A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Migração Rural Urbana Causas: A introdução das relações capitalista no campo, com a introdução de máquinas e equipamentos nas relações de produção, provocam.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Migração Rural Urbana Causas: A introdução das relações capitalista no campo, com a introdução de máquinas e equipamentos nas relações de produção, provocam."— Transcrição da apresentação:

1

2 Migração Rural Urbana

3 Causas: A introdução das relações capitalista no campo, com a introdução de máquinas e equipamentos nas relações de produção, provocam um excedente de mão-de-obra. A forte concentração fundiária, a partir da degradação de determinadas estruturas de propriedade dos minifúndios e a consolidação das grandes propriedades, os latifúndios. Os empréstimos de capital pelo governo para as grandes propriedades. Alguns antigos latifúndios foram substituídos pelas grandes empresas capitalistas, através das agroindústrias. A influência direta dos meios de comunicação atuando no campo nos últimos anos. O estatuto do trabalhador rural, expandindo as leis trabalhistas ao homem do campo.

4 Conseqüências  Crescimento desordenado das cidades inchaço populacional;  Pouco desenvolvimento da infra-estrutura de parte da cidade;  Procura de emprego maior que a oferta desemprego  Segregação sócio-espacial submoradias  Criação de um exército industrial de reserva nos centros urbanos, com uma massa de trabalhadores disponíveis no mercado de trabalho pressionando os salários dos que estão empregados;  Crescimento nas cidades dos setores de atividades modernas ou tradicionais, formais e informais marginalização da mão-de-obra menos qualificada e hipertrofia do setor terciário.

5 MOVIMENTO PENDULAR Os movimentos pendulares constituem um movimento de trabalhadores, geralmente diário, de ida e volta de sua residência até o local de trabalho, normalmente localizado longe de sua moradia. Causas:  segregação sócio-espacial periferização da mão- de- obra.  Falta de infra-estrutura urbana sistema de transporte deficitário. ( grandes congestionamentos) Periferia da cidade Centro Econômico da cidade

6

7 TRANSUMÂNCIA É o movimento ou deslocamento de um determinado contingente populacional migrando periodicamente ou sazonalmente, ocorrem nas diversas partes do mundo e no território brasileiro. Exemplos:  Região do Pantanal Mato-grossense, no período das cheias e vazantes dos rios, com o deslocamento do gado, por um determinado contingente populacional.  Do Agreste ou Sertão Nordestino para a Zona da Mata, período de plantio e colheita da produção de cana-de-açúcar.  Trabalhadores que deixam suas cidades periodicamente em busca de empregos, retornando posteriormente.

8 MOVIMENTO DE NOMADISMO Consiste na forma primitiva de deslocamento populacional e de adaptação ao meio de ocupação. Se caracteriza pela migração constante de um determinado contingente populacional, sem uma determinada residência ou local fixo.  Ocorrem com maior intensidade no continente africano.  O deslocamento de alguns ciganos, que se deslocam no território brasileiro sem uma residência fixa.  A população circense, que se apresentam por todo o país, fazendo espetáculos. MOVIMENTO DE TURBULÊNCIA Esse tipo de movimento populacional tem a duração de alguns minutos ou poucas horas, denominado de “Hora do Rush”.  Ocorre principalmente nos centros urbanos, no exato momento onde um determinado contingente populacional estão migrando, dentro do movimento pendular.


Carregar ppt "Migração Rural Urbana Causas: A introdução das relações capitalista no campo, com a introdução de máquinas e equipamentos nas relações de produção, provocam."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google