A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reflexões sobre educação online. Cenário Curso de Formação de Tutores em EAD UFBA/ISP (2004 – 2008) Intercâmbio e trocas nos fóruns de um grupo de professores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reflexões sobre educação online. Cenário Curso de Formação de Tutores em EAD UFBA/ISP (2004 – 2008) Intercâmbio e trocas nos fóruns de um grupo de professores."— Transcrição da apresentação:

1 Reflexões sobre educação online

2 Cenário Curso de Formação de Tutores em EAD UFBA/ISP (2004 – 2008) Intercâmbio e trocas nos fóruns de um grupo de professores também pesquisadores

3 Definição dos temas Os dilemas docentes no contexto do Curso de Formação de Tutores em EAD – Socorro Cabral A crise de leitura e implicações para educação online – Patrícia Rosa e Bruno Fontes Ambiente virtual e desenho didático: a autonomia como possibilidade – Nicia Riccio e Gilson Lima Avaliação da aprendizagem em educação online: experiências compartilhadas – Edméa Santos e Gilson Lima Criação de vínculos afetivos na interação online – Elmara Souza

4 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA X EDUCAÇÃO ONLINE

5 Cibercultura Conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores, que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço, trata-se de um novo ambiente de comunicação que surge com a interconexão mundial de computadores (LÉVY, 1999, p.32).

6 O ciberespaço é um enorme hipertexto planetário. Um hipertexto é um texto aberto a múltiplas conexões a outros hipertextos. Com os hipertextos, é a figura do leitor que se vê substituída pela do "netsurfista". Esse não é mais um simples leitor, mas um agente de interação com as interfaces do ciberespaço. O ciberespaço é assim um conjunto de hipertextos interligados entre si onde podemos adicionar, retirar e modificar partes desse texto vivo (LEMOS, 1996).

7 Quais as implicações da chamada crise de leitura para educação online?

8 Algumas singularidades A escrita como principal instrumento de interação A interação preservada no escrito A escrita como marca identitária individual – hierarquia X pluralidade A visão do outro – relação indivíduo/indivíduo, indivíduo/grupo

9 Fóruns (recurso assíncrono)

10 Dinâmica de interação nos fóruns leitura dos conteúdos dispostos nos materiais didáticos para fundamentação do texto leitura dos textos do grupo elaboração de um texto próprio que deve articular essas leituras, ressignificá-las, dialogar com os seus conhecimentos prévios e comunicar ao outro.

11 Alguns tipos de textos encontrados nos fóruns TEXTOS FLUTUANTES TEXTOS EGOCENTRADOS TEXTOS NÃO COMUNICANTES TEXTOS SATÉLITES

12 CONTATOS: PATRICIA ROSA TEL: /


Carregar ppt "Reflexões sobre educação online. Cenário Curso de Formação de Tutores em EAD UFBA/ISP (2004 – 2008) Intercâmbio e trocas nos fóruns de um grupo de professores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google