A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planaltos e serras do Atlântico- Leste-Sudeste: Terras acima de 500 metros de altura. Predomina em MG e RJ, estendendo-se até SP, ES, PR e SC. Origem:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planaltos e serras do Atlântico- Leste-Sudeste: Terras acima de 500 metros de altura. Predomina em MG e RJ, estendendo-se até SP, ES, PR e SC. Origem:"— Transcrição da apresentação:

1 Planaltos e serras do Atlântico- Leste-Sudeste: Terras acima de 500 metros de altura. Predomina em MG e RJ, estendendo-se até SP, ES, PR e SC. Origem: Processos orogenéticos ( cerca de 2 bilhões de anos) Soerguimento das rochas gerando a serra do Mar, Mantiqueira, Espinhaço, serra de Goiás - Minas, etc. Depressão periférica Se prolonga longitudinalmente até o litoral de SC.

2 Pantanal Mato-Grossense
A declividade do terreno, rios que drenam a região demoram a vazar, provocando a inundação das planícies e trazendo nutrientes para a fauna da região. É uma mistura de formações do tipo cerrado, floresta, caatinga e campo.

3 Domínios Morfoclimáticos

4 Mata Atlântica

5 Características Estendia-se do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, e ocupava uma área de 1,3 milhão de quilômetros quadrados. Tratava-se da segunda maior floresta tropical úmida do Brasil, só comparável à Floresta Amazônica. - É uma formação florestal densa e heterogênea,mais rica em espécies vegetais do que a Hiléia amazônica. Área total original: aproximadamente 1,3 milhão de km2. Área total atual: aproximadamente Km2.

6 Domínio dos Cerrados: Abrange as chapadas e chapadões do Brasil Central.É uma região tropical de verões chuvosos e invernos secos. Os solos são de baixa fertilidade pois as chuvas de verão, lavam o solo retirando seus nutrientes. No inverno, a seca provoca a evaporação acumulando ferro e alumínio, deixando o solo ácido. É do tipo arbóreo-arbustivo .

7

8 Chapadões

9 Caatinga

10 Clima e Vegetação O Centro-Sul é a região brasileira que mais sofreu devastação da paisagem vegetal. O crescimento urbano das grandes cidades como SP, RJ, BH, não foi acompanhado pelo crescimento da Infraestrutura principalmente dos meios de transportes. Paisagens tropicais Clima: Tropical(SP, MG, MS, MT) Temperatura: 20ºC a 25ºC média/anual. Em altitudes mais elevadas, a temperatura é de 18ºC. Planície do Pantanal: 27ºC no verão. Em Goiás( campo de cerrado e cerrado de campo limpo)

11 PAISAGENS SUBTROPICAIS: PR, SC e RS.
Invernos mais rigoroso. Índices pluviométricos entre 1200mm e 1500mm/ano. Produção de arroz, soja e milho. Vegetação: Arbóreas, mata dos Pinhais, Araucária.


Carregar ppt "Planaltos e serras do Atlântico- Leste-Sudeste: Terras acima de 500 metros de altura. Predomina em MG e RJ, estendendo-se até SP, ES, PR e SC. Origem:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google