A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques
ISO 14000 Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques

2 ISO 14000 É uma série de normas desenvolvidas pela internacional Organization for Standardization (ISO) e que estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas.

3 Histórico ISSO Os Impactos ambientais gerados pelo desenvolvimento industrial e econômico do mundo atual constituem um grande problema para autoridades e organizações ambientais. No início da década de 1990, a ISO viu a necessidade de se desenvolverem normas sobre a questão ambiental e que tivessem como intuito a padronização dos processos de empresas que utilizassem recursos tirados da natureza e/ou causassem algum dano ambiental decorrente de suas atividades.

4 Comitê de criação Em 1993, a ISO reuniu diversos profissionais e criou um comitê, intitulado Comitê Técnico TC 207 que teria como objetivo desenvolver normas (série 14000) nas seguintes áreas envolvidas com o meio ambiente. O comitê foi dividido em vários subcomitês: Subcomitê 1: norma relativa aos sistemas de gestão ambiental. Subcomitê 2: normas relativas às auditorias na área de meio ambiente. Subcomitê 3: normas relativas à rotulagem ambiental. Subcomitê 4: normas relativas a avaliação do desempenho (performance) ambiental. Subcomitê 5: normas relativas à análise durante a existência (análise de ciclo de vida). Subcomitê 6: normas relativas a definições e conceitos. Subcomitê 7: normas relativas à integração de aspectos ambientais no projeto e desenvolvimento de produtos. Subcomitê 8: normas relativas à comunicação ambiental. Subcomitê 9: normas relativas às mudanças climáticas.

5 Legislação ambiental A implementação ISO pode ser trabalhosa para ser obtida por conta das dificuldades que envolvem a adequação da empresa à legislação ambiental, bastante complexa e sujeita a mudanças freqüentes, é a principal responsável pelo tempo despendido. A ISO realiza todo o levantamento de leis pertinentes a cada empresa e monitora mudanças na legislação. Os impactos das atividades da empresa sobre o meio ambiente dependem do local onde ela está instalada, das atividades desenvolvidas e das matérias-primas utilizadas.

6 Pré requisitos da ISO 14001 A Norma tem como objetivo prevenir  a poluição do meio ambiente, desta forma tem como pré-requisitos: 1 - A empresa deve estar formalizada, possuir um CNPJ; 2 - A empresa deve atender a toda legislação ambiental aplicável; 3 - Identificar os aspectos e impactos ambientes pertinentes às atividades, produtos e serviços prestados; 4 - Implementar a Política Ambiental, Objetivos e Metas; 5 - Estabelecer procedimentos documentados para os casos onde a ausência destes possa causar um impacto/ dano ambiental.

7 Por que obter a certificação ISO 14001
Governo brasileiro está cada dia mais preocupado com o meio ambiente, portanto, desenvolver um Sistema de Gestão Ambiental resulta em escapar de multas impostas por órgãos voltados à proteção da natureza, como o Ibama, a empresas que violam o Direito Ambiental. Além disso, a sociedade civil tem priorizado empresas preocupadas com a questão ambiental. Empresas que incorrem em violações sistemáticas ao meio ambiente têm a imagem prejudicada junto ao público e conseqüente diminuição de vendas.

8 Financiamentos obtidos pelo selo ISO 14001
Caso a empresa tenha um bom histórico de respeito ao meio ambiente, as chances de conseguir empréstimos a custos mais baixos aumentam significativamente (considerando-se bancos públicos). Em termos práticos, isso significa que o certificado ISO é exigido por diversos países para que bens possam ser importados. Não ter o certificado pode diminuir as chances de exportação de uma empresa brasileira.

9 Benefícios ISO 14001 para as empresas
Redução de riscos de acidentes, de sanções legais etc; Aumento da qualidade dos produtos, serviços e processos; Economia ou redução do consumo de matérias-primas, água e energia; Captação de novos clientes; Melhora da imagem; Melhora dos processos; Aumento das possibilidades de permanência da empresa no mercado; Aumento das possibilidade de financiamentos, devido ao bom histórico ambiental. Adoção de um Sistema de Gestão Ambiental deve ser feita de modo estratégico por cada organização. O desenvolvimento do sistema é específico para cada tipo de empresa. Como no caso da ISO 9001, não é objetivo da ISO impor uniformidade na estrutura do sistema desenvolvido ou uniformidade na documentação.

10 Para que tipo de empresa serve a certificação ISO 14001
Na sua implantação a preocupação com a ISO era apenas de multinacionais e grandes corporações. Hoje, são as micro, pequenas e médias empresas que buscam obter a certificação. A implementação da ISO no país contribuiu para fortalecer o conceito de sustentabilidade. As empresas passaram a realizar iniciativas que contemplam tanto a qualidade ambiental quanto a responsabilidade social corporativa, além da segurança e da saúde ocupacional. Práticas socioambientais corretas foram assim disseminadas no setor corporativo.

11 Processo de responsabilidade social


Carregar ppt "Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google