A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRESSE. Observando a necessidade de mais esclarecimentos sobre o assunto, a GSC/GSAM - Gerência de Saúde e Assistência Médica, disponibiliza esta apresentação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRESSE. Observando a necessidade de mais esclarecimentos sobre o assunto, a GSC/GSAM - Gerência de Saúde e Assistência Médica, disponibiliza esta apresentação."— Transcrição da apresentação:

1 ESTRESSE

2 Observando a necessidade de mais esclarecimentos sobre o assunto, a GSC/GSAM - Gerência de Saúde e Assistência Médica, disponibiliza esta apresentação sobre o Estresse.

3 Estresse "O corpo humano, da mesma forma que necessita de nutrientes, sono e repouso, necessita também de exercícios físicos. O excesso ou a carência destas necessidades faz com que todo o organismo se desequilibre, e onde há falta de equilíbrio há também falta de bem- estar pessoal. Kenneth Cooper

4 Estresse O estresse constante: aumenta o colesterol prejudica o sistema imunológico (de defesa) provoca dor de estômago, insônia, entre outros.

5 Estresse Como podemos evitar tudo isso? A vida moderna está cheia de pressões, medos e frustração. Tudo isso faz seu corpo reagir como se você estivesse enfrentando uma ameaça física. É possível desenvolver habilidades para evitar as situações estressantes e limitar seus efeitos.

6 Estresse Sintomas: Aumento da freqüência cardíaca, respiração rápida, tensão muscular Aumento da pressão arterial, irritabilidade, raiva Falta de concentração Insônia, dor lombar Resfriados freqüentes

7 Estresse Entendendo o mecanismo do Estresse Geralmente conhecido como uma reação de "brigar ou brigar", a resposta do estresse ocorre automaticamente quando você se sente ameaçado. A glândula pituitária, localizada na base do cérebro, responde à ameaça, liberando o hormônio adrenocorticotrópico. Este alarme "fala" às glândulas adrenais, situadas acima dos rins, para liberar os hormônios do estresse na corrente sangüínea.

8 Estresse Como o Estresse afeta o organismo Se as situações estressantes são muito freqüentes, o corpo não se recupera, e essa ativação a longo prazo provoca: aumento do risco de obesidade dores, mal-estar, insônia incômodos digestivos doenças cardíacas depressão maior risco para o câncer de mama e próstata

9 Estresse O estresse crônico Aumenta os níveis de cortisol eleva o apetite e faz ganhar peso. Enfraquece o sistema imunológico organismo mais suscetível a resfriados, doenças e infecções. Os altos níveis de cortisol aumentam a freqüência cardíaca e a pressão sangüínea, assim como os níveis de lipídios no sangue (colesterol e triglicérides). Esses são fatores de risco para ataques cardíacos e derrames.

10 Estresse Reações individuais ao Estresse A reação a um estressor específico é diferente para cada pessoa. Os genes que controlam a resposta ao estresse mantêm a maioria das pessoas em equilíbrio, colocando o corpo para "brigar ou lutar". As experiências de vida também podem aumentar sua sensibilidade ao estresse. Exemplos: Uso abusivo de bebidas alcoólicas. Acender um cigarro, fumar mais. Compulsão alimentar por doces.

11 Estresse O que fazer para evitar? Planejar, saber dinamizar as coisas é o melhor jeito de evitar o estresse. Saber se programar, marcar horários para fazer suas atividades, delegar tarefas para não se sobrecarregar. Reservar um tempo livre para descansar e para o lazer. Ao sair do trabalho, pense em outras coisas, caminhe um pouco para relaxar, olhe vitrines, saia com amigos.

12 Estresse Se teve um dia estressante, tome um banho relaxante ou leia um livro ao chegar em casa. Cada pessoa deve procurar a sua forma de aliviar a rotina.

13 Estresse Dicas de sucesso Reordenar objetivos e tarefas de trabalho Definir tempo para atividades físicas diárias Não pular refeições ou recorrer ao fast food Dividir as atividades domésticas com outros membros da família

14 Estresse Dicas de sucesso Fazer pequenas pausas para praticar exercícios respiratórios e musculares de relaxamento Dar uma guinada positiva nos pensamentos negativos Praticar atividades físicas regularmente Lembre-se: fim de semana é para lazer!

15 Estresse Mexa-se! 30 minutos de atividade física 5x por semana Redução de 50% do risco de doença cardíaca Redução do estresse

16 Estresse Terapias alternativas Yoga Meditação Massagem Acunpuntura Caminhadas diárias Hobbie

17 Estresse Imagine fazer uma massagem após um dia de trabalho! É tudo de bom!

18 Estresse Cuide da sua alimentação! Coma uma fruta ou tome um suco no café da manhã. Faça um lanche com frutas ou barra de cereal nos intervalos. Para o jantar, evite comidas pesadas. As vitaminas C e E são úteis para a prevenção e o tratamento de problemas cardiovasculares. Cereais integrais, trigo, limão, laranja, kiwi e acerola são fontes destas vitaminas.

19 Estresse Evite Café: Não tome mais que 4 xícaras de café por dia. Fumar: Além de trazer malefícios para o seu organismo, o fumo não melhora o estresse.

20 Estresse Trabalho Voluntário ajuda a reduzir seu Estresse e melhora a sua Qualidade de Vida e a do Próximo também! Experimente!

21 Estresse Se você acha a prevenção trabalhosa, saiba que na prática ela é muito mais simples do que aparenta ser. Cuidar da sua saúde é garantir uma vida melhor para você e para sua família. Prevenir o Estresse é garantir mais anos e uma Vida muito melhor!

22 Estresse Não deixe que o estresse interfira na sua Qualidade de Vida! Equilibre trabalho e lazer Durma 8 horas por dia Ria bastante Faça exercícios de relaxamento Converse sobre seus problemas com pessoas confiáveis Não exija mais do que você pode fazer Faça exercícios físicos Mantenha uma dieta balanceada e nutritiva

23


Carregar ppt "ESTRESSE. Observando a necessidade de mais esclarecimentos sobre o assunto, a GSC/GSAM - Gerência de Saúde e Assistência Médica, disponibiliza esta apresentação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google