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FÓRUM NACIONAL DOS PROCONS COMISSÃO PERMANENTE DOS CONSUMIDORES CPCON 2006.

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Apresentação em tema: "FÓRUM NACIONAL DOS PROCONS COMISSÃO PERMANENTE DOS CONSUMIDORES CPCON 2006."— Transcrição da apresentação:

1 FÓRUM NACIONAL DOS PROCONS COMISSÃO PERMANENTE DOS CONSUMIDORES CPCON 2006

2 CPCon NORMAS E REGULAMENTOS 1. ELABORAÇÃO; 2. REVISÃO; 3. REVOGAÇÃO; GARANTIR: Saúde e Segurança e Meio Ambiente

3 CONTEMPLAR OS INTERESSES DE TODA A SOCIEDADE Importância de promover a difusão entre as entidades representativas dos consumidores da cultura da normalização e regulamentação técnica

4 Procons X obstáculos de transposição Falta de recursos humanos, financeiros e estruturais Autonomia política em sua gestão Procons X obstáculos de transposição Falta de recursos humanos, financeiros e estruturais Autonomia política em sua gestão

5 Procons x valorosa disposição Equilibrar e harmonizar as relações de consumo; Equilibrar e harmonizar as relações de consumo; Executar ações de caráter educativo, preventivo conscientizando a população; Executar ações de caráter educativo, preventivo conscientizando a população; Garantir a prevenção e a reparação de danos; Garantir a prevenção e a reparação de danos;

6 Constatações - PROCONS Qualidade e segurança de alimentos: Qualidade e segurança de alimentos: Falta de informação – Ingredientes Ex:Gorduras “trans”,... Falta de informação – Ingredientes Ex:Gorduras “trans”,... Produtos com prazo de validade vencido; Produtos com prazo de validade vencido; Desligamento de geladeiras/freezer; Desligamento de geladeiras/freezer; Fatiamento de frios vencidos; Fatiamento de frios vencidos; Venda de carnes pré-moidas; Venda de carnes pré-moidas; - Desafio: Melhor controle envolvendo os consumidores! - Campanhas permanentes de orientação!

7 Constatações - PROCONS Segurança de produtos infantis: Segurança de produtos infantis: Informação – Faixa etária, composição, riscos (inexistentes, confusas); Informação – Faixa etária, composição, riscos (inexistentes, confusas); Produtos importados – não informação em língua portuguesa; Produtos importados – não informação em língua portuguesa; Brinquedos sem o selo do INMETRO, sem identificação do fabricante ou importador; Brinquedos sem o selo do INMETRO, sem identificação do fabricante ou importador; Brinquedos com a determinação de faixa etária conflitante com a finalidade (Ex: com tintas ou peças pequenas); Brinquedos com a determinação de faixa etária conflitante com a finalidade (Ex: com tintas ou peças pequenas); Desafios: - Melhorar o controle envolvendo os consumidores! - Campanhas permanentes de orientação, e especialmente nas épocas de maior venda!

8 Constatações - PROCONS Segurança de produtos infantis: Segurança de produtos infantis: Trabalhos realizados em conjunto: PROCON, INMETRO, IPEM Em cadeiras de retenção – problemas no fecho, problemas nos ensaios feitos com carga e sem carga, problemas de rotulagem, marcações, instruções de instalação e utilização; Em cadeiras de retenção – problemas no fecho, problemas nos ensaios feitos com carga e sem carga, problemas de rotulagem, marcações, instruções de instalação e utilização; Em cadeiras para refeição – problemas na construção, estabilidade, rotulagem, instruções de uso e embalagem; Em cadeiras para refeição – problemas na construção, estabilidade, rotulagem, instruções de uso e embalagem; Em grades de portas –problemas nas laterais e cabeceira, na peseira,marcação, rotulagem e embalagem; Em grades de portas –problemas nas laterais e cabeceira, na peseira,marcação, rotulagem e embalagem; Em carros de bebê – problemas na construção, dimensão, desempenho, estabilidade, mecanismos de segurança, pontas agudas; Em carros de bebê – problemas na construção, dimensão, desempenho, estabilidade, mecanismos de segurança, pontas agudas; *Falta de informações - identificação do fabricante,importador, cuidados, perigos, manual de instruções, etc.

9 Reflexões Medição em Serviços Públicos: Medição em Serviços Públicos: Instalação de medidor de pulso pelas empresas de telefonia (semelhante ao de luz e água) para facilitar o controle das ligações; Instalação de medidor de pulso pelas empresas de telefonia (semelhante ao de luz e água) para facilitar o controle das ligações; Fabricação de aparelhos telefônicos contendo função de monitoramento e identificação das ligações telefônicas; Fabricação de aparelhos telefônicos contendo função de monitoramento e identificação das ligações telefônicas; Desafios: Clareza, ostensividade e precisão das informações; *Treinamento específico das áreas de atendimento;

10 Consumo Sustentável Educação para uso racional de energia e água; Educação para uso racional de energia e água; Reciclagem de produtos; Reciclagem de produtos; Cursos específicos para a população com foco no orçamento doméstico e redução de desperdício; Cursos específicos para a população com foco no orçamento doméstico e redução de desperdício; Experiência Procon-SP – Observatório Social das Relações de Consumo Experiência Procon-SP – Observatório Social das Relações de Consumo

11 Fórum Nacional dos Procons


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