos serviços para resolução de problemas conhecidos. –Capacitação contínua nos sistemas de informação do MDS para possibilitar o suporte a dúvidas e sanar problemas de utilização dos sistemas do MDS. Este serviço deverá atender a todas as dúvidas referentes aos sistemas de informação do MDS e desta forma deve manter equipe qualificada para tal finalidade. –Realização de treinamentos para equipes internas e equipes de multiplicadores nos sistemas de informação do MDS, além de participação em eventos para divulgação de sistemas. Suporte Técnico a Infraestrutura (2º nível) –Auxílio aos usuários dos serviços para resolução de problemas conhecidos. Encaminhamento das solicitações de alterações em sistemas / serviços e sugestões de alterações em manuais para áreas responsáveis. Acompanhamento da resolução de problemas e comunicação do andamento da resolução aos envolvidos. Elaboração e manutenção de base de conhecimento dos principais problemas e suas soluções conhecidas, com o intuito de facilitar o atendimento e auxilio na resolução de problemas dos usuários. Service Desk

19 Auditoria dos produtos gerados nos demais serviços de TIC, com o objetivo de verificar a veracidade dos indicadores apresentados e acompanhar se todos os indicadores envolvidos nos serviços estão sendo monitorados corretamente. Elaboração de relatórios contendo propostas para melhoria de serviços, tendo como base os produtos gerados nos demais lotes presentes neste processo de contratação. Auditoria das faturas de cada serviço. Elaboração de relatórios técnicos indicando os valores a serem faturados em cada serviço, tendo como base os produtos apresentados pelos serviços e o resultado dos níveis de serviço apurados no período que implicam nos critérios de remuneração. Auditoria de TIC

20 QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS Dúvidas a serem esclarecidas

21 Forma de Prestação dos Serviços Caso a empresa preste os serviços acima descritos, de que forma se dá essa execução ? os serviços são realizados onsite ou offsite ? As ferramentas utilizadas durante a prestação dos serviços são de propriedade da Contratante ou do Fornecedor e se isso altera a produtividade do Fornecedor ? Forma de Remuneração Como se dá a remuneração dos serviços atualmente, quais métricas são utilizadas para a remuneração de cada serviço ? (R$ / serviço administrado, R$ / MTBF, etc.) Localização dos centros que atendem os serviços Onde estão localizados os centros que podem atender os serviços descritos nesta apresentação ? Indicadores do Acordo de Nível de Serviço Quais são os indicadores utilizados nos acordos de nível de serviço para cada um dos serviços prestados atualmente ? Questões a serem respondidas

22 Obrigado.


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