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PublicouRyan Casal Alterado mais de 10 anos atrás
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ODIKI: Ferramenta de autoria colaborativa de objetos de aprendizagem com SCORM
Antonio Carlos Souza
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Contextualização Existem muitos conteúdos pedagógicos similares que são utilizados em diferentes ambientes de ensino on-line. A dificuldade da reutilização desses recursos pedagógicos deriva dentre outras da: incompatibilidade entre ambientes dificuldade de busca desse conteúdo, questões diretamente relacionadas ao processo pedagógico.
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Objetos Digitais de Aprendizagem
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Conceitos de ODA Existem diferentes conceitos sobre ODA – Objetos digitais de aprendizagem
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Conceitos de ODA O mais referenciado é o de Wiley (2001):
“Qualquer recurso digital que possa ser reutilizado no processo para assistir à aprendizagem”
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Conceitos de ODA Muzio(2001)
“um granular e reutilizável pedaço de informação independente de mídia”. ou “objetos de comunicação utilizados para propósitos instrucionais”.
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Modularidade Shepherd (2000) e Wiley (2000) dizem que:
“os objetos de aprendizagem são aplicações da orientação a objetos no mundo da aprendizagem” “pequenos componentes reusáveis – vídeo, demonstrações, tutoriais, procedimentos, histórias e simulações”
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Características dos objetos digitais aprendizagem
Interoperabilidade Flexibilidade para mudanças Customização Atualização Indexação e procura Aumento do valor do conhecimento Acessibilidade Informações sobre seu uso
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Exemplos de Objetos
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PAPED - MEC Fomenta a produção de objetos de aprendizagem digitais.
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Colaboração Os interatores podem: Enviar objetos para o ROA
Alterar objetos disponibilizados no ROA em tempo-real ou via código fonte Comentar os objetos desde a concepção até a utilização.
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SCORM
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“Padrão” SCORM Sharable Content Object Reference Model – um modelo de referência para objetos compartilháveis. Sistema internacional de padronização digital de conteúdos de aprendizagem
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SCORM Visa facilitar a interatividade, acessibilidade e reutilização entre ambientes de e-learning Desenvolvido pelo Advanced Distributed Learning (ADL, 2004).
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SCORM Baseado no trabalho prévio do
AICC – Aviation Industry CBT (Computer-Based Training) Committee, IMS – Global Learning Consortium e IEEE – Institute of Eletrical and Electronics Engineers
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SCORM Permite a exportação e importação de ODA entre:
LMS (Moodle, WBCT, AulaNet) e LCMS(Rived, Cesta, MERLOT).
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SCORM Cria Metadados em XML que é chamado de IMSManifest e em conjunto com o recurso digital é empacotado num arquivo ZIP.
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Livros do SCORM Fonte: www.adlnet.org
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Livro 1 Overview
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Livro 2 Um conjunto de especificações para a identificação e combinação de recursos em conteúdos de aprendizagem estruturados. Além de preparar para que o ambiente possa importá-lo, especifica como encontrar, combinar e mover esses recursos.
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Livro 3 Já o Ambiente de Execução, define um conjunto de especificações para a execução de conteúdos e para o registro do percurso do aluno. O objetivo geral é garantir a interoperabilidade entre recursos de aprendizagem e os ambientes de ensino on-line. Para tanto, há uma maneira comum de iniciar a execução de recursos de aprendizagem e para comunicação entre esses componentes e o ambiente.
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Livro 4 Somente na versão 2004
O SCORM Seqüência e Navegação define a seqüência de atividades através de eventos de navegação iniciados pelo sistema ou pelo aprendiz. Também define como um Ambiente E-Learning interpreta a seqüência de regras definidas pelo autor de um conteúdo ao longo do conjunto de eventos e seus efeitos sobre o ambiente
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Sistemas Atuais Flash Lectora Director Authoware 6.5 Reload
Manualmente
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Referências Bibliográficas
MUZIO, J.; HEINS, T.; MUNDELL, R. Experiences with Reusable eLearning Objects: From Theory to Practice. Victoria, Canadá SHEPHERD, C. Objects of interest. (2000) Disponível na URL: < Recuperado em: 01/08/2004. TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; et alii. Projeto CESTA – Coletânea de Entidades de Suporte ao uso de Tecnologia na Aprendizagem. Disponível na URL: < THE MASIE CENTER. Learning and Technology e-lab & thin-Tank. Making Sense of Learning Specification & Standards: a Decision Maker´s Guide to their Adoption. 2ª edição Documento em PDF. Disponível na URL: WILEY, D. A. Conecting learning objects to instructional theory: A definition, a methaphor anda a taxonomy. The Instructional Use of Learning Objets. Wiley, D. (Ed.) Disponível na URL: < FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 10ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
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Contato Antonio Carlos Souza acsouza@fapex.org.br
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