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Nome do Gestora: Margarida Alves de Oliveira Pinheiro

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Apresentação em tema: "Nome do Gestora: Margarida Alves de Oliveira Pinheiro"— Transcrição da apresentação:

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2 Nome do Gestora: Margarida Alves de Oliveira Pinheiro
Nome da Experiência: Associação das Mulheres Agricultoras e Trabalhadoras Rurais - AMART Data: 10/12/2000 Município/Estado: Tombos - MG

3 QUEM SOMOS A AMART é uma entidade civil, sem fins lucrativos, constituída por mulheres rurais do município de Tombos no estado de Minas Gerais. A origem da associação vem de um movimento espontâneo entre as mulheres das comunidades rurais de base do município de Tombos, visando promover o desenvolvimento comunitário.

4 NOSSA HISTÓRIA  Esse movimento de mulheres rurais se organizou no município em 1987, logo formando a Comissão Municipal de Mulheres do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tombos e Pedra Dourada. No início, o trabalho da comissão era pra que as mulheres rurais tivessem seus documentos, fossem reconhecidas na profissão de trabalhadoras rurais e fossem capacitadas para melhorar o trabalho que já faziam com saúde e alimentação alternativa. A partir da fundação da Associação dos Pequenos Agricultores e Trabalhadores Rurais, a APAT, o trabalho também passou a ser estimular a produção agrícola das mulheres e o beneficiamento de produtos, visando a comercialização que com a evolução de seus trabalhos sentiu a necessidade de criar uma estrutura jurídica própria, fundando assim, em dezembro de 2000 a AMART.

5 NOSSO OBJETIVO O objetivo da AMART é construir uma política de cidadania para as mulheres rurais de Tombos, articulada com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tombos e Pedra Dourada, com a Associação dos Pequenos Agricultores e Trabalhadores Rurais – APAT, com a Associação Regional de Trabalhadores Rurais da Zona da Mata e com o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata – CTA/ZM em torno de um projeto solidário para a agricultura familiar.

6 NOSSA ATUAÇÃO A AMART atualmente tem desenvolvidos trabalhos em 8 diferentes linhas de atuação. São elas:   Formação/Capacitação Produção Cidadania das Mulheres   Comercialização   Beneficiamento Geração de Renda Saúde e Alimentação Alternativa Gênero e Geração

7 Mecanismos do PAA acessados: CPR Doação Simultânea e Alimentação Escolar
Produtos Fornecidos ABOBORA 1320 KG AÇUCAR MASVAVO 1575 KG ALFACE PÉ ALMEIRAO 410 MOL BANANA MAÇA E PRATA 4770 KG BANANA NANICA 2490 KG BETERRABA 315 KG BOLO DE FUBA 3665 KG CEBOLINHA 1010 MOL CENOURA 550 KG CHUCHU 645 KG

8 COUVE 2630 MOL DOCE DE BANANA 1050 KG DOCE DE LEITE 480 KG DOCE DE MAMAO 60 KG FARINHA MANDIOCA 885 KG FRANGO CAIPIRA 1035 KG INHAME 535 KG IOGURTE L MUSSARELA 4895 KG DOCE DE ABÓBORA 660 KG JILO 1745 KG MANDIOCA 1780 KG MARACUJA 525 KG MEL 365 KG MULTIMISTURA 70 KG OVO CAIPIRA 265 KG

9 PARCEIROS E FINANCIADORES:
QUEIJO MINAS 3195 KG RAPADURINHA 5215 UNID PARCEIROS E FINANCIADORES: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tombos e Pedra Dourada ARNATEP: Associação Regional dos Terapeutas Populares da Zona da Mata UNIAPAT: Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia solidária de Tombos e Pedra Dourada

10 Secretária Nacional de Economia Solidária
Cáritas Brasileira

11 A AMART é uma associação exclusiva de mulheres Agricultoras Familiares com uma participação de:
98 mulheres no PAA 20 mulheres no Pnae E trabalha também em parceria com a APAT onde outras mulheres ligadas a AMART participam do PAA

12 Principais impactos da experiência no território
Fortalecer e aprimorar as parcerias e a participação das mulheres dentro destas organizações é também uma estratégia. No âmbito regional a AMART participa da Comissão Regional de Mulheres da Zona da Mata, por sua vez integrado nos movimentos afirmativos de participação da mulher agricultora com autonomia e equidade. Acreditamos que a experiência da AMART, ainda que singular, tem relevância na motivação e fortalecimento de outros grupos de mulheres em Minas Gerais e no Brasil.

13 Principais avanços. As mulheres, público deste projeto, contam com uma estratégia própria de comercialização de seus produtos, sejam eles de origem agrícola ou não-agrícola. Desde o ano de 2001, a partir de uma parceria com a APAT, deu-se inicio a comercialização no mercado varejista municipal de Tombos, o que possibilitou um aumento da demanda por produtos diversificados, como: hortaliças, frutas e pequenos animais. Estes produtos, antes associados apenas a segurança alimentar da família, vem gradualmente ganhando importância na geração de renda monetária, proporcionando autonomia e reconhecimento ao trabalho das mulheres.

14 OBRIGADA! AMART Rua Conselheiro Torres nº 598, sala B Centro
Tombos – MG Telefone/fax: (32) yahoo.com.br


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